Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR (CAPÍTULO 1: PSICOLOGIAS – UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA)
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO? DÊ UM EXEMPLO DE USO COTIDIANO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO (EM QUALQUER ÁREA).
A Relação entre o cotidiano e o conhecimento científico parte do princípio ambos lidam com a realidade. A ciência precisa da prática comum para se aproximar da exatidão, essa prática como é encontrada no cotidiano. Um cientista, por exemplo, inicia seus estudos a partir da observação.
EXPLIQUE O QUE É SENSO COMUM. DÊ UM XEMPLO DESSE TIPO DE CONHECIMENTO.
Senso comum é a produção de um conhecimento que vai passando por gerações por meio da tradição. Busca facilitar o cotidiano, pois é livre e espontâneo. Um exemplo de senso comum são os ditos populares: “cortar o cabelo na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU POR VISÃO-DE-MUNDO.
É o conhecimento que adquirimos devido aos conhecimentos cotidianos que nos foram repassados. É o saber individual de acordo com as experiências vividas por cada um de nós.
CITE ALGUNS EXEMPLOS DE CONHECIMENTOS DA PSICOLOGIA APROPRIADOS PELO SENSO COMUM.
Os termos aplicados no cotidiano como “mulher complexada”, “menina histérica”, “ficar neurótico” são alguns exemplos de conhecimentos da psicologia apreendidos pelo senso comum.
QUAIS OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO HUMANO? O QUE CADA UM DELES ABRANGE?
Os domínios do conhecimento humano são: Filosofia com a preocupação com a origem e o significado da existência humana, a religião com interesse pela origem homem de acordo com doutrinas e princípios morais, a arte com expressão da emoção e sensibilidade, o senso comum tratando de conhecimento cotidianos e ciência sendo um conjunto de fatos da realidade.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ATRIBUIDAS AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
O conhecimento científico necessita de uma ciência em si. Pois é necessário um objeto de estudo, métodos de estudo investigação, técnicas e as pesquisas precisam ser cumulativas. É um conjunto de conhecimentos sobre fatos os aspectos da realidade que usa uma linguagem precisa e rigorosa. Isso tudo é programado, sistemático e controlados, podendo ser assim verificados posteriormente. 
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
O senso comum é a realidade cotidiana, é o conhecimento adquirido pela cultura, tradição. Enquanto que o conhecimento científico é investigativo de forma aprofundada e metodológica.
QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS OBEJETOS DE ESTUDO DA PSICOLOGIA?
Os possíveis objetos de estudo da psicologia são o homem, o comportamento humano, a consciência humana e a personalidade.
QUAIS OS MOTIVOS RESPONSÁVEIS PELA DIVERSIDADE DE OBJETOS PARA A PSICOLOGIA?
A psicologia tem diversos objetos de estudo por se tratar ainda de uma ciência muito recente. Além do mais, os vários possíveis objetos não podem ser sujeitos os mesmos padrões de interpretação e descrição.
QUAL A MATÉRIA-PRIMA DA PSICOLOGIA?
O homem em todas as suas particularidades, as expressões visíveis, invisíveis, singulares e genéricas.
O QUE É SUBJETIVIDADE?
A subjetividade é a síntese da singularidade individual do homem conforme seu desenvolvimento social.
POR QUE A SUBJETIVIDADE BÃO É INATA?
A subjetividade é inata por se tratar de uma construção contínua no convívio social e cultural do homem, atuando na constituição do mundo e se transformando em seu interior.
POR QUE AS PRÁTICAS MISTICAS NÃO COMPÕEM O CAMPO DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA?
As práticas místicas não podem integrarem a psicologia por não serem práticas que estejam vinculadas aos princípios, métodos e técnicas científicas. O misticismo não pode ser constituído em uma ciência.

Outros materiais