Buscar

apol 1 Finanças para Administradores e Contabilidade Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Analise as proposições abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta. Sobre o Balanço Patrimonial é correto afirmar que:  
(  )  é uma demonstração financeira  estática e sintética;
(  )  é uma demonstração financeira dinâmica e analítica;
(  ) deve ser realizado anualmente, cujo encerramento obrigatoriamente é dia 31 de dezembro de cada ano;
(  ) é uma demonstração financeira que apresenta os bens, os direitos, as obrigações e o capital pertencente aos proprietários da empresa.
	
	A
	V – F – V – F 
	
	B
	F – V – F – V 
	
	C
	V – F – F – V 
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 62), o Balanço Patrimonial é uma é uma demonstração financeira estática e sintética, que apresenta os bens, os direitos, as obrigações e o capital pertencente aos proprietários da empresa e deve ser realizado anualmente, sendo que a maioria das empresas o encerra dia 31 de dezembro, o que não caracteriza uma obrigatoriedade.
	
	D
	F – V – V – F 
Questão 2/5 - Finanças para Administradores
O fluxo de Caixa registra todas as entradas e saídas de recursos da empresa.   Sobre essa questão, analise as opções a seguir e marque (E) para as entradas de caixa e (S) para as saídas de caixa. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (  ) Patrocínio. (  ) Impostos pagos. (  ) Resultado de aplicação financeiras. (  ) Venda de imobilizados. (  ) Salários.
	
	A
	S, S, S, S, E. 
	
	B
	E, E, E, E, S. 
	
	C
	E, S, E, E, S. 
Você acertou!
De acordo com Seleme (2012, p. 36): • Entradas de caixa consistem no valor financeiro que entra no caixa em cada mês, proveniente de investimentos (venda de ativos fixos, retorno de uma aplicação financeira), financiamento (patrocínio) e operações (como venda de produtos e serviços à vista ou a prazo). • Saídas de caixa consistem no valor financeiro que sai do caixa em cada mês devido a investimentos (aquisição de máquinas, de imóveis), financiamento (pagamento de empréstimos, financiamentos e encargos financeiros) e operações (pagamentos de impostos, mão de obra, luz, fornecedores). 
	
	D
	S, S, E, E, S. 
Questão 3/5 - Contabilidade Gerencial
Algumas das competências requeridas podem ser apreendidam no dia a dia da organização. No entanto, muitas outras são constantemente aprimoradas, principalmente porque existem escalas diferentes de importância dos gestores no processo decisório. Referentes a estas competências, enumere a coluna A de acordo com a coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   Coluna A 1.    Flexibilidade.
2.    Empregabilidade.
3.    Orientado a resultados.
4.    Planejamento.
5.    Relacionamento interpessoal.  
Coluna B
(   ) Busca constante de atualização, criando oportunidades de crescimento.
(   ) Estabelecer contatos assertivos, evidenciando tato e polidez na forma de dirigir-se ao outro. Primar pela habilidade ao trabalhar em equipe.
(   ) Predeterminar o curso de uma ação, definindo objetivos, estabelecendo prioridades, revendo e atualizando linhas básicas de atuação, com vistas à consecução dos resultados esperados.
(   ) “Jogo de cintura” para ajustar-se às circunstancias do momento e aproveitar as oportunidades.
(   ) Visualizar tendências; incorporar novos conceitos e experiência aos resultados; cumprir metas e objetivos.
	
	A
	2 – 4 – 5 – 1 – 3
	
	B
	4 – 5 – 1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 5 – 4 – 1 – 3
Você acertou!
• Flexibilidade: “jogo de cintura” para ajustar-se às circunstancias do momento e aproveitar as oportunidades. • Empregabilidade: estabelecer contatos assertivos, evidenciando tato e polidez na forma de dirigir-se ao outro. Primar pela habilidade ao trabalhar em equipe. • Orientado a resultados: predeterminar o curso de uma ação, definindo objetivos, estabelecendo prioridades, revendo e atualizando linhas básicas de atuação, com vistas à consecução dos resultados esperados. • Planejamento: busca constante de atualização, criando oportunidades de crescimento. • Relacionamento interpessoal: visualizar tendências; incorporar novos conceitos e experiência aos resultados; cumprir metas e objetivos. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 01 - P. 16).
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
Questão 4/5 - Contabilidade Gerencial
As terminologias mais usuais estudadas pela grande maioria dos teóricos que tratam deste assunto, como Eliseu Martins, Hansen & Mowen, entre outros, são as seguintes: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda. Referente ao custo, analise as opções a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Entende-se como o consumo de um ativo por parte da organização, com o objetivo de obtenção de um bem ou serviço. O consumo do ativo entende-se como o consumo de bem numerário.
	
	B
	Pode ser compreendido como o desencaixe de recursos na aquisição de um bem, serviços ou direito; pode ocorrer concomitantemente com o gasto.
	
	C
	É a aquisição de um bem ou serviços, que será contabilizado no ativo. É registrado em função da sua vida útil ou capacidade de fluxo de caixa ou benefícios futuros.
	
	D
	Está relacionado com recursos ou insumos consumidos durante o período de produção, para a geração ou elaboração de outros bens e serviços.
Você acertou!
Custo: está relacionado com recursos ou insumos consumidos durante o período de produção, para a geração ou elaboração de outros bens e serviços. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 02 - P. 07).
Questão 5/5 - Contabilidade Gerencial
Conforme Anthony e Govindarajan (2002, p. 28), qualquer sistema de controle apresenta quatro componentes básicos. Analise as opções a seguir e assinale a alternativa que apresenta esses quatro componentes.
	
	A
	Detector/sensor, avaliador, executante e circuito de comunicação.
Você acertou!
Conforme Anthony e Govindarajan (2002, p. 28), qualquer sistema de controle apresenta quatro componentes básicos: detector/sensor; avaliador; executante; circuito de comunicação. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 02 - P. 02).
	
	B
	Detector/sensor, eliminador, executante e circuito de planejamento.
	
	C
	Detector/sensor, avaliador, eliminador e circuito de comunicação.
	
	D
	Detector/eliminador, avaliador, executante e circuito de eliminação.

Outros materiais