Buscar

obj.historia da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PAP Uninter
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 Voltar
 
 
 JOSEFA SANTOS
 
 
 9
Avisos
Contatos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 	Curso: Pedagogia
 
 
 
 
 História da Educação 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Roteiro de Estudo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avaliações
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Tutoria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fórum
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Trabalhos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Chat
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Rádio Web
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avisos
 
 
 
 
 
 
 
 
	
				
						
				Created with Raphaël 2.1.0
			
				Avaliação
	novo
 
 
 
 
 
 
		
		
		
		
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 versão para impressão
 
 
 
 
 
 
 JOSEFA LOIOLA DOS SANTOS - RU: 1404949
 
 
 Nota:
 20
 
 
 PROTOCOLO: 201610281404949CF2082
 
 
 
 
 Disciplina(s): 
 
 História da Educação
 
 
 	Data de início: 	
 28/10/2016
 09:15
 
	Prazo máximo entrega:	
 28/10/2016
 10:30
 
	Data de entrega:	
 28/10/2016
 10:15
 
 
 
 
 
 
 
 
 Questão 1/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009, p. 45.
O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
		A	um dos fatos importantes do campo educacional na Primeira República foi a desestruturação dos grupos escolares, principalmente de São Paulo, e a extinção do ensino simultâneo.
		B	o governo republicano despreocupou-se da construção de edifícios e instalações para o ambiente escolar, pois já havia excedente dos mesmos desde o período imperial.
		C	As instituições escolares na Primeira República desvencilharam-se das noções eugenistas e racialistas oriundas dos períodos colonial e imperial e encerraram os preconceitos raciais existentes.
		D	No início do século XX houve uma homogeneidade no campo das ideias educacionais com o domínio da orientação jesuítica para a organização do sistema de ensino nacional.
		E	A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
“De forma breve, podemos afirmar que princípios positivistas influenciaram muitos participantes do movimento pela proclamação da República no brasil em especial os militares: ideias como construir um progresso para a história e as instituições do país, de aproximá-lo de um ideal de civilização e de modernidade, nesse momento fortemente relacionado aos modelos europeu e norte-americano, permearam o debate em torno da Constituição e também das diretrizes políticas. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso. Além disso, compreendemos o lema da bandeira brasileira como bastante ilustrativo desses princípios e da influência de ideais positivistas na construção da República: Ordem e Progresso” (livro-base, p. 113).
Questão 2/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História. Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, jan/jun. 2007, p. 120.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, a origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
		A	Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as
disputas entre a realeza e o papado.
“Os estudiosos são unânimes em afirmar que diversos acontecimentos interferiram e estimularam o nascimento dessas instituições, como o renascimento das cidades, o desenvolvimento das corporações de ofícios, o florescimento do comércio, o aparecimento do mercador. Contudo, a disputa pelo poder entre a realeza e o papado, que reivindicavam o governo da sociedade, influenciou sobremaneira o surgimento das universidades. No início do século XIII o papa e os príncipes encaravam essas instituições como importantes pontos de apoio político e cultural [...]”. (livroi-base, p. 55-56).
		B	O surgimento das universidades está relacionado ao fortalecimento da vida agrária e à manutenção exclusiva de sua organização pelos monastérios.
		C	Os prédios e instalações das universidades foram construídos no período medieval, mas só foram utilizados enquanto ambiente educacional após o Renascimento.
		D	O papado tinha pleno controle sobre as instituições universitárias, pois era a maior força política e a realeza estava focada no controle da terra.
		E	O poder laico, materializado na realeza e nos nobres, controlava as universidades, pois no medievo a educação estava ligada ao ateísmo.
Questão 3/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em: 12 de jul. 2016.
De acordo com o conteúdo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a educação na Idade Média, leia as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:Nota: 0.0
		A	I, III e IV apenas.A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica (Livro-base, p. 52-58).
		B	I, II e IV apenas.
		C	II, III e IV apenas.
		D	I e IV apenas.
		E	I e II apenas.
Questão 4/10 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“A educação foi tratada no discurso inaugural do Imperador, na abertura da Assembleia Constituinte [1823], ocasião em que afirmou ser necessária uma legislação especial que disciplinasse a matéria”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Maria Cristina. O direito à educação nas Constituições Brasileiras. Revista da Faculdade de Direito. São Paulo, v. 5, n. 5, p. 146-168, 2008, p. 148.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a educação nos primeiros anos do Império brasileiro, retratada no discurso acima, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
		A	a fala de D. Pedro I corroborou o que foi elaborado durante a Constituinte de 1823, pois a partir dessa legislação a educação se tornou responsabilidade da União, excluindo a iniciativa privada.
		B	a Constituição de 1824 afastou a instrução primária do Estado, relegando-a aos jesuítas nos mesmos moldes da educação colonial.
		C	graças ao grande contingente de professores nesse período, D. Pedro conseguiu colocar em prática o que prometeu em seu discurso, fortalecendo e expandindo a educação básica.
		D	apesar da fala do imperador sobre a necessidade de legislar sobre a Educação, no contexto da Constituinte de 1823, o Estado Imperial não se envolveu de forma concreta na educação básica.  
“Segundo Chizzotti [...], o ‘problema da instrução pública foi introduzido pelo discurso inaugural da Constituinte, feito por D. Pedro I, que afirmava: ‘Tenho promovido os estudos públicos, quanto é possível, porém, necessita-se de uma legislação especial’. Essa promoção pode ser questionada, uma vez que após a Independência a educação ficou praticamente abandonada. Essa Constituinte ficou mais caracterizada por ‘discursos veementes e oradores esfuziantes sobre a instrução, que por diretrizes fundamentais para a Educação nacional. A educação básica ficou absolutamente relegada à iniciativa privada até o Ato Adicional de 1834” (livro-base, p. 97-98).
		E	a educação proposta pela Constituição de 1824 visava atender apenas às classes dominantes, que colocavam seus filhos nas escolas públicas, enquanto as classes populares pagavam pelo ensino.
Questão 5/10 - História da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O regime implantado pelo golpe civil-militar de1964 produziu uma democratização do acesso à educação no Brasil, mas dentro de uma lógica de vinculação da educação pública aos interesses do mercado e de estímulo e favorecimento à privatização do ensino. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Reforma educacional da ditadura eliminou a exigência de gasto mínimo com educação. Jornal da Unicamp, Campinas, 31 mar. 2004. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/entrevistas/reforma-educacional-da-ditadura-eliminou-exigencia-de-gasto-minimo-com-educacao. Acesso em 03 ago. 2016.
A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
		A	Os governos militares se afastaram do campo educacional, pois tinham outros interesses e deixaram as propostas e reformas nas mãos dos intelectuais escolanovistas.
		B	As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas, porém sem um acompanhamento de recursos orçamentários abrindo espaço para a iniciativa privada no setor.: “Dessa forma, apesar de todos os questionamentos feitos às duas grandes reformas educacionais desse período, notamos que quantitativamente houve conquistas, mas não foram acompanhadas de recursos orçamentários, humanos, materiais e pedagógicos necessários para a solução de problemas, derivados da própria expansão e do novo público ao qual foi permitido o acesso à escolarização em todos os níveis” (livro-base, p. 148).
		C	O regime militar encerrou o modelo educacional pautado pelo tecnicismo, retirando investimentos do ensino profissionalizante.
		D	Durante a ditadura houve um esforço massivo do governo para inibir a iniciativa privada no âmbito educacional, promovendo um crescimento quantitativo e qualitativo da educação pública.
		E	As disciplinas das áreas de ciências humanas, tais como História e Geografia, encontraram mais espaço na grade curricular do ensino público, entrando no lugar de disciplinas tais como Educação Moral e Cívica.
Questão 6/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 41.
Segundo o livro-base Constituição histórica
da educação brasileira sobre a escolarização no Brasil no período imperial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I - (  ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo
II - (  ) As universidades brasileiras ofereciam vários e diferentes cursos nesse período.
III - (  ) D. Pedro afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública.
Agora, marque a sequência correta:Nota: 10.0
		A	V – F – F.
		B	F – V – V.
		C	V – F – V.Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras porque o consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo; e porque D Pedro defendia a ideia de que havia a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública. A II é falsa porque as universidades não ofereciam vários e diferentes cursos nesse período. (Livro-base, p. 92-95).
		D	F – V – F.
		E	V – V – F.
Questão 7/10 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo e, quando resiste, massacrá-lo”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 23.
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre as ações e práticas educativas dos jesuítas, leia as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nos centros comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-á-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
Estão corretas as:Nota: 0.0
		A	Afirmativas II, III e IV apenas.
		B	Afirmativas I, II e IV apenas.
		C	Afirmativas I, III e IV apenas.As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-á-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas (livro-base, p. 64-68).
		D	Afirmativas I, II e III apenas.
		E	Afirmativas I e II apenas.
Questão 8/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação, e, portanto uma nova LDB. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da Educação Brasileira. São Paulo: Salta, 2015, p. 204.
No período da redemocratização brasileira em diante tivemos significativas mudanças na legislação no campo educacional. Sobre esses elementos, considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
		A	as discussões sobre a Educação durante a Constituinte (1988) abordavam vários temas, porém havia um consenso sobre a necessidade da extinção do ensino público.
		B	a Constituição de 1988 considerou a Educação como direito de todos, mas eximiu o Estado do dever de ofertá-la e promovê-la, deixando a cargo das famílias.
		C	Em 1996 é aprovada a Lei nº 9394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior.
Também em dezembro de 1996 ocorreu a aprovação da Lei nº 9394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), após oito anos de tramitação. As principais mudanças quanto ao ensino fundamental foram: [...] organização do sistema de ensino em educação básica – composta pela educação infantil, ensino fundamental (8 anos) e ensino médio (3 anos) – e em ensino superior (Livro-base, p. 154).
		D	Com a aprovação da Lei nº 9394/1996, a LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram extintos e se passou a enfatizar uma maior centralização e cerceamento da autonomia pedagógica. 
		E	A Assembleia Constituinte (1988) contou com pouca participação da sociedade civil, acadêmicos e técnicos, pois a temática da Educação foi pouco discutida nesse âmbito.
Questão 9/10 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Sônia Maria. A Hegemonia Jesuítica. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
		A	A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
		B	Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
Você acertou!
“Mais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. (...) Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica [...]. Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a ‘glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. [...] Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas. (Livro-base, p. 67-68).
		C	O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
		D	Os jesuítas ao propor e utilizar o Ratio Studiorium defendiam uma educação laica e baseada na ausência de hierarquia, a educação era tida como horizontal.
		E	As práticas educativas oriundas do Ratio Studiorium enfatizavam uma educação difusa, oriunda das comunidades tribais, e se distanciavam de obrigações religiosas.
Questão 10/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete S. B.; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
A reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
		A	O marquês de Pombal se inspirou
no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
		B	A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliou o Estado à Companhia de Jesus.
		C	A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, comprovada pelo grande número de professores.
		D	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
As reformas pombalinas no âmbito educacional foram grandemente orientadas pelo pensamento iluminista e por proposições correntes na Europa, que entendiam como função da educação ‘preparar súditos capazes de identificar e reconhecer como legítimos as leis e os costumes do Estado’ (Boto, 2005, p. 162) [...] Muitas foram as dificuldades enfrentadas para essa modernização, em especial a falta de recursos humanos e materiais. [...]. Podemos destacar nessas orientações o estabelecimento do sistema de aulas régias, ofertadas pelo Estado e que correspondiam a estudos avulsos ou disciplinas isoladas, ministradas pelo professor nomeado pelo rei”. (livro-base, p. 75-76).
		E	A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
 
 
 Orientações para realização da avaliação.
 
 A avaliação terá o tempo limite de 0 minutos por tentativa. Ao final desse tempo a avaliação será salva automaticamente e as questões não respondidas serão consideradas como erradas durante a correção. 
 Antes de iniciar a prova, verifique o horário de funcionamento de seu polo!
 Você está na tentativa 0. Essa avaliação permite no máximo 0 tentativa(s) e será considerada para fins de lançamento a maior nota alcançada dentre as tentativas realizadas.
 
 
 
 Aceito iniciar a avaliaçãoCancelar
 
 
 
 
 
 
 Para realizar essa avaliação é necessário estar no polo e o tutor deve autorizar o início.
 Caso você esteja no polo, chame o tutor para autorizar o início da avaliação.
 
 RU
 
 
 
 
 
 Senha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	
 
 
 
 
 	Conheça o novo AVA 
	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ×

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais