Buscar

REVISÃO DA AV1 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS:
Competências Organizacionais: conjunto de recursos coordenados que geram valor para a organização e causam impactos no desempenho organizacional.
Competências Individuais: Saber agir responsável e reconhecido. Mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
2. LEITURA SISTÊMICA E MULTIDISCIPLINAR:
Multidisciplinaridade: requer conhecimentos de diversas áreas, por entender a influência de todas no bom funcionamento da organização.
3. TEORIAS PRESCRITIVAS E NORMATIVAS: Receituário antecipado para todas as situações e definem como a organização deveria funcionar.
4. TEORIAS DESCRITIVAS E EXPLICATIVAS: Buscavam explicar o funcionamento das empresas, para que o administrador escolha a maneira mais adequada de lidar com cada situação.
5. A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO MUNDO:
INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA: final do século XIX e vai até 1950. Ênfase nas tarefas, não no homem. Adequar o homem à maquina. Preocupação em reduzir a fadiga. A
“GESTÃO DE PESSOAS” restringia-se a serviços burocráticos e de controle. Homo-economicus. Ambiente estável e transformações lentas e graduais no mundo. Hierarquia pouco flexível.
INDUSTRIALIZAÇÃO NEOCLÁSSICA: início em 1950 e termina em 1990. Ênfase em processos mais humanísticos, e flexibilização das estruturas. Enfatiza-se a adaptação ao ambiente externo. Organização matriarcal. Passou a existir o DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS. Recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho. Teorias motivacionais e de liderança ganham espaço.
ERA DA INFORMAÇÃO: início em 1990 e segue nos dias atuais. Ênfase nas tecnologias de informação e comunicação. Inovação e conhecimento. Empresas resiliram entes. Hierarquia horizontalizada e mais autonomia às equipes. Passou a existir GESTÃO DE PESSOAS. Papel consultivo, isto é, dando suporte aos gestores de diversas áreas.
6. A EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL:
FASE CONTÁBIL: anterior a 1930. Preocupação resumia-se ao pagamento dos trabalhadores.
FASE LEGAL: de 1930 até 1950. Criação da CLT. DEPARTAMENTO PESSOAL. Preocupação era garantir o cumprimento das leis trabalhistas.
FASE TECNICISTA: de 1950 a 1965. Influência do modelo de RH dos EUA. Recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, cargos e salários, higiene e segurança do trabalho.
FASE ADMINISTRATIVA: de 1965 até 1985. Novo sindicalismo. Surgiu o DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS. Preocupação em tornar a relação com os empregados mais humanista, e também com a sociedade e sindicatos.
FASE ESTRATÉGICA: início em 1985 até os dias atuais. RH passa a participar do planejamento estratégico. Formação de políticas de RH. RH na diretoria das organizações.
7. ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL:
	
	ESTRATÉGICO
	TÁTICO
	OPERACIONAL
	PRAZO
	Longo
	Médio
	curto
	AMPLITUDE
	Toda a organização
	Determinado setor
	Determinada atividade
	NÍVEL HIERARQUICO
	Alta cúpula
	Gerências setoriais
	Operacional
	RISCOS
	Maiores
	Intermediários
	Menores
7. ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: Uma estratégia é um curso de ação que parte de uma determinada visão sobre os cenários futuros do ambiente a curto, médio e longos prazos.
MISSÃO: explica a razão pela qual a organização existe. Responde a três perguntas: Quem somos nós? O que fazemos? Por que fazemos o que fazemos?
VISÃO: explica qual caminho pretende seguir. È o que a organização pensa de si e de seu futuro. Norteador estratégico. Instrumento motivacional.
VALORES: representam crenças básicas da organização e constituem parte da cultura organizacional.
OBJETIVOS: é o que se pretende alcançar dentro de um determinado período.
8. CULTURA ORGANIZACIONAL E CLIMA:
CULTURA: conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Expressa a maneira que a organização conduz seus negócios.
9. MACROFUNÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS:
AGREGAR PESSOAS: incluir pessoas na organização (seleção e recrutamento).
APLICAR PESSOAS: definir atividades, orientar, acompanhar as pessoas. Desenho organizacional, de cargos, avaliação de desempenho.
RECOMPENSAR PESSOAS: incentivar. Por meio de recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.
DESENVOLVER PESSOAS: capacitar, incrementar, desenvolver, treinar.
MANTER PESSOAS: criar ambiente agradável para que os colaboradores desempenhem suas funções. Disciplina, higiene, segurança e etc.
MONITORAR PESSOAS: acompanhar e controlar as atividades das pessoas. Monitorar resultados.
10. CLIMA ORGANIZACIONAL:
Reflete o grau de satisfação dos colaboradores para com a empresa. Pode influenciar a estratégia da empresa. Pois um clima ruim tende a diminuir a produtividade, e consequentemente os objetivos estratégicos da organização são depreciados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes