Buscar

pergunta história uniube

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Na história da África jamais se sucederam tantas e tão rápidas mudanças como durante o período entre 1880 e 1935, período marcado pela conquista e ocupação de quase todo o continente africano pelas potências imperialista.
Entre as teorias explicativas para a conquista da África, analise as afirmações:
I) a teoria econômica procura demonstrar que o imperialismo era uma válvula de escape para as tendências de superprodução e subconsumo presentes nas sociedades industriais da Europa.
II) As teorias de vertente mais psicológica eram aquelas que procuravam defender a ideia de que existia uma superioridade intelectual e cultural da “raça branca”.
III) a teoria da dimensão africana sustentava que a conquista da África só foi possível devido a ausência da resistência dos povos africanos, o que se explica pelo tamanho do continente.
Estão corretas as alternativas contidas em:v
	
	II e III apenas
	
	I, II e III apenas
	
	II apenas
	
	I e III apenas
	
	I e II apenas
A segunda metade do século XIX, corresponde ao período em que os Estados Unidos se tornaram efetivamente um país industrializado. Vários fatores conjugados contribuíram para a o desenvolvimento dos EUA, dentre os quais destacam-se:
 
I - A ampliação do trabalho escravo para as áreas do Oeste que foram posteriormente incorporadas à União com o fim da guerra civil.
II - As condições excepcionais do território em recursos naturais e fertilidade do solo, contando ainda com uma extensa rede ferroviária e fluvial para os transportes.
III - O estímulo do governo com o Homestead Act de 1862 (Ato da Propriedade Rural), doando 160 acres de terras a quem se dispusesse cultivá-las, no mínimo, durante 5 anos.
IV - O desenvolvimento do mercado interno e da urbanização crescente, além da adoção de medidas de protecionismo e estímulo aos empresários.
 
É correto apenas o que se afirma em:
	
	II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e III
Leia atentamente o trecho abaixo:
(...) Deve ficar evidente que, apesar de banir a velha história política, os historiadores provindos do paradigma dos Annales, bem como historiadores que fazem parte de outros campos historiográficos, enveredaram-se pelas fronteiras desta renovação da História Política (...). AFONSO, 2011, p. 96
O trecho em negrito faz referência à seguinte corrente historiográfica:
	
	Positivismo.
	
	Romantismo.
	
	Marxismo.
	
	Nova História.
	
	Racionalismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes