Buscar

Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCE0212 - GEST.PROJ.TEC. 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Você é gerente de projetos da BR Ensino, que produz softwares de educação que ensinam leitura básica e exercícios de matemática, e está executando o processo de planejamento de Qualidade. Você está identificando tarefas não produtivas e parte dessa atividade envolve a coleta de informações como fronteiras, configurações e métricas dos processos. Com base nesta situação pode-se afirmar que: Este procedimento descreve o plano de melhoria nos processos. Porque O plano de melhorias no processo detalha as etapas de análise dos processos que facilitarão a identificação de desperdícios e de atividades sem nenhum valor agregado ¿ aumentando assim o valor para o cliente.
	
	
	
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Ambas as asserções são proposições falsas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Você foi designado para um projeto que permitirá que os candidatos a empregos preencham seus formulários e os enviem pelo website da empresa. Além de estar subordinado ao vice presidente de Recursos Humanos, você é o responsável pela seleção dos candidatos para a divisão de tecnologia da informação e pela marcação de entrevistas. O coordenador do projeto solicitou a versão mais recente das modificações efetuadas na página do formulário on line para ele avaliar. Com base na situação exposta pode-ser afirmar que: I. Você trabalha numa estrutura Matricial Fraca; II. Você trabalha numa estrutura organizacional Funcional; III. Você trabalha numa estrutura organizacional por Projetos. Está (ão) corretas as afirmativa (s)
	
	
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	 
	II, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	
		3.
		Você revisou o cronograma e descobriu que o projeto estará mais atrasado do que o que foi originalmente comunicado. Seu chefe pediu que você não diga isso para o cliente mesmo que ele concorde que não há forma de encurtar o cronograma. Você tem uma reunião de andamento do projeto com o cliente no mesmo dia, na parte da tarde. O que você deve fazer? I. Pedir para o seu chefe enviar sua solicitação por escrito. II. Convocar o cliente e explicar o dilema para eles de forma confidencial. III. Esclarecer ao seu chefe que não é ético reportar uma situação incorreta para alguém do projeto. IV. Explicar que deve ser apresentado o atraso juntamente com o plano de ações para recuperar o atraso.
	
	
	
	
	
	II e IV, apenas.
	
	 
	III e IV, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	
		4.
		Você trabalha em uma grande fábrica. Está participando de um novo projeto para o lançamento internacional de um produto. Essa é a primeira investida da empresa no mercado internacional e pretende provocar um grande impacto com o lançamento desse produto. O projeto incluía a fabricação do produto em uma fórmula concentrada e embalado em recipientes menores do que os utilizados dentro dos Estados Unidos. É necessária uma nova máquina para misturar o primeiro grupo de ingredientes contidos na fórmula concentrada. A partir do problema acima, julgue as seguintes asserções referente ao próximo melhor passo para o gerente de projeto seguir. Deve ser feito um estudo de viabilidade para decidir se o projeto é viável, eficaz em termos de custos e se tem probabilidade de sucesso. Porque Como o projeto está levando a empresa para um mercado novo e desconhecido, existe grande probabilidade de ocorrências de erros e falhas.
	
	
	
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Você atua como gerente de projetos em uma grande rede de supermercados. Como patrocinadora do Congresso da Associação Nacional de Supermercados, sua empresa vai fazer uma apresentação. Seu chefe lhe solicita que prepare a apresentação baseada nos resultados de seu projeto, conforme o relatório que você apresentou à diretoria no mês anterior. Seu chefe diz que quem fará a palestra será ele mesmo e que seu nome será omitido dos documentos, uma vez que como você atua em um departamento gerenciado por ele, todos os resultados foram feitos em nome dele, que se apresentará como autor. Entre as afirmativas abaixo quais são ações válidas sobre a ótica de Ética e Responsabidade Profissional. I. Obedecer a seu chefe. II. Solicitar que seu nome seja citado como autor ou co-autor do trabalho, dado que você detém a propriedade intelectual. III. Apresentar o trabalho em nome da organização, sem citar os nomes dos autores. IV. Não se empenhar na tarefa e produzir uma apresentação com qualidade inferior. Assinale as assertivas verdadeiras.
	
	
	
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	 
	II e III, apenas.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Tom Peters (1999) afirma que você é igual aos seus projetos (você = seus projetos). E que tal equação vale ouro para sua carreira. Peters afirma ainda que hoje é fundamental que você crie, defenda e implante projetos que sejam capazes de transformá-lo numa estrela. Conforme XAVIER, a integridade é um componente essencial para o sucesso de plano de carreira. Na conformidade com o texto assinale a única alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Os objetivos pessoais devem ser ambíguos: isto é, devem permitir dupla interpretação;
	
	
	Competência não tem ligação com conhecimento;
	
	
	Os objetivos pessoais não devem ser mensuráveis: isto é, não há necessidade de conter em si indicações que permitam saber quando serão alcançados pois tudo depende de sorte;
	
	
	Equilíbrio emocional é possuir saúde mental somente.
	
	 
	A integridade inclui o Caráter, Honestidade, Credibilidade e o Comportamento Ético.
	
	
	
		7.
		Os membros de uma equipe de projetos reclamam entre si que o gerente de projetos está solicitando uma série de tarefas que eles não têm tempo de fazer devido às suas funções técnicas na empresa. Um consultor, que naquele local chegava, foi questionado por essas pessoas sobre o que ele achava desta situação. Ele achou estranho porque uma das funções do gerente de projetos é repassar as atividades de maneira tal que todos possam realizá-las no prazo determinado. Então, ele perguntou: Quem tem o poder nesta empresa para dar direções a vocês sobre o que fazer ?, e um deles respondeu: O nosso gerente que está ali. Com esta breve situação, qual deve ser a estrutura organização da empresa e quais as suas desvantagens: I. Matricial. Conflitos por motivoque os resultados são avaliados pelos gerentes dos projetos que geralmente não são especialistas em suas áreas, o que ocasionam conflitos entre gerentes dos projetos e funcionais. II. Funcional. Os membros da equipe dão maior ênfase ao trabalho técnico do que ao próprio projeto. Além disso, o gerente de projetos não possui autoridade. III. Matricial. Gera confusão devido sua tendência de fomentar lutas pelo poder e na tensão que estabelece sobre os indivíduos. Quando se abre mão do conceito da unidade de comando, aumenta consideravelmente a ambiguidade e geralmente conduz a conflitos. IV. Funcional. O modelo é muito rígido e muito fragmentado, ou seja, cada departamento é quase uma empresa independente dentro de uma empresa maior. Há pouca comunicação interdepartamental: esta tende a ser burocratizada e difícil.
	
	
	
	
	
	III, apenas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	 
	II e IV, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Durante uma reunião de revisão de status de um projeto sobre um sistema de informações, a equipe do projeto observou que poderia ser facilmente construído um gráfico, o qual permitiria ao cliente a identificação mais rápida de informações importantes. Essas informações estavam previstas para ser exibidas em planilhas, cujo formato não proporcionava uma boa interpretação das mesmas. Analise as asserções seguintes para identificar qual decisão o gerente do projeto poderia tomar. Deveria analisar o impacto da modificação e submeter a mesma à aprovação do cliente Porque O gerente do projeto deve analisar o impacto de qualquer mudança e, somente depois de ter a aprovação formal do cliente, poderá implementá-la. Uma vez que a modificação foi devidamente analisada, oficialmente aceita pelo cliente e inserida no Plano de gerenciamento do projeto, ela deixa de ser considerada um ¿extra¿ e passa a fazer parte das requisições do cliente. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Ambas as asserções são proposições falsas.
	
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Outros materiais