Buscar

DIREITO DO TRABALHO I CASO VI

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO 1 - 2016
 FRANCKLIN CASOS CONCRETOS 1 –16 RESOLVIDOS RA: 20150218285-8 
DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024
Título
SEMANA 6
Descrição
CASO CONCRETO
1: Antonio foi contratado por experiência pela prazo de 30(trinta) dias. Findo o prazo o empregador resolveu extinguir o contrato de trabalho, mas Sr. Arthur colega de Antonio pediu mais uma chance para que ele pudesse mostrar seu trabalho. O empregador então prorrogou por mais 30(trinta) dias o contrato de trabalho. Extinta a primeira prorrogação, Antonio foi comunicado que seu contrato estava extinto e ele não continuaria na empresa. Desesperado, pediu ao empregador uma nova oportunidade e informou que estava com
sua mãe muito doente e o dinheiro do salário seria utilizado para custear os
medicamentos. Ponderou que o prazo máximo de experiência é de 90 (noventa) dias e com isso conseguiu uma nova prorrogação pelo prazo de 30 (trinta) dias. Após 90 (noventa) dias de prestação de serviços, o empregador extinguiu o contrato de trabalho e efetuou o pagamento das verbas trabalhistas considerando que a extinção contratual a termo. 
Pergunta-se: Agiu corretamente o empregador? Fundamente.
Não, embora o prazo de experiência Maximo de experiência seja de 90 dias ele só pode ser prorrogado uma única vez. 
Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. 
O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. 
MÚLTIPLA ESCOLHA:
1- No contrato de trabalho temporário, o contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, NÃO
a)possui prazo mínimo, mas não poderá exceder seis meses, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado.
b) possui prazo mínimo e nem máximo para ser celebrado devendo observar a demanda que gerou a contratação extraordinária.
c) poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social. (Lei nº 6.019, de 1974 e Decreto nº 73.841, de 1974) 
d)poderá exceder de sessenta dias, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
e)possui prazo mínimo, mas não poderá exceder trinta dias, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado.
	
Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG)  DIREITO DO TRABALHO
Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377. 2016
Jardim TV Morena. CEP: 79050-700

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes