A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
EXERCICIOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR

Pré-visualização | Página 1 de 5

EXERCICIOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
		Observando as especificidade e abrangência da ação Coordenadora, podemos destacar algumas que consideramos desencadeadoras de mudanças, são elas:
I - Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar;
 II - Realizar trabalho coletivo, integrado com os atores da escola;
III - Mediar a competência docente;
 IV - Investir na formação continuada dos professores na própria escola
 Estão corretas:
		
	
	
	
	 
	I, II, III e IV;
	
	
		2.
		A ação supervisora tem recebido diversas denominações, dentre elas podemos citar:
		
	
	
	
	 
	Orientação pedagógica, coordenação pedagógica e supervisão escolar.
	
	
	
		3.
		O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
	
	
	
		4.
		Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
		
	
	
	
	 
	Visão tecnoburocrática do ensino
	
	
	
		5.
		O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
		
	
	
	
	 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
6 - Na prática, podemos observar a ação da Supervisão Pedagógica se configurando como uma prática social através da (o):
	
	
	
	 
	Mediação técnico-pedagógica, com o compromisso de observação da historicidade dos envolvidos e também do diálogo com e entre os diferentes atores na escola.
	
	
	
		2.
		Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora na escola é:
		Quest.: 2
	
	
	
	 
	Estabelecer parceria com a equipe docente para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
	
	
	
		3.
		Através da pesquisa o Supervisor pedagógico pode motivar, mobilizar e aproximar os professores, assim como, outros setores da escola, no sentido de buscar análise conjunta, crítica e sistemática dos casos e experiências do cotidiano. Nesse caso sua ação tem o caráter de estabelecer a relação:
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	Prática - teoria - prática.
	
	
		4.
		O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
	
	
	
	
	
		5.
		O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo olhar sobre o pedagógico oferecendo condições de coordenação e orientação no processo. Então, esse olhar sobre se refere:
		
	
	
	
	 
	Acompanhar as ações docentes sem deixar de perceber o entorno que envolve a prática docente.
	
	
	
		6.
		Sabemos que o supervisor na escola tem recebido inúmeras denominações, nós elegemos a expressão Supervisão Pedagógica para tratar desses profissionais por considerar a abrangência e especificidade da ação do Supervisor pedagógico, pois entendemos que assim fica melhor contemplado. Observando a epistemologia do termo, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, então essa escolha se justifica por ser o supervisor:
	
	
	
	
	 
	O elemento que faz a supervisão dos processos pedagógicos na escola, tendo que ter um olhar macro para as questões que envolvem o processo ensino e aprendizagem.
		Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política:
		
	
	
	
	 
	O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
	
	
	
		2.
		Segundo Saviani (2008), são dois os requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão. De acordo com a realidade enfrentada pela Supervisão pedagógica um dos requisitos já foi alcançado, sendo a necessidade social. Dessa forma, temos que ainda cumprir:
		
	
	
	
	 
	A construção da identidade da Supervisão pedagógica.
	
	
		3.
		O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) formulou um plano conjunto para reconstrução educacional no país; nesse contexto de maior valorização dos meios na organização dos serviços educacionais,  ganham relevância os técnicos, também chamados de especialistas em educação.
Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	
	
	 
	Dentre os especialistas estava a Supervisão pedagógica.
	
	
		4.
		Com as reformas que acontecem nos Estados, na década de 1920, também ocorre uma mudança que altera a função da supervisão. Essa mudança pode ser observada na afirmativa:
		
	
	
	
	 
	O surgimento da figura do supervisor distinta do diretor e também do inspetor.
	
	
		5.
		Para Saviani (1999, p. 106) ¿(...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica.¿ O que significa dizer que
		
	
	
	
	 
	A função supervisora apresenta um caráter técnico quando atua na mediação do processo ensino aprendizagem, mas também pode ser eficaz na defesa dos interesses socialmente dominantes.
	
	
		6.
		Saviani (2008) estabelece uma perspectiva histórica para a Supervisão Pedagógica, baseados em suas observações podemos dizer que no período antigo e medieval a escola se constituía por uma estrutura simples e a ação supervisora:
		
	
	
	
	 
	Acontecia claramente na ação do mestre, através do controle, conformação, fiscalização e, até mesmo de coerção, expressa nas punições e castigos físicos.
		Na sua origem a Supervisão nasceu ligada à administração e quando passou à educação ocupou a função, marque a resposta certa:
		
	
	
	
	 
	Controle.
	
	
	
		2.
		Com o acirramento do modelo capitalista a educação se reduziu ao aspecto exclusivamente técnico, desvirtuando-se da verdadeira ação educativa. Nesse momento a Supervisão também acompanhou a educação que visava, marque a resposta certa:
		
	
	
	
	 
	Formar "mão-de-obra" especializada.
	
	
	
		3.
		Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica pode desenvolver seu trabalho estabelecendo relações com o contexto social, político, econômico e educacional é que isso que vai lhe conferir sentido, estamos abordando a ação política da função supervisora. Desta forma, podemos entender o significado de político como:
		
	
	
	
	 
	Voltado para a construção da cidadania, desenvolvendo a consciência dos direitos e