Buscar

DIREITOS AUTORAIS ATIVIDADE PRATICA - ARY JUNIOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PARANAENSE – CAMPUS TOLEDO
DIREITOS AUTORAIS
ATIVIDADE PRÁTICA
ARY CECILIO GONSALVES JUNIOR
TOLEDO - 2013
QUESTÃO 1 –“...O QUE É CONSIDERADO PROGRAMA DE COMPUTADOR?”
► Lei nº 9.609, de 19.02.98 - Lei do Software - dispõe sobre a proteção de Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização;
Definição de Software(Programa de Computador):
 Art. 1º Programa de computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.
Proteção da Propriedade Intelectual:
Art. 2º O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador é o conferido às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País, observado o disposto nesta Lei.
► Lei nº 9.610, de 19.02.98 - Lei dos Direitos Autorais - dispõe sobre a matéria não disciplinada na Lei 9.609/98;
Definição genérica da proteção aos direitos autorais:
Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: 
XII - os programas de computador;
QUESTÃO 2 – EM SE TRATANDO DE SOFTWARE, O QUE É QUE SERÁ ESPECIFICAMENTE OBJETO DE REGISTRO?
O objeto de registro é a forma como a ideia se expressa e não a ideia em si, ou seja, “se uma pessoa cria um tipo de software inexistente até o momento ele não tem direito autoral sobre ele em si, mas sim na forma e/ou recursos singulares(código fonte, interface gráfica etc.) que ela utilizou para criá-lo”.
QUESTÃO 3 – ONDE DEVERÁ SER EFETUADO O REGISTRO DE UM SOFTWARE?
No INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com prazo de cinquenta anos a partir de 1 de janeiro do ano seguinte ao que foi feito o pedido de registro.
QUESTÃO 4 – QUAL A ABRANGÊNCIA TERRITORIAL DO REGISTRO DE UM SOFTWARE?
Quanto à sua abrangência, o Registro do Programa de Computador possui reconhecimento Internacional pelos países signatários do Acordo TRIPS (desde que cumprida a legislação nacional). 
QUESTÃO 5 – QUE DIREITOS VANTAGENS E BENEFÍCIOS O REGISTRO DE UM SOFTWARE REPRESENTA PARA O SEU TITULAR?
► Reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
► Ter seu nome, como sendo o autor, na utilização de sua obra;
► Conservar sua obra inédita;
► Defender integridade da obra e opor-se a modificações que denigram sua honra;
► Modificar a obra, antes ou depois de utilizada;
► Retirar de circulação ou suspender a obra já utilizada, em caso de afronta à sua reputação ou imagem;
► Ter acesso a exemplar único de obra rara que se encontre com outrem para procedimento de cópia (art. 24 da Lei nº 9.610/98).
QUESTÃO 6 – COMO É TRATADA A QUESTÃO DOS DIREITOS SOBRE UM SOFTWARE CRIADO EM DECORRÊNCIA DE UMA RELAÇÃO DE EMPREGO?
LEI FEDERAL n.9609/98
Art. 4º Salvo estipulação em contrário, pertencerão exclusivamente ao empregador, contratante de serviços ou órgão público, os direitos relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante a vigência de contrato ou de vínculo estatutário, expressamente destinado à pesquisa e desenvolvimento, ou em que a atividade do empregado, contratado de serviço ou servidor seja prevista, ou ainda, que decorra da própria natureza dos encargos concernentes a esses vínculos.
§ 2º Pertencerão, com exclusividade, ao empregado, contratado de serviço ou servidor os direitos concernentes a programa de computador gerado sem relação com o contrato de trabalho, prestação de serviços ou vínculo estatutário, e sem a utilização de recursos, informações tecnológicas, segredos industriais e de negócios, materiais, instalações ou equipamentos do empregador, da empresa ou entidade com a qual o empregador mantenha contrato de prestação de serviços ou assemelhados, do contratante de serviços ou órgão público.
QUESTÃO 7 – CITE E EXPLIQUE ALGUMAS CONDUTAS QUE VIOLAM DIREITOS AUTORAIS SOBRE UM SOFTWARE
Reprodução, por qualquer meio, de programa de computador, no todo ou em parte, para fins de comércio, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, quem vende, expõe à venda, introduz no País, adquire, oculta ou tem em depósito, para fins de comércio, original ou cópia de programa de computador, produzido com violação de direito autoral. – pirataria;
prejuízo de entidade de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou fundação instituída pelo poder público;
em decorrência de ato delituoso, resultar sonegação fiscal, perda de arrecadação tributária ou prática de quaisquer dos crimes contra a ordem tributária ou contra as relações de consumo;
QUESTÃO 8 – ESPECIFIQUE ALGUMAS CONDUTAS QUE NÃO CARACTERIZAM OFENSA AOS DIREITOS DO TITULAR DO SOFTWARE REGISTRADO.
Art. 6º Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:
I - a reprodução, em um só exemplar, de cópia legitimamente adquirida, desde que se destine à cópia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servirá de salvaguarda;
II - a citação parcial do programa, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;
III - a ocorrência de semelhança de programa a outro, preexistente, quando se der por força das características funcionais de sua aplicação, da observância de preceitos normativos e técnicos, ou de limitação de forma alternativa para a sua expressão;
IV - a integração de um programa, mantendo-se suas características essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensável às necessidades do usuário, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.
QUESTÃO 9 – A QUE SANÇÕES PODE ESTAR SUJEITO QUEM VIOLA DIREITOS AUTORAIS SOBRE UM SOFTWARE?
Detenção de seis meses a dois anos ou multa, ou;
Reclusão de um a quatro anos ou multa.
QUESTÃO 10 – PESQUISE E ESCREVA SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA O REGISTRO DE UM SOFTWARE, COMPREEDENDO: A LEGITIMIDADE(INICIATIVA), DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, INFORMAÇÕES, TRÂMITES E DEMAIS ATOS PARA A SUA FORMALIZAÇÃO.
O pedido de registro de programa de computador é constituído por:
Documentação formal: relativa à autoria e à titularidade do programa
Documentação técnica: a documentação do programa em si, isto é, listagem integral ou parcial do código fonte ou objeto, além de outros dados que se considerar suficientes para identificá-lo e caracterizar sua originalidade).
A documentação formal é constituída por:
Formulário “Pedido de Registro de Programa de Computador” preenchido
Guia de Recolhimento da União (GRU) paga
Procuração (caso não seja você a fazer o depósito)
Documento de cessão de direitos ou contrato de trabalho, de prestação de serviços, estatutário, bolsista ou estagiário(somente no caso de criador diferente de titular)
Documento de autorização do titular do programa (somente no caso de derivações)
Autorização para a cópia do programa, no caso de documentação técnica apresentada em mídia eletrônica.
Caso os criadores não sejam os titulares, deverá ser apresentado um documento que comprove o direito deste titular, que pode ser um documento de cessão de direitos ou contrato de trabalho, de prestação de serviços, estatutário, bolsista ou estagiário. Se o programa for uma modificação de um outro programa já existente, deverá ser apresentado, também, um documento de autorização do titular do programa. Caso a documentação técnica, ou seja, o código fonte ou objeto, seja apresentado em mídia eletrônica (em CD ou DVD), também deverá ser apresentada uma autorização para a cópia do programa.
Preparar a documentação técnica do pedido
A documentação técnica consiste na apresentação, em duas vias, da listagem integral ou parcial do código
fonte ou objeto, além das especificações e fluxogramas do programa de computador. 
Apresentar o pedido ao INPI
Após o depósito do pedido, para acompanhar seu andamento, é fundamental acompanhar a Revista Eletrônica da Propriedade Industrial – RPI, disponível no portal do INPI na Internet.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais