Buscar

Seminários integrados av parcial 3

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Avaiação Parcial: GST0837_SM_ V.3 
	 
	
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 16/10/2016 18:39:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201508898611)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas, entre outros objetivos, para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Assinale a alternativa cuja sigla caracteriza o sistema descrito no texto.
		
	
	INEP.
	
	Prouni.
	
	Enade.
	
	SARESP.
	 
	SINAES.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508888831)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A operacionalização dos processos de avaliação do SINAES é de responsabilidade do:
		
	 
	Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
	
	FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Sisu - Sistema de Seleção Unificada.
	
	Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
	
	ProUni - Programa Universidade para Todos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508889142)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Leia o texto de Platão a seguir: Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as impressões que atingem a alma por intermédio do corpo. Porém relacioná-las com a essência e considerar a sua utilidade, é o que só com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem é dada semelhante faculdade. Naquelas impressões, por conseguinte, não é que reside o conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito; é o único caminho, ao que parece, para atingir a essência e a verdade; de outra forma é impossível. (PLATÃO. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: UFP(1973.p.80.) Com base no texto considere as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.: I. Homens e animais podem confiar nas impressões que recebem do mundo sensível, e assim atingem a verdade. II. As impressões são comuns a homens e animais, mas apenas os homens têm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento. III. As impressões não constituem o conhecimento sensível, mas são consideradas como núcleo do conhecimento inteligível. IV. O raciocínio a respeito das impressões constitui a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
		
	 
	Somente as afirmativas II e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
	 
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508902805)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fruto de uma longa história, que em muito antecede a colonização européia, o Brasil é um país culturalmente rico e diversificado, que acolhe povos e outras culturas. De um amplo conjunto de elementos e influências, a nação constrói sua identidade. No que concerne às manifestações culturais brasileiras, assinale a opção incorreta.
		
	
	A arquitetura moderna mundial tem no Brasil uma de suas maiores referências, haja vista a projeção alcançada por profissionais como Oscar Niemeyer.
	
	Independentemente do juízo que se faça de sua programação, a televisão desempenha importante papel como veículo de entretenimento e de informação.
	 
	O Nobel de Literatura conferido ao poeta Carlos Drummond de Andrade é o reconhecimento mais evidente da pujança literária brasileira.
	
	O samba é o ritmo característico do Brasil. A bossa nova, sobretudo, tornou mais conhecida internacionalmente a música popular brasileira.
	
	As manifestações culturais brasileiras expressam características herdadas, principalmente, dos indígenas nativos, dos colonizadores europeus e dos negros africanos trazidos como escravos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508799264)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Globalização marque a opção correta.
		
	 
	A globalização é o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista, marcado pelos avanços da ciência e das técnicas, caracterizado, entre outras coisas, pela emergência de um mercado dito global.
	
	Os progressos alcançados no período da globalização estão distribuídos de modo equitativo pelo mundo, tendo havido profundas reduções nas desigualdades sociais existentes no interior de todas as nações do planeta.
	
	As A Globalização permitiu técnicas de produção de alimentos e as possibilidades de transporte, cada vez mais velozes, além de possibilitar técnicas e caminhos para o fim do problema da fome no mundo.
	
	A globalização pode ser entendida como o período da história marcado pelo fim das fronteiras entre os Estados nacionais e o comando político do capital financeiro.
	
	A Globalização corresponde ao avanço das técnicas, difundidas desde a esfera da produção ( técnicas e tecnologias associadas à produção industrial, agropecuária etc.) até a esfera do consumo ( com grande número de inovações tecnológicas postas como mercadorias, desde telefones celulares, computadores, tablets, etc.) acessíveis a todas as pessoas, tornando o mundo uma verdadeira aldeia global.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508889315)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Originalmente, a Floresta Atlântica brasileira se estendia quase continuamente do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo uma área correspondente a 12% do país. Atualmente, restam apenas entre 5% e 10% dessa floresta, com situação especialmente crítica no nordeste brasileiro, onde restam apenas 2% da vegetação original, submetidos à severa pressão antrópica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
		
	 
	Originalmente, a Floresta Atlântica brasileira se estendia quase continuamente do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo uma área correspondente a 12% do país. Atualmente, restam apenas entre 5% e 10% dessa floresta, com situação especialmente crítica no nordeste brasileiro, onde restam apenas 2% da vegetação original, submetidos à severa pressão antrópica. De acordo com essas informações, assinale a opção correta.
	
	A pemanência da maioria dos remanescentes de florestas em pequenas propriedades privadas, isolados e altamente impactados, tem resultado em mudanças previsíveis na estrutura e composição da comunidade vegetal e animal da Floresta Atlântica.
	
	Sabe-se que a extinção em fragmentos pequenos de floresta é um evento raro para espécies de pequenos mamíferos, sendo a sobrevivência da população de uma espécie independente de eventos de recolonização por serem capazes de cruzar a matriz entre os fragmentos ainda existentes.
	
	O fato de não ser possível encontrar onças pintadas nos ecossistemas de floresta atlântica brasileira indica que a espécie entrou em processo de extinção, desaparecendo até mesmo de fragmentos isolados que oferecem condições de sobrevivência.
	
	Essa significativa redução de área combinada com o isolamento de uma matriz não florestal, tem causado alterações na dinâmica das populações, como a interrupção de processos ecológicos como polinização e dispersão de sementes em processos de sucessões ecológicas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508381710)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre os benefícios reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Licença Maternidade existe desde 1921, mas o período de afastamento varia de país para país. E a discrepância é grande. Por exemplo, enquanto no Bahrein, a mulher tem direito a ficar 45 dias em casa, na Dinamarca, o período pode chegar a até 52 semanas (um ano e um mês) sem trabalhar. Emborapossa ser estendido por mais 60 dias, dependendo do empregador, a lei brasileira garante que toda mulher tem direito a:
		
	
	80
	
	100
	
	60
	
	40
	 
	120
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508889830)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As políticas de ação afirmativa no Brasil, servem como uma forma de engajamento político do Estado, com o objetivo de serem eliminados ou reduzidos os elevados índices de discriminações de raça, cor, etnia ou gênero. Essas desigualdades se inscrevem na lógica das....
		
	
	políticas.
	 
	relações.
	
	ações.
	
	diferenças.
	
	pessoas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508381777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado). Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:
		
	
	apresenta estoques elevados de alimentos.
	
	introduz tecnologias à produção agrícola.
	
	diversifica a matriz de geração de energia.
	
	possui um sistema de transportes articulado.
	 
	concentra suas atividades no setor primário.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508903119)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	À relação entre os cidadãos e seus representantes (governantes, administradores públicos, magistrados etc), na defesa do bem comum almejado pela sociedade, dá-se o nome de:
		
	
	gestão pública.
	
	administração gerencial.
	
	administração pública.
	
	direito constitucional.
	 
	interesse público.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes