Buscar

MARC METODOS ALTERN RESOL CONFLITOS - Prova questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Letra E, ... Atividade jurisdicional...
2 
Os métodos alternativos de resolução de conflitos representam inovação no âmbito dos sistemas jurídicos contemporâneos, sendo que no Brasil eles aparecem primeiramente na Constituição Federal de 1988, no artigo 114, §1o, que trata sobre os Tribunais e Juízes do Trabalho, e estabelece que “frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros. 
O enunciado é FALSO, porque a primeira constituição brasileira, da época imperial (1824), nos artigos 160 e 161, determinava a obrigatoriedade do processo de conciliação (arbitragem) antes da instauração do processo judicial. 
3 - são partes do texto, todas corretas, mas a pergunta é sobre cada alternativa.
V - O processo judicial é público e informações potencialmente danosas às imagens e credibilidades das partes, muitas vezes descontextualizadas, podem receber divulgação indesejada.
V - Juízes não são especialistas em todas as áreas de disputas e dependem, muitas vezes, de peritos, e podem, de modo não intencional, ser induzidos ao erro pela falta de experiência no assunto.
V - O processo judicial é impositivo, com a impessoalidade na figura do Juiz e as regras de condução do processo estabelecidas por um código abrangente e genérico, que é o Código de Processo Civil
V - No processo judicial a sentença apresenta soma zero, em que a parte vencedora ganha na mesma proporção em que a parte derrotada perde.
4 Os seguintes métodos alternativos de resolução de conflitos estão normatizados por leis específicas no Brasil:. Arbitragem
5 (partes do texto PDF 1) tudo correto
V A adesão aos métodos alternativos de resolução de conflitos assume feições contratuais
derivadas do direito privado e limita-se ao âmbito dos direitos disponíveis. 
V O respeito aos contratos simboliza a responsabilidade pelo cumprimento das condições livremente acordadas, que determinam os limites e alcances das ações individuais.
V Tais feições se materializam na autonomia da vontade, na boa-fé e no respeito aos contratos.
6 - Assinalar a FALSA
- A barganha em função de interesses estranhos à solução do conflito, mas que possibilitem a sua solução é estratégia usual na negociação
7 - Está no PDF 2
Dever de respeitar os diferentes pontos de vista dos envolvidos, assegurando-lhes que cheguem a uma decisão voluntária e não coercitiva, com liberdade para tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo, podendo inclusive interrompê-lo a qualquer momento.
8 - PDF 2
Dever de esclarecer os envolvidos sobre o método de trabalho a ser empregado, apresentando-o de forma completa, clara e precisa, informando sobre os princípios
deontológicos referidos no capítulo I, as regras de conduta e as etapas do processo.
9 - ??
10 - neutro, da outra parte
Uma solução eficaz está no exercício de reenquadrar a(s) questão(ões) abrangendo as
percepções de ambos os lados da forma mais neutra possível. 
Essa atividade nem sempre é fácil de ser realizada devido à resistência das partes em se colocar no lugar uma da outra e observar a questão da perspectiva contrária. 
A perspectiva privilegiada de observação do negociador sobre o que ocorre permite a ele reenquadrar as questões de forma produtiva, oferecendo significativo marco referencial a ser seguido durante todo o percurso da negociação.”

Outros materiais