Buscar

EXERCICÍO 2 AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO CIVIL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602024601)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção CORRETA no que se refere a disposições gerais do Código Civil:
		
	
	d) O domicílio civil do indivíduo é conceituado pelo nosso Código Civil como o local onde ele estabelece residência ou estabelece como centro de suas atividades profissionais, ainda que com ânimo temporário.
	 
	a) Caso um profissional que tenha negócios nas cidades A, B e C seja demandado judicialmente por fato ocorrido na cidade C e a demanda tenha relação com o exercício de sua profissão, essa cidade será considerada o domicílio do profissional para esse fim.
	
	c) A lei é extremamente clara ao referir que a sua existência legal começa a partir do registro, de maneira que a preterição dessa solenidade implica o reconhecimento somente da sociedade irregular ou de fato, desprovida de personalidade jurídica e incapaz de firmar obrigações perante terceiros.
	
	e) O encargo, como regra, suspende a aquisição e o exercício do direito, de modo que a sua ausência de cumprimento impedirá a transferência do direito ao qual faria jus o seu destinatário.
	
	b) A teoria da realidade objetiva não confere à pessoa jurídica, existência real, imaginando-a como mera abstração, mera criação legal. Segundo essa teoria, somente os sujeitos dotados de vontade poderiam, por si mesmos, titularizar direitos subjetivos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601456756)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em março de 2010 colou grau em curso de ensino médio. Em julho de 2010 contraiu matrimônio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso público e iniciou o exercício de emprego público efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comércio, abrindo um restaurante. Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu a cessação da incapacidade civil de Gustavo.
		
	
	No momento em que colou grau em curso de ensino médio.
	
	No momento em que iniciou o exercício de emprego público efetivo.
	 
	No momento em que contraiu matrimônio.
	
	No momento em que se estabeleceu no comércio, abrindo um restaurante.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601276705)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Carlos e Roberto discutem se no campo doutrinário a matéria de direito privado é uma só, ou se devemos considerá-la dividida em direito civil e direito empresarial. Carlos entende que seria uma só e Roberto afirma o contrário. Sobre a unificação do direito privado, está correto, exceto:
		
	 
	Aguiar Júnior (2000, p. 21) refere que a unificação das obrigações civis e comerciais é uma tendência universal, tendo ocorrido mais recentemente nos códigos do Paraguai (1986), do Canadá (1994) e da Holanda (1992).
	 
	a posição doutrinária majoritária em nosso país é a defendida por Roberto, pois não há como encontrar pontos comuns entre os direitos civil e comercial.
	
	não foi o Brasil o primeiro a tentar unificar formalmente o Direito Privado; esse fato realizou-se na codificação italiana de 194224, no âmbito do Direito das obrigações, devido ao triunfo dos princípios comercialistas.
	
	No Brasil, de 1917 a 2002, coexistiram o Código Civil e o Código Comercial, cada um regulando uma esfera específica do Direito Privado.
	
	A tentativa de unificar o direito privado no Brasil remonta os idos do séc. XIX época em que o jurista AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS recebe a incumbência de apresentar um projeto de Código Civil.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601275979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB SP 125º) - Relativamente ao ausente, é correto afirmar:
		
	 
	Se o ausente aparecer nos dez anos seguintes à abertura da sucessão definitiva terá direito aos bens existentes no estado em que se acharem, os sub-rogados em seu lugar, ou o preço que os herdeiros ou demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.
	
	O juiz, apenas a requerimento do Ministério Público, poderá declarar a ausência, e nomear curador.
	
	Somente o madatário do ausente poderá declarar sua morte presumida.
	
	Declarada a ausência, ao término de cinco anos contados da arrecadação dos bens do ausente, os interessados poderão requerer a sucessão definitiva dos seus bens.
	
	É impossível a declaração da ausência quando houver mandatário constituído antes do desaparecimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601913843)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a incapacidade, analise as assertivas abaixo. I - São absolutamente incapazes os maiores de dezesseis anos que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. II - São relativamente incapazes os excepcionais maiores de dezesseis anos sem o desenvolvimento mental completo que sejam incapazes de discernimento para a prática de certos atos. III - São absolutamente incapazes os excepcionais maiores de dezesseis anos sem o desenvolvimento mental completo e os ébrios habituais.
		
	 
	Apenas I e II
	 
	Apenas II
	
	Apenas III
	
	Apenas I.
	
	I, II e III

Outros materiais