Buscar

Plano de Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DO TRIBUNAL DO JURÍ DA COMARCA DE ... DO ESTADO ...
Processo número: ...
JERUSA, já qualificada nos autos em epígrafe, que lhe move o Ministério Público, às fls. ..., por meio de seu advogado formalmente constituído que a esta subscreve, vem mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, inconformado com a respeitável sentença de pronuncia incurso no artigo 121 c/c com o artigo 18, inciso I parte final, ambos do Código Penal, conforme fls. ..., interpor tempestivamente o presente
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
com fundamento nos artigos 294, parágrafo único da Lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro, e artigo 581, inciso IV do Código de Processo Penal.
Requer a realização do juízo de retratação, nos termos do artigo 589 do Código de Processo Penal e, em sendo mantida a decisão atacada, seja o presente recurso encaminhado a superior instância para o devido processamento e julgamento.
Nesses termos,
Pede deferimento.
Local..., ... de ... de ...
Advogado
OAB/UF
RAZÕES DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
RECORRENTE: JERUSA
RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO
PROCESSO NÚMERO: ...
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
I - DOS FATOS
A Recorrente foi pronunciada por ter supostamente cometido o crime de homicídio doloso simples, na modalidade dolo eventual, nos termos do artigo 121 c/c artigo 18, inciso I parte final, ambos do Código Penal, perante o Juiz da ... Vara Criminal da Comarca de ... do Estado de ..., pois teria sido imprevisível acerca do resultado que poderia causar ao não ligar a seta do veículo para realizar a ultrapassagem, e não ter atentado para o trânsito em sentido contrário, em que atingiu o motociclista Diogo, que vinha em sentido contrário, que faleceu em razão dos ferimentos sofridos pela colisão.
A respeitável decisão proferida merece ser reformada pelos motivos de fato e direito a seguir aduzidos.
II - DO MÉRITO
Da Desclassificação do Delito
A Recorrente, quando estava indo a um importante compromisso profissional, dirigindo seu veículo bastante respeitando os limites de velocidade. Em uma via de mão dupla, a Recorrente decide ultrapassar o carro à sua frente que trafegando abaixo da velocidade permitida. Para realizar a ultrapassagem, a Recorrente não havia ligado a respectiva seta luminosa sinalizadora do veículo e, no momento da ultrapassagem, atingiu o motociclista que vinha em alta velocidade. A Recorrente prestou socorro à vítima mais vem a falecer em razão dos ferimentos sofridos pela colisão.
O dolo eventual exige, além da previsão do resultado, em que o agente assume o risco pela ocorrência do mesmo, nos termos do artigo 18, inciso I (parte final) do Código Penal, em que adotou a teoria do consentimento. A conduta da Recorrente encontra-se descrita no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, que é o homicídio culposo a direção de veículo automotor. Não há, portanto, crime doloso contra a vida, e sim crime culposo.
Da Mudança de Rito
Como a competência do Tribunal do Júri é de crimes dolosos contra a vida, conforme o artigo 5°, inciso XXXVIII, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não é esse competente para apreciar a questão, razão pela qual os autos deverão ser remetidos ao Juízo Comum, ocorrendo assim a mudança de rito nos termos do artigo 419, do Código de Processo Penal.
III - DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer o provimento do recurso e a reforma da sentença de pronúncia, desclassificando o homicídio doloso nos termos do artigo 121 c/c artigo 18, inciso I, ambos do Código Penal, para o crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, nos termos do artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro. Requer ainda, que seja remetido os autos para o Juízo Comum que é o juízo competente.
Nestes termos,
pede deferimento.
Local, data.
Advogado
OAB/UF

Outros materiais