Buscar

apol Nota 100 contemporanea e Moderna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - História Contemporânea
Leia o excerto a seguir:
“Quase ao mesmo tempo em que os soviéticos conseguiam deter os nazistas, a atenção do mundo voltou-se para a região do Pacífico. Na manhã de 7 de dezembro, um domingo, os soldados e habitantes da base aeronaval dos Estados Unidos, situada em Pearl Harbor, no Havaí, foram atacados por levas de Zeros, o caça-bombardeiro japonês, que levantaram voo de seis porta-aviões. Mais de 2400 soldados americanos morreram e vários navios de guerra foram afundados ou ficaram seriamente avariados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOTA, Pedro. Segunda Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 372. 
A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre o ataque à base aeronaval de Pearl Harbor, em 1941, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que a partir de então os japoneses passavam a utilizar armas atômicas em suas ofensivas.
	
	B
	O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor contribuiu para o fortalecimento dos alemães, em função do impacto da destruição de importantes equipamentos bélicos norte-americanos.
	
	C
	O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor determinou a entrada dos Estados Unidos na Guerra, fortalecendo os aliados na luta contra os países do Eixo.
	
	D
	O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor foi fundamental para a efetivação dos projetos imperialistas do Japão, pois permitiu que os japoneses obtivessem o controle do Pacífico.
	
	E
	O ataque à base aeronaval de Pearl Harbor neutralizou a frota naval norte-americana, impedindo a continuidade da participação dos Estados Unidos no conflito. 
Questão 2/10 - História Contemporânea
Leia o trecho a seguir:
“A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: c’est une revolte [é uma revolta]; e Liancourt corrigiu-o: Non, Sire, c’est une révolution [Não, Sir, é uma revolução]. [...] O rei, ao declarar que a investida contra a Bastilha era uma revolta, reafirmou o seu poder e os vários meios à sua disposição para fazer face à conspiração e ao desafio à autoridade; Liancourt replicou que o que tinha acontecido era irrevogável e além do poder de um rei”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998. p. 38. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, o processo conhecido como “Revolução Francesa” foi de grande impacto para a sociedade europeia, gerando transformações profundas nas estruturas social, política e econômica, o que explica a utilização do termo “revolução”. Assinale a alternativa que exemplifica essa transformação:
	
	A
	A revolução francesa tornou o voto universal, independente de sexo e renda.
	
	B
	O processo revolucionário acabou com privilégios da nobreza e do clero.
	
	C
	A França manteve por décadas o regime monárquico, mas tornou-o parlamentarista, sendo o rei submetido ao parlamento.
	
	D
	A condição econômica dos setores mais pobres foi transformada radicalmente, dando-lhes melhores condições.
	
	E
	A parcela mais rica da sociedade foi obrigada a deixar a França e abrir mão de seus bens.
3 -A imagem a seguir é uma capa de um caderno escolar francês, de 1900. Observe-a: 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/imperialismo/>. Acesso em: 27 out. 2016. 
A partir dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico e da análise da imagem apresentada, considere as afirmativas a seguir, a respeito das justificativas utilizadas pelos povos europeus para legitimar a expansão imperialista na África durante o século XIX:
I. O imperialismo fundamentou-se em teorias explicativas que reforçavam a superioridade europeia com relação aos povos nativos, defendendo a necessidade de levar o progresso e a civilização para as regiões anexadas.
II. Missionários cristãos (católicos e protestantes) acompanharam as ocupações dos novos territórios, mas em poucos casos se dedicaram à conversão dos povos nativos, limitando sua esfera de atuação ao atendimento espiritual dos próprios colonizadores.
III. A justificativa eurocêntrica do processo de colonização baseava-se no pressuposto de que o desenvolvimento científico e tecnológico eram comprovações da superioridade da raça branca, o que legitimaria a conquista de povos supostamente atrasados.
IV. Na prática, as ações imperialistas serviram para impulsionar o desenvolvimento industrial das colônias, gerando desenvolvimento comercial e econômico em todas as regiões do mundo. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	II e IV
Questão 4/10 - História Moderna
Leia o trecho abaixo:
“Para nós, enquanto Estado Feudal, o Estado absolutista reproduzia a estrutura econômica feudal e bloqueava um desenvolvimento de tipo capitalista. Dessa perspectiva, a revolução política burguesa, entendida como um processo político de transformação da estrutura do Estado e da correspondente mudança da classe social que detém o poder de Estado, adquire importância decisiva na transição ao capitalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOITO JR., Armando. Estado, política e classes sociais. São Paulo: Editora da Unesp, 2007. p. 88.
Considerando o livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna e o trecho acima, sobre o Estado moderno absolutista, é correto afirmar que:
	
	A
	o Estado moderno, antecessor do Estado-nação, desenvolveu-se na passagem da Idade Moderna para a Baixa Idade Média e manteve as relações feudais entre vassalos e suseranos.
	
	B
	no Estado absolutista, a estrutura de governo era constituída pelo Rei e pelos nobres que viviam próximos à Corte, além disso havia a crença de que o rei governava sob inspiração divina.
	
	C
	o Estado absolutista assistiu a uma melhoria da ascensão social das classes subalternas na Europa.
	
	D
	a Igreja Católica possuía pouca influência nas decisões políticas durante o Absolutismo, ficando suas leis restritas aos limites do Vaticano.
	
	E
	no Estado Moderno absolutista a estrutura  de governo passou a ser totalmente religiosa, uma vez que o Rei, quase sempre um padre ou bispo, era considerado um representante da divindade na Terra.
Questão 5/10 - História Moderna
Leia o trecho abaixo:
"Os índios do litoral foram os primeiros a sofrer as vicissitudes da dizimação em seus contatos iniciais com o colonizador europeu. O choque do contato produziu um verdadeiro Holocausto".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETHEL, Leslie. América Latina colonial. São Paulo: EDUSP, 2004. p. 109.
Considerando o texto acima e o livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna, sobre as populações nativas das Américas, pode-se afirmar corretamente que:
	
	A
	elas foram tratadas com igualdade em relação aos europeus e nada sofreram com a colonização.
	
	B
	as diversas culturas nativas americanas tiveram acesso aos avanços tecnológicos trazidos pelos europeus.
	
	C
	além dos conflitos violentos, a varíola e a gripe trazidas pelos europeus
foram uma das causas do genocídio dos povos nativos nas Américas.
	
	D
	os nativos americanos se deixaram dominar sem lutas, utilizando o conhecimento da metalurgia para fabricar espadas e lanças.
	
	E
	os povos do Novo Mundo não possuíam nenhum tipo de organização social e política, vivendo em aldeias sem nenhum tipo de liderança.
Questão 6/10 - História Contemporânea
Leia a seguir um trecho de um depoimento de Leandro Rigon, brasileiro que testemunhou o ataque a Nova Iorque em 11 de setembro de 2001: 
“É incrível o sentimento de vingança cada dia mais forte neste país. Todos falam em guerra. Começando pelos apresentadores de televisão, pelos governantes e pelo próprio povo. Quem quer que sejam os autores, não estarão preparados para as consequências? Armas químicas, biológicas, nucleares. Isso pode ser um caos. Espero que a guerra seja evitada e que tudo se resolva com paz”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <www.clicrbs.com.br/especiaisterrorismo/terror_mensagensdosinternautas.htm>. Acesso em: 27 out. 2016. 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir a respeito do atentado de 11 de setembro de 2001 e suas consequências:
I. Os ataques terroristas de 11 de setembro foram assumidos pela organização terrorista al-Qaeda, dirigida pelo saudita Osama Bin Laden.
II. Em resposta aos ataques, os Estados Unidos reforçaram sua segurança interna e iniciaram uma ação militar contra o Iraque, onde Bin Laden estaria refugiado.
III. No âmbito interno, as ações de segurança adotadas pelos Estados Unidos causaram polêmica por incluírem a aprovação de um conjunto de leis que concedia ao governo o direito de espionar suspeitos de terrorismo.
IV. Após o 11 de setembro, além do Iraque, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, pois o governo Talibã manifestou apoio às ações da Al-Qaeda. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e III
Questão 7/10 - História Moderna
Leia o excerto a seguir:
“Governos dentro de um contexto de um capitalismo industrial rapidamente crescente, as fileiras, ao mesmo tempo em que competiam com eles para obter apoio popular, ou pelo menos evitar derrotas graves com concessões oportunas. Essa política tornou-se necessária devido a uma ausência de uma maquina forte para repressão. E foi possível porque a posição econômica das classes governantes sofreu uma lenta erosão, de modo que lhe permitiu passar de uma base econômica para outra apenas com um mínimo de dificuldade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOORE JR., Barrington. As Origens Sociais da ditadura e democracia: Senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p. 49.
Com base no texto acima e no livro-base Relações Internacionais na Idade Moderna, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O feudalismo sempre proporcionou que as relações entre senhores e servos fossem sempre baseadas no respeito e camaradagem.
	
	B
	Os cercamentos foram a base de uma economia comunitária e que proporcionou melhorias nas relações entre servos e senhores.
	
	C
	A Baixa Idade Média assistiu um grande avanço nas ciências e na tecnologia.
	
	D
	O capitalismo proporcionou uma mudança nas relações econômicas e sociais.
	
	E
	A Baixa Idade Média teve por fator decisivo a melhoria das relações entre senhores e servos, proporcionando um avanço na sociedade europeia.
Questão 8/10 - História Contemporânea
O texto abaixo é um fragmento de um depoimento de Primo Levi, sobrevivente de um campo de concentração nazista. Leia: 
“Nós, que sobrevivemos aos campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia incômoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que os outros sobreviventes escreveram – inclusive eu mesmo, quando releio meus textos após alguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anômala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram e os que viram a face dos Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVI, Primo apud. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 11. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, sobre os campos de concentração nazista, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os campos de concentração foram criados pelo regime nazista com o objetivo de conter as populações de regiões anexadas que não aceitaram o domínio de Hitler.
	
	B
	Eram incluídos entre os prisioneiros dos campos de concentração: judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos, doentes mentais, grupos religiosos e opositores políticos, indivíduos que, de acordo com Hitler, deveriam ser eliminados para o aperfeiçoamento da raça ariana. 
	
	C
	No final da guerra, preocupado com a preservação do território alemão, Hitler optou por libertar os prisioneiros dos campos de concentração, de forma que fosse possível concentrar as forças armadas na defesa de suas fronteiras.
	
	D
	A “solução final” constituiu na expulsão massiva de prisioneiros dos campos de concentração do território alemão, o que acabou por expor as condições às quais os judeus eram submetidos para o restante do mundo.
	
	E
	A maior parte dos campos de concentração foram criados por Hitler antes do início da Segunda Guerra Mundial, pois, com o desenvolvimento dos conflitos, os nazistas concentraram seus esforços na elaboração de estratégias militares.
Questão 9/10 - História Moderna
Leia o trecho abaixo:
“Na expansão da economia europeia da Idade Média, os tecidos desempenharam o mesmo papel primordial que no século XIX coube, na Inglaterra, à metalurgia e aos algodões. Se na Flandres, na Picardia, em Bourges, no Languedoc, na Lombardia e noutros lugares ainda - porque os centros de fabrico de tecidos se espalharam um pouco por toda a parte - se ouvia o ruído dos teares e o bater dos pisões, eles trabalhavam mais a serviço dos mercados exóticos, praticamente, do que do consumo interno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, March. A sociedade feudal. São Paulo: Martins Fontes,1939. p. 91.
Com base no trecho do texto acima e no livro Relações Internacionais na Idade Moderna, é correto afirmar sobre a expansão marítima que:
	
	A
	ela foi responsável por fortalecer os laços de amizades entre os diversos povos e culturas por todo o globo.
	
	B
	o modelo eurocêntrico de cultura era bem visto em outras culturas, inclusive no Oriente.
	
	C
	as dinastias europeias abriram mão de usar a religião como instrumento de dominação de outros povos.
	
	D
	devido ao intenso uso de navios a vela, a paz entre as nações conhecidas pôde ser finalmente alcançada.
	
	E
	ao envolver diversos países europeus, a expansão marítima resultou em conflitos e disputas internacionais.
Questão 10/10 - História Moderna
Leia o texto abaixo:
"À medida que o século XVIII avançava e Portugal interiorizava o povoamento do Brasil, o Tratado de Tordesilhas, estabelecido em 1494, se tornava um embaraço".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIVA, Eduardo França. Brasil-Portugal: sociedades, culturas e formas de governar no mundo português (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Annablume, 2006. p. 264.
Com base no texto acima e no livro Relações Internacionais na Idade Moderna, sobre o Tratado de Tordesilhas, é correto afirmar que:
	
	A
	foi criado para dar fim à guerra entre Espanha, Portugal e Inglaterra.
B
	possibilitou que a Inglaterra e a França ajudassem Portugal no controle da exploração do ouro no Brasil.
	
	C
	o papa Francisco foi o responsável por impor as condições do tratado e sua assinatura com Portugal.
	
	D
	a Espanha não tinha objetivos colonialistas nas Américas, por isso aceitou o tratado.
	
	E
	o Tratado de Tordesilhas estabelecia os limites das terras descobertas nas Américas que podiam ser exploradas por Portugal e Espanha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais