Buscar

Simulados de Ensino Clinico II

Prévia do material em texto

ENSINO CLINICO II
	1a Questão (Ref.: 201409032855)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A dupla proteção promove a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Neste caso, a opção que representa esta prática é:
		
	
	DIU e gel espermicida.
	
	diafragma e gel espermicida.
	
	diafragma e tabela.
	 
	preservativo masculino e preservativo feminino.
	 
	DIU e preservativo masculino.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408558285)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que se refere a legislação à saúde, nos últimos anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da mulher e da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como aleitamento materno, humanização do parto e nascimento dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da mulher e da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei nº 11.770 estabelece a licença maternidade de seis meses, sem prejuízo do e emprego e do salário, para as funcionárias públicas federais, ficando a critérios dos estados, municípios e empresas privadas a adoção desta Lei ¿ Programa Empresa Cidadã.
	
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família a Lei Federal nº 11.108 altera a Lei nº 8.080, de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
	 
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas para a permanência do bebê ao lado da mãe, devendo um período do dia, o bebê ser mantido em berçário para melhor observação pelos profissionais da equipe de saúde quanto os achados neurológicos.
	 
	Nos direitos das mulheres gestantes, parturientes, puérperas e família Lei nº 6.202 regulamenta a Lei 1.044 de 21/10/1969 e institui o regime de exercícios domiciliares a estudantes gestantes a partir do 8º mês e durante 3 meses após o parto.
	
	A humanização no pré-natal e nascimento, regulamentado pela portaria GM/MS nº 569, 570, 571 e 572 institui o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento - PHPN e os componentes Incentivo à Assistência Pré-Natal, Organização, Regulação e Investimentos na área de Assistência Obstétrica e Neonatal, sistemática de pagamento a assistência ao parto e garantia da presença de pediatra na sala de parto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408467372)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O método de Billings baseia-se na determinação do período fértil pela auto-observação das mudanças do muco cervical e da sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual. O último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante chama-se ápice e por este achado, o enfermeiro poderá orientar o casal sobre o período infértil, que começará:
		
	 
	Na 5ª noite após o ápice.
	
	Na 2ª noite após o ápice.
	 
	Na 4ª noite após o ápice.
	
	Na 1ª noite após o ápice.
	
	Na 3ª noite após o ápice.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408556574)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(2) (3) (1) (4)
	
	(3) (2) (4) (1)
	 
	(3) (1) (2) (4)
	 
	(2) (3) (4) (1)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408556578)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
		
	
	A medida da mortalidade materna proposta pela OMS é a razão de mortalidade materna (RMM) que se calcula pelo número de mortes maternas dividido pelo número de nascidos vivos de uma mesma área geográfica durante um ano, multiplicado por 100.000.
	
	As mortes obstétricas diretas são aquelas resultantes de complicações na gravidez, parto e puerpério, devidas às intervenções e omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer das causas acima relacionadas.
	 
	Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais.
	 
	As mortes obstétricas indiretas são resultantes de doenças existentes antes da gravidez ou de doenças que se desenvolveram durante a gravidez, não devidas a causas obstétricas diretas, mas que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.
	
	Morte materna (óbito materno) é a morte da mulher durante a gestação ou num período de 42 dias após o seu término, independente da duração ou da localização da gravidez, por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201408473177)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais antes mesmo do aparecimento dos sinais e sintomas. Esta detecção precoce é feita pelo exame citopatológico:
		
	
	salpingografia
	
	biópsia de colo
	 
	colposcopia
	 
	colpocitologia
	
	histerectomia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408473226)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O câncer de colo uterino configura-se como sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Das afirmações abaixo, sobre os deveres da enfermagem na educação em saúde, assinale a alternativa correta: I - Aconselhar adolescentes a evitar atividade sexual precoce. II - Identificar componentes de alto risco. III - Estimular o uso constante de métodos anticoncepcionais hormonais. IV - Estimular a interrupção do tabagismo e etilismo.
		
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas II e IV estão corretas.
	
	A alternativa II está correta
	 
	A alternativa I e IV estão corretas.
	 
	As alternativas II e III estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408556912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o exame físico de uma adolescente, a enfermeira do Programa Saúde da Família observa leucorréia abundante, amarelada ou amarelo-esverdeada,bolhosa e com odor acentuado; hiperemia da mucosa com placas avermelhadas. É um exemplo clássico de qual doença e quais são as condutas e orientações mais adequadas para este agravo?
		
	
	Uretrite gonocócica; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
	
	Candidíase; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
	
	Vaginose por Gardnerella vaginalis; tratar a adolescente sem necessidade de tratar o parceiro.
	
	Cervicite mucopurulenta por clamídia; tratar a adolescente sem necessidade de tratar o parceiro.
	 
	Tricomoníase; tratar a adolescente e o parceiro, orientar o uso do preservativo nas relações sexuais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408949141)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As funções sexuais femininas são reguladas pelos hormônios: folículo estimulante (FSH), luteinizante (LH), estrógeno (estradiol) e progesterona. Considere as seguintes afirmações relacionadas a tais hormônios: I - Os hormônios folículo estimulante (FSH) e progesterona são produzidos pela adenohipófise. II - A ovulação ocorre quando o nível do hormônio luteinizante (LH) atinge seu valor mais elevado. III- O hormônio progesterona atinge seu valor máximo após a ovulação. Podemos dizer que:
		
	
	c) As afirmações I e II estão corretas.
	
	e) Todas as afirmações estão corretas.
	
	b) Somente a afirmação II está correta.
	 
	d) As afirmações II e III estão corretas.
	
	a) Somente a afirmação I está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408556906)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao câncer de mama e do colo uterino pode-se afirmar que:
		
	 
	O autoexame das mamas é o método isolado mais eficiente para o rastreamento do câncer de mama.
	
	A coleta do material para o exame Papanicolau é contra indicada em mulheres grávidas.
	
	A mulher deve ser orientada a evitar relações sexuais e aplicar medicamentos vaginais nas 24 horas que antecedem o exame papanicolau.
	 
	O exame clínico das mamas é parte do atendimento integral à saúde da mulher e deve ser realizado em todas as consultas clínicas, independente da faixa etária.
	
	O exame papanicolau deve ser realizado a cada dois anos por todas as mulheres independentemente da idade e atividade sexual.
	 1a Questão (Ref.: 201408536676)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a realização da coleta do exame preventivo do colo de útero, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequencia correta. ( ) a coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice. Coleta única em lâmina dupla. ( ) Na ectocérvice utiliza-se a espátula de madeira (espátula de ayre), do lado que apresenta reentrância encaixando a ponta mais longa no orifício externo do colo, fazendo uma raspagem na mucosa em movimento rotativo de 360º em torno do orifício cervical ( ) na endocérvice recolhe-se o material introduzindo uma escova endocervical fazendo um movimento giratório de 360º, percorrendo todo contorno do orifício cervical. ( ) O esfregaço deve ser fixado após 30 minutos para evitar dessecamento do material a ser estudado.
		
	
	F, F, V, V
	 
	V, V, V, F
	
	V, V, F, F
	 
	F, V, V, F
	
	F, V, F, F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408467478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para que o profissional possa obter uma adequada coleta de material é necessário que a mulher receba algumas recomendações prévias ao exame preventivo do colo do útero. Desta forma, com a finalidade garantir uma boa qualidade do esfregaço cérvico-vaginal, a mulher deve ser orientada que nas 48 horas que antecedem o exame:
		
	
	utilize duchas vaginais.
	
	quando em tratamento, reduza a quantidade de cremes intravaginais.
	 
	evite relações sexuais.
	
	Suspenda intensas atividades físicas.
	
	Em caso de relações sexuais, utilize preservativos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408536674)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	de acordo com dados de estudos sentinelas, a a infecção por HIV tem prevalência em gestantes de 0,6%. O diagnóstico durante a gestação, ou ainda no momento do trabalho de parto, com instituição de medidas apropriadas, pode reduzir significativamente a transmissão vertical (da mãe para o filho). Portanto, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e repetido próximo a qual semana de gestação?
		
	
	40ª semana gestacional
	
	10ª semana gestacional
	
	5ª semana gestacional
	
	20ª semana gestacional
	 
	30ª semana gestacional
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408536880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O material para realização de citopatologia oncótica do colo uterino (preventivo) deverá ser coletado na (no):
		
	 
	ectocérvice e endocérvice.
	
	ectocérvice.
	
	endocérvice.
	
	fundo de saco vaginal.
	
	ectocérvice, endocérvice e fundo de saco vaginal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408467483)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O teste de Schiller tem por objetivo:
		
	 
	Descartar o diagnóstico de câncer de colo uterino.
	
	Confirmar alterações de natureza hematológica.
	
	Confirmar o diagnóstico câncer de colo uterino.
	 
	Identificar alterações celulares mediante a fixação do iodo nas áreas ricas em glicogênio.
	
	Identificar alterações de natureza infecciosa mediante fixação da solução de lugol nas áreas ricas em lipídios.
		
	1a Questão (Ref.: 201408536674)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	de acordo com dados de estudos sentinelas, a a infecção por HIV tem prevalência em gestantes de 0,6%. O diagnóstico durante a gestação, ou ainda no momento do trabalho de parto, com instituição de medidas apropriadas, pode reduzir significativamente a transmissão vertical (da mãe para o filho). Portanto, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e repetido próximo a qual semana de gestação?
		
	
	5ª semana gestacional
	 
	30ª semana gestacional
	
	10ª semana gestacional
	
	20ª semana gestacional
	
	40ª semana gestacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408469851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao avaliar o cartão de vacinação de L.M.S, 22 anos, secungesta, com idae gestacional de 28 semanas , foi observado que o ultimo esquema completo da dT, foi há 7 anos. O enfermeiro deverá orientar quanto ao esquema vacinal para essa gestante :
		
	
	Duas doses de reforço devido a no início e ao final da gestação atual.
	
	Não existe necessidade de vacinação no intervalo de 7 anos para grávidas .
	
	Realizar dose de reforço ao completar 10 anos, após o primeiro esquema vacinal
	
	Refazer o esquema completo dessa vacina.
	 
	Dose única de reforço.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408466927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as colunas e , depois assinale a sequência correta nas opções abaixo. 1. Reflexo de Moro 2. Reflexo de Babinsk 3. Reflexo de Sucção 4. Reflexo de Marcha ( ) os pododáctilos abrem-se e o primeiro pododáctilo sofre uma extensão quando é passado o dedo na borda externa do pé. ( ) desencadeado quando seguramos o bebê no alto tocando uma superfície dura, desaparece no terceiro ou quarto mês de vida. ( ) semelhante a resposta do susto; estende e depois flexiona braços e pernas, desaparecimento do terceiro ao sétimo mês de vida. ( ) desencadeado pela estimulação do palato superior. Persiste durante o primeiro ano, especialmente durante o sono.
		
	
	1 / 3 / 4 / 2.
	
	4 / 2 / 1 / 3.
	
	1 / 2 / 3 / 4
	 
	2 / 4 / 1 / 3.
	
	3 / 1 / 2 / 4.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408556910)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto à anticoncepção no puerpério, é correto afirmar:
		
	 
	Mulheres que não desejamengravidar devem iniciar anticoncepção imediatamente após o retorno da menstruação.
	 
	A efetividade dos progestogênios orais é maior em mulheres que estão em aleitamento materno exclusivo e antes do retorno da menstruação.
	
	Após o retorno da menstruação, os anticoncepcionais orais combinados devem ser substituídos pelos injetáveis.
	
	A amamentação exclusiva em livre demanda até seis meses após o parto e a ausência da menstruação nesse período garantem ao método de lactação amenorreia (LAM) a seguinte eficácia na percentagem 03%.
	
	Os métodos comportamentais, como o de Billings e a Tabela estão entre os mais efetivos no puerpério, pois não interferem na amamentação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408469927)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No nascimento, um dos principais cuidados imediatos de enfermagem com o neonato, no parto normal de baixo risco sem distócia, é garantir as vias aéreas desobstruídas, sendo assim é correto afirmar que:
		
	 
	Verificar se as vias aéreas estão pérvias e aspirar se necessário.
	
	Aspirar imediatamente após a saída do polo cefálico.
	
	Ao nascer é rotina realizar aspiração das narinas, em seguida da cavidade oral.
	
	É rotina realizar aspiração das vias aéreas superiores.
	
	É rotina realizar aspiração das vias aéreas superiores e inferiores.

Outros materiais