Buscar

DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 27/11/2016 16:09:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603737830)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere as afirmativas abaixo:
I - A ideia de período crítico ou período sensível no estudo do desenvolvimento humano pressupõe um espaço de tempo determinado em que algumas funções ou habilidades estão mais propensas a serem afetadas positiva ou negativamente.
II - O fenômeno do imprinting atesta a importância das primeiras impressões no curso de desenvolvimento de animais, como os patos.
III - Na espécie humana, o primeiro ano de vida, principalmente dos 6 aos 12 meses, é particularmente sensível para a formação de um apego nuclear aos pais.
Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	Apenas as afirmativas I e III são corretas.
	
	Apenas a afirmativa II e III são corretas.
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	Todas as afirmativas são corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603737652)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	De acordo com os psicólogos desenvolvimentais, um dos conceitos mais importantes para esta área refere-se à capacidade humana de mudança das pessoas em função das circunstâncias de vida, dos eventos de vida. As pessoas têm capacidade de se modificar como resultado das experiências de vida, positivas e negativas. Marque a alternativa que define o conceito referido:
		
	
	Conceito de plasticidade; 
	
	Conceito de condicionamento;
	
	Conceito de maturação;
	
	Conceito de modelação;
	
	Conceito de estruturação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603738137)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A puberdade, que é um período de rápida maturação física envolvendo mudanças físicas, revela-se um aspecto importante do início da adolescência. A puberdade está ocorrendo cada vez mais cedo e isso pode ser explicado em função uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Personalidade, localização geográfica e nível de desenvolvimento cognitivo 
	
	Desenvolvimento cognitivo, emocional e processo de socialização 
	
	Socialização, características de personalidade e etnia 
	
	hereditariedade, massa corporal e hormônios encontrados nos alimentos.
	
	Desenvolvimento psicossexual, cognitivo e físico 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603737844)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Freud empregou a palavra ¿aparelho¿ para caracterizar uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas interligadas entre si, cada uma com suas funções específicas. Que instâncias são estas e como funcionam?
		
	
	(C) Mecanismos de defesa ¿ atuam pelo inconsciente através de processos como a regressão ou a sublimação. Transferência ¿ inconsciente, consiste em atribuir ao outro uma posição positiva ou negativa na relação interpessoal. Contratransferência ¿ resposta à transferência, consciente e elaborada por escolhas.
	
	(E) Ego, princípio da realidade e transferência ¿ as três instâncias visam o equilíbrio da psique e atuam de forma inconsciente.
	
	(A) Id ¿completamente inconsciente, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo. Ego ¿ tem o objetivo de lidar realisticamente com as pulsões básicas, buscando uma harmonização entre os desejos do id, a realidade e as exigências do superego. Superego ¿ inconsciente, desenvolve-se a partir do ego, fixando normas, modelos de conduta que definem e limitam a flexibilidade do ego, atuando sobre ele como juiz.
	
	(B) Princípio do prazer ¿ visa o prazer do indivíduo e Princípio da realidade ¿ visa a realidade externa.
	
	(D)Psique ¿ o mesmo que ego, atua inconscientemente de forma a equilibrar as funções psíquicas. Id ¿ pulsão, a atuação pelo princípio da realidade. Superego ¿ moral da consciência humana, transmitida de geração em geração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603738027)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A puberdade é o período no qual ocorre a maturação dos órgãos sexuais acompanhados por intensas mudanças físicas. Tais alterações são atribuídas à:
		
	
	Influência social 
	
	Secreção hormonal 
	
	Modificações afetivas 
	
	Influência dos pais 
	
	Modificações cognitivas

Continue navegando

Outros materiais