Buscar

Filme SiCKO: SOS Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME: SiCKO: SOS Saúde
O documentário SICKO SOS SAÚDE, dirigido por Michael Moore, faz uma abordagem do Sistema de Saúde dos Estados Unidos, focando no seu lado mais realista e expondo suas mazelas. Para ficar mais evidente o descaso com os cidadãos americanos nesse aspecto, é feita uma comparação com alguns países da Europa, com o Canadá e até mesmo com Cuba. Os Estados Unidos não possuem um Sistema de Saúde Pública como o SUS, no Brasil. Desse modo, recebe tratamento médico apenas quem possui condição de pagar. Ou seja, a saúde do cidadão estadunidense gira em torno do capital. 
O filme mostra o lado cruel da rede de saúde americana ao virar as costas aos enfermos que não possuem proteção de um Plano de Saúde, já que grande parte dos serviços buscados pela população não é coberto pelas seguradoras ou, se coberto, é feito apenas em partes. Uma considerável parcela das despesas recai sobre o paciente e sua família, que não veem outra alternativa além pagar ou ficar sem o tratamento. Muitos desses pacientes, apesar de estarem com seus planos em dias, ainda arcam com partes do tratamento, remédios e exames. Partindo do pressuposto que o controle dos hospitais e das farmácias está nas mãos de empresas privadas, são elas que lucram com esse desserviço. O Estado não assume seu papel de proteger e garantir a saúde do seu povo, que fica à mercê das grandes indústrias hospitalares e de Planos de Saúde. 
Por conseguinte, torna-se evidente a inversão de valores presente em um país onde o dinheiro assume um papel de superioridade em relação a todas as coisas. É notória a influência do capitalismo em todas as esferas da vida dos seus cidadãos. A saúde deixa de ser tratada como um direito e passa a ser vista como uma mercadoria, como algo comercializável e que gera ganhos para o sistema. O capitalista preza, antes de tudo, o seu lucro e, com isso, necessidades básicas de todo ser humano são colocadas em segundo plano em nome de empresas bilionárias que, definitivamente não estão tão preocupadas com o bem estar de uma população quanto estão com suas ações.

Outros materiais

Outros materiais