Buscar

Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Ms. Ronaldo Alexandrino
Resenha do livro Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento 
um processo sócio-histórico.
Marta Kohl de Oliveira
Nome: Patrícia Elenice da Silva
R.A: 2016001946
Série: 2º Semestre 
Vinhedo
2016
Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico
O livro Vygotsky aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico de Marta Kohl de Oliveira está dividido em cinco capítulos onde o objetivo principal é mostrar a forma exata e acessível ao público alvo que são os estudantes da área da educação que busca interagir com as crianças e adolescentes. 
Lev Semenovich Vygotsky nasceu dia 17 de novembro de 1896 em Orsha capital de Bielarus pais da extinta União Sovietica, viveu com sua família em Gomel , e iniciou os estudos por meio de tutores particulares e só aos 15 anos entrou em um colégio privado em seguida ingressou em uma universidade em Moscou e paralelamente estudou história e filosofia na universidade Popular de Shanyavskii e foi na mesma universidade que se aprofundou em seus estudos assim então não recebeu nenhum titulo acadêmico em psicologia, filosofia e literatura.
Formou-se em 1917 em direito nas decorrências de seus interesses em neurologia estou então medicina em dois lugares em Moscou e Kharkov.
Vygotsky trabalhou como pedologia que significa ciência da criança onde integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos , fundou um laboratório de psicologia na escola de formação de professores de Gomel , e foi um dos fundadores do Instituto de deficiência em Moscou. Escreveu mais ou menos 200 trabalhos científicos quais abordava os temas de neuropsicologia até a critica literária passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e a questão teoria e metodologia da ciência humana. Aos 37 anos teve uma morte prematura mas deixou uma grande produção intelectual e marcou o estilo de seus textos escritos cheio de ideias e reflexões filosóficas entre outras. Alem disso por conta de sua enfermidade muitos dos textos foram criados oralmente ou ditados a outra pessoa que copiava ou anotava durante as aulas.
Sua abordagem psicológica revela três ideias centrais que são as funções psicológicas que possuem as bases biológicas porque são produtos da atividade cerebral, o funcionamento psicológico que funda das relações sociais entre o individuo e o mundo exterior e os sistemas simbólicos que são os mediadores da relação entre homem e mundo. 
O principal estudo das funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores, onde é possível compreender as concepções vygotskyanas a partir do conceito de mediações que trata do conceito genéticos que consiste no processo de intervenção de um elemento intermediário em relação a qual deixa de ser direta e passa a ser mediada por tal elemento. 
Vygotsky assume o posicionamento qual a relação do homem com o mundo fundamental mediada diante disso o próprio diferenciou dois tipos de mediadores que foram os instrumentos de plano externo ao homem e os signos de plano interno ao homem.
O uso de instrumentos tem a maior característica de marcar o elemento como interposto de trabalho e objeto de seu trabalho ampliando as possibilidades de transformação da natureza esse instrumento é para fazer ou buscar um certo objetivo ele portanto carrega a função de qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a historia do trabalho coletivo e seu objeto social é ser mediador da relação entre individuo e o mundo. Já o uso de signos é como auxiliares no tocante a solução de problemas psicológicos pode ser comparada à utilização de instrumentos ou somente no plano psicológico. 
Os sistemas simbólicos e o processo de intenalização é o isso de instrumentso que sofre dois tipos de mudanças fundamentais de um lado a utilização de marcas externas se transforma em processos internos de mediação e o esse mecanismo chama-se processo de internalização segundo Vygotsky já por outro lado são desenvolvidos os sistemas simbólicos que organiza os signos em forma de estruturas complexas e articuladas, esse processo de desenvolvimento o individuo deixa de necessitar a utilização dos signos internos sua representação mental substitui os objetos ao mundo real. 
A principal função da linguagem é de intercambio social que serve para comunicar com seus semelhantes que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem segundo Vygostsky o intercambio é necessário para que seja possível a comunicação mais sofisticada da segunda função da linguagem ele consiste nos signos, quais simplificam e generalizam a experiência vivida que permite que seja transmitida aos outros.
O desenvolvido de pensamento e da linguagem tem como origem diferenciar e desenvolver a trajetórias diferentes e independentes que ocorre a estreita ligação entre dois fenômenos. Antes do pensamento e a linguagem se vincular existe também a criança pequena que é na fase pré-verbal que o desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. Antes de dominar a linguagem a criança demonstra a capacidade de resolver os problemas práticos de utilizar os instrumentos e meios indiretos para conseguir determinado objetivo. 
O significado das palavras é o componente essencial da palavra e é ao mesmo tempo que o ato de pensamento pois o significado de uma palavra já é a generalização, isso significa que o pensamento e a fala se une em um só pensamento verbal. Seu significado encontra em uma unidade das duas funções básicas da linguagem que é o intercambio social e o pensamento generalizante. O uso da linguagem também serve como instrumento de pensamento na internalização da linguagem isso é que não é apensas por falar com as outras pessoas que o individuo da um salto qualitativo para o pensamento verbal isso é chamado de discurso interior pois é dessa forma que a linguagem interna é dirigida ao próprio sujeito e não a um interlocutor externo o discurso sem vocalização é voltado para o pensamento com a função de auxiliar o individuo nas suas operações psicológicas. No estudo da transição o discurso socializado e o discurso interior Vygotsky usa a fala egocêntrica como um fenômeno relevante ara a compreensão dessa transição. 
Vygotsky procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da historia humana, mas não chegou a nenhum conceito estruturado no desenvolvimento humano que abrangesse o processo de constituição psicológica do nascimento até a idade adulta. Nesse percurso o desenvolvimento é o aprendizado que possibilita o contrato do individuo com certo ambiente cultural, os níveis de desenvolvimento pode ser divido em níveis. Desenvolvimento real refere-se as conquistas que são consolidadas na criança que já aprendeu e domina indicando os processos mentais das crianças que já se estabeleceram considerando como funções já amadurecidas, desenvolvimento potencial corresponde aquilo que a crianças é capaz de fazer com ajuda de outra pessoas. A distancia entre o desenvolvimento rela da criança e o desenvolvimento potencial existe a zona de desenvolvimento proximal que é o que chama de funções que estão em processo de maturação que se refere as funções que amadurecerão e que estão em estado embrionário é considerado na educação das crianças que mesmo com as intermediação de adultos a criança ainda pode não estar preparada com algumas tarefas. Vygostky também tratou de alguns temas clássicos da psicologia como a percepção, a atenção e a memória. 
Com a proposta de explorar os desdobramentos suas propostas abirda três aspectos fundamentais que é o funcionamento do cerebral como suporte biológico, a influencia da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos e a atividade do homem no mundo inserindo então em um sistema de relações sociais com o principal foco de interesse dos estudos em psicologia. Um dos pensamentos de Vygotsky é a ideia de que as funções mentais superiores são construídosao longo da historia social do homem onde seu principal objetivo é o desenvolvimento psicológico que não pode ser buscado em propriedade natural do sistema nervoso isso significa que o cérebro é um sistema aberto para transformar suas estruturas e mecanismos de funcionamento podendo assim adaptar as diferentes necessidades e servindo as diversas funções estabelecidas na historia do homem. 
Outra importância para Vygostky foi a atividade humana em forma de relação do homem com o mundo dirigida por motivos a serem alcançados isso é que por objetivos planejados suas ações agem de formas intencionais, a estruturas da atividade humana é divida em três níveis de funcionamento a atividade propriamente dita, as ações e as operações.

Outros materiais