Buscar

Resumo abordagem psicanalítica Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Ms. Ronaldo Alexandrino
Resumo 
 Livro Psicologia do desenvolvimento volume 1 
Teorias do desenvolvimento conceitos fundamentais
Capítulo 3 Modelo Piagetiano (Clara Regina Rappaport)
Nome: Patrícia Elenice da Silva
R.A: 2016001946
Série: 2º Semestre 
Vinhedo
2016
Modelo piagetiano
Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Piaget teve como principal objetivo a seguinte questão como é que se aprende? Por ser biólogo ele afirma que o sujeito é um ser biológico em toda sua pesquisa. 
Cria-se então uma teoria cognitivista entre a pedagogia e psicologia, ele ternou então um conceito de pré-existente e aplicou o desenvolvimento da inteligência do individuo. A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas.
	Existem alguns pressupostos teóricos, o interacionismo onde afirma que ninguém aprende sozinho, é necessário que se interaja um com o outro, a ideia de que o construtivismo contribui com o conhecimento onde não se aprende de um dia para o outro tudo é questão de tempo. Alguns fatores que interfere com o desenvolvimento é a maturação orgânica onde é desenvolvida a maturidade na medida em que o corpo já esteja realmente maduro, já no caso da experiência adquirida física e lógica onde todos necessitam de experiência para aprender, a interação que o necessário é conviver um com o outro e a equilibração onde todo aprendizado é sustentado através do equilíbrio. 
	Nosso conhecimento é construído através de esquemas onde a parte principal é o aprender dividindo esse esquema em partes diferentes (desequilibrar, assimilar, acomodar e equilibrar), deve ser lembrado que quem desequilibra o sujeito é o social, por exemplo, o professor. Nossa inteligência é dividida por organismo e meio onde o meio significa local onde esta sendo aprendido. 
	Lembra-se que todos precisaram de uma adaptação para que se possa aprender a ação sobre o objetivo do conhecimento. A epistemológia genética é o fundamento da teoria biológica criado por Piaget, onde aprendemos do estagio menor para o maior nosso conhecimento por vez então é algo que cresce de acordo com nosso corpo. 
O conceito que deve ser lembrado é a aprendizagem e o desenvolvimento. A aprendizagem faz a uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma ordena ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato. Responsável, portanto pela formação do conhecimento.
Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas. O desenvolvimento passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento de acordo com Piaget.
	Período sensório-motor (0-24 meses): É o período onde os 5 sentidos está sendo descoberto ele ocorre à organização do seu desenvolvimento nos aspectos perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social então começará, portanto, alguns reflexos que irão aos poucos se transformando em esquemas.Com isso vemos que a criança vai aperfeiçoando alguns movimentos reflexos e adquirindo habilidades e chega ao final do período já é gerado objetos, tempo, espaço, causalidade objetivados e solidários, entre os quais situa a si mesma como um objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem
Período pré-operacional (2-7 anos): é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, a inteligência é anterior à emergência da linguagem desse modo, a linguagem é considerada como uma condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento, pois existe um trabalho de reorganização da ação. Portanto neste estágio, embora a criança apresente a capacidade de forma lógica e coerente em função da aquisição de esquemas na fase anterior ela apresentará, um erro de entendimento da realidade desequilibrado em função da ausência de esquemas conceituais. 
Período operações concretas (7 -11, 12 anos): Nessa idade a criança já iniciou o período escolar, com isso sua evolução mental também, Piaget avalia que há um monólogo coletivo quando os alunos trabalham “juntos”, sendo que todos podem estar falando sobre o mesmo assunto, porém não conseguem manter uma conexão que caracterize o trabalho em equipe. Essa característica é denominada de linguagem egocêntrica. 
Período das operações formais (12 anos em diante):  Nessa fase, a relação corpo, a mente e a sociedade passam por modificações   que exigem dela que se mostre a capacidade de estabelecer relações mais complexas entre os objetos físicos e sociais, também que tome decisões a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo. O mundo que cerca o adolescente será o local onde ele irá buscar informações para adquirir maior capacidade de realizar operações mentais mais complexas. Para pensar e agir no mundo que o cerca, necessita conhecê-lo com seus próprios olhos, razão pela qual se diz que o jovem precisa sair para o mundo, aprender com a experiência, conhecer pessoas diferentes e novas ambientes.

Outros materiais