Buscar

Fisiologia II (Revisão/Prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Perguntas Para Avaliação
IATF
Oque e estra? Quais os sinais que as vacas apresentam com estra?
E quando a vaca apresenta o cio, apresenta de varias formas, a principal e quando aceita ser montada, outra formas são quando o muco esta cristalino...
Quais as vantagens da IATF?
Melhoramento genético;
Não a precisão de observação de cio;
Maior numero de bezerros por lotes;
Não precisa ocupar os pastos perto do curral;
Apenas tres manejos com o gado;
Como funciona a técnica da IATF?
A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possam inseminar essas fêmeas em dia e horas pré-determinados, com boas taxas de concepção.
A IATF deve ser utilizada em propriedades assistidas por veterinário capacitado, com adequado manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, com fêmeas em boa condição corporal e períodos acima de 45 dias de pós-parto, vacas com maior facilidade de prenhes são vacas de ECC 3.
Hipomotilidade Equina
Oque é o Íleo dinâmico?
O íleo dinâmico caracteriza-se pela falta de motilidade em um segmento do trato gastrointestinal (TGI), associado a doenças como obstrução, duodenite/ jejunite proximal e disautonomia. Sepse, peritonite, dor e inflamação intra ou extra-peritoneal também podem causar íleo dinâmico, bem como a endotoxemia, que pode acompanhar qualquer uma dessas enfermidades.
Fale sobre a fisiologia da motilidade gastrointestinal dos equinos:
A atividade gastrointestinal envolve elevado grau de organização entre vias centrais e periféricas, neurônios e vias neurais, além das vias motoras necessárias para regular a motilidade intestinal. Após recepção de sinais externos, o estímulo para contrair ou relaxar é posteriormente controlado pela interação entre neurônios entéricos extrínsecos e intrínsecos, via sistema nervoso simpático e parassimpático, células intersticiais de Cajal, músculo liso entérico, motilina, receptores da motilina e sistema neurotransmissor não adrenérgico não colinérgico. A estimulação parassimpática estimula a motilidade e secreção gastrointestinal. O estímulo parassimpático origina-se do núcleo vago e é transmitido através dos nervos pélvicos e nervo vago. A acetilcolina é o neurotransmissor tanto na junção sináptica quanto na junção neuromuscular. Os receptores colinérgicos nos plexos entéricos são receptores nicotínicos e no músculo liso são receptores muscarínicos do tipo 2 (M2 ). O sistema nervoso simpático desempenha função inibitória na motilidade intestinal, através dos receptores adrenérgicos. Embora a motilidade gastrointestinal necessite de complexos mecanismos de controle, ela baseia-se na capacidade de o músculo liso visceral gerar alterações cíclicas no potencial de membrana em repouso, dando origem a ondas espontâneas de despolarização, resultando em contrações rítmicas do músculo liso. 
Cólica por compactação pode causar hipomotilidade? Explique.
Sim. Dentre as variadas causas da síndrome cólica, estão as compactações intestinais, que são acúmulos de ingesta que se ressecam, podendo ocorrer em qualquer segmento do cólon maior, resultando em obstrução total do livre trânsito intestinal. A compactação pode ocorrer pela natureza do alimento ou secundaria a baixa motilidade intestinal causando atraso na passagem dos alimentos pelo intestino, resultando em condensação excessiva do material fecal de forma que o movimento da massa pelo peristaltismo torne-se prejudicado. Se o processo for prolongado, o cólon se torna insensível aos estímulos causados pela distensão, que normalmente provocariam a defecação, levando a um quadro crônico. 
Sistema Urinário
Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário e as funções de tal sistema?
O sistema urinário é composto por 2 Rins, 1 Bexiga urinária, 2 Ureteres, 1 Uretra, dentre as principais funções do sistema urinário estão a produção, armazenamento e eliminação da urina, a regulação do volume e composição química do sangue e seu volume, a eliminação do excesso de água e resíduos do corpo, a manutenção do equilíbrio eletrolítico do corpo, do pH sanguíneo, auxilio na regulação da produção de hemácias, regulação da pressão arterial, dentre outras. 
Como o sistema urinário auxilia do controle da pressão arterial?
Os rins controlam a pressão arterial de vários modos. Se a pressão aumenta, os rins aumentam a excreção de sal e água, o que reduz o volume sanguíneo e faz a pressão retornar ao normal. Por outro lado, se a pressão cai, os rins diminuem a excreção de sal e água e, consequentemente, o volume sanguíneo aumenta e a pressão retorna ao normal. 
Os rins também podem elevar a pressão arterial secretando a enzima renina, a qual estimula a produção do hormônio angiotensina, o qual, por sua vez, desencadeia a liberação do hormônio aldosterona. Em razão ao importante papel dos rins no controle da pressão arterial, muitas doenças e anomalias renais podem causar o aumento da pressão arterial. Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão. Da mesma forma, inflamações renais de diversos tipos e à lesão renal uni ou bilateral também podem provocar aumento da pressão arterial. 
Sempre que uma alteração provoca a elevação da pressão arterial, é desencadeado um mecanismo de compensação que procura compensar esse aumento e manter a pressão em níveis normais. Assim, um aumento no volume do sangue bombeado pelo coração, o qual tende a aumentar a pressão arterial, faz com que os vasos sanguíneos dilatem e que os rins aumentem a excreção de sal e água, o que tende a reduzir a pressão arterial. Entretanto, a arteriosclerose produz enrijecimento das artérias, impedindo sua dilatação, a qual auxiliaria na redução da pressão arterial aos seus níveis normais. Alterações arterioscleróticas renais podem comprometer a capacidade dos rins de excretar sal e água, o que contribui para a elevação da pressão arterial. 
Uma queda na pressão arterial (1) provoca a liberação de renina, uma enzima renal. Por sua vez, a renina (2) ativa a angiotensina (3), um hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas), aumentando a pressão arterial. A angiotensina também desencadeia a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais (4), provocando a retenção de sal (sódio) e a excreção de potássio. O sódio promove a retenção de água e, dessa forma, provoca a expansão do volume sanguíneo e o aumento da pressão arterial.
Explique o funcionamento normal do néfron. 
O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.
Na camada mais externa do rim, conhecida como cortical, encontram-se principalmente os néfrons corticais, que é constituído por túbulos coletores de menor tamanho do que os localizados próximos à região medular. Esta camada do rim, por sua vez, localiza-se no centro do órgão e é constituída, principalmente, pelos longos túbulos coletores de urina, juntando-se em túbulos maiores terminando na pelve renal.
O glomérulo é uma rede de novelo de capilares sanguíneos, por onde há a circulação de sangue arterial que é filtrado por esta estrutura. Já os túbulos coletores possuem a função de absorver parte do líquido que é filtrado pelos glomérulos e, de acordo com as necessidades do organismo, este túbulo pode secretar substâncias.
Após o sangue ser filtrado pelos glomérulos, o líquido resultante passa para a cápsula de Bowman, que envolve esse emaranhado de capilares, e em seguida, o líquido passa para o túbulo contorcido proximal. Deste, passa pela alça de Henle, que logo após penetra no túbulo contorcido distal, que termina em um canal coletor. Este canal acumula a urina proveniente de diversos néfrons, lançando-a na pelve renal.Basicamente, a função do néfron consiste em limpar o plasma sanguíneo das substâncias que não podem permanecer no organismo, sendo que ao passo que o líquido resultante da filtração glomerular passa pelos túbulos contorcidos, substâncias úteis ao organismo (água e grande parte dos eletrólitos), são reabsorvidas voltando para a circulação sanguínea, e as que não são úteis (creatinina e uréia, por exemplo), passam direto indo compor a urina, juntamente com outras substâncias que são secretadas pelas paredes dos túbulos contorcidos.
RABDOMIÓLISE
DEFINA RABDOMIÓLISE.
RABDOMIÓLISE É UM PROCESSO INFLAMATÓRIO QUE ACOMETE OS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS OCASIONANDO A QUEBRA DA FIBRA MUSCULAR DECORRENTE DO ACÚMULO DE ÁCIDO LÁTICO. GERALMENTE ACOMETE ANIMAIS NÃO CONDICIONADOS E SUPERALIMENTADOS COM DIETAS RICAS EM CONCENTRADO.
QUAIS OS SINTOMAS DA MIOGLOMINÚRIA PARALITICA?
STRESS MUSCULAR, INCORDENAÇÃO MOTORA, RIGIDEZ Á LOCOMOÇÃO (O CAVALO PODE ASSUMIR A POSIÇÃO DE CÃO SENTADO), TREMORES MUSCULARES, DOR, URINA ESCURA, CONGESTÃO DAS CONJUNTIVAS, DESIDRATAÇÃO E AUMENTO NAS FREQUÊNCIAS CARDÍACAS E RESPIRATÓRIAS E AUMENTO DA TEMPERATURA, PRINCIPALMENTE NA MUSCULATURA DOS MEMBROS POSTERIORES.
COMO SE DA A INSUFICIÊNCIA RENAL DECORRENTE DA RABDOMIÓLISE?
A RUPTURA DA FIBRA MUSCULAR LIBERA GRANDE QUANTIDADE DE MIOGLOBINA NA CORRENTE SANGUINEA. AO SER DRENADO PELO SISTEMA RENAL, A MIOGLOBINA PIGMENTA  A URINA E O ECESSO DE PROTEINA NO SANGUE E NOS RINS LEVA Á AZOTÚRIA (AUMENTO DA URÉIA E CREATINA NO SANGUE), CAUSANDO LESÃO RENAL.
Estresse em bovinos durante a lactação
O controle da temperatura corporal de um animal se dá pelo equilíbrio do calor produzido pelo organismo e do ganho do ambiente com o perdido para o mesmo ambiente. Para dissipar ou reter calor o animal utiliza-se de mecanismos fisiológicos e comportamentais. Tais mecanismos contribuem para a manutenção da homeotérmica. Dentre esses mecanismos, para dissipar calor, podem-se citar?
Aumento de taxa respiratória, aumento dos batimentos cardíacos, sudorese, aumento na ingestão de água, diminuição na ingestão de alimentos, etc.
Quais os dois principais sistemas fisiológicos que respondem ao estresse? 
O sistema nervoso simpático e o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
Quando as vacas são submetidas a uma situação de estresse prolongado, a resposta desencadeada limita as demais funções fisiológicas como? 
O crescimento, a reprodução, Diminuição de ganho de peso, baixa produção de leite e a resposta imune enfraquecida.
ESTRESSE OXIDATIVO
O que é estresse oxidativo?
O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e atuação dos sistemas de defesa antioxidante
2- A produção continua de radicais livres durante os processos metabólicos culminou no desenvolvimento de mecanismos de defesa antioxidante.Qual objetivo do sistema de defesa antioxidante?
Estes tem o objetivo de limitar os níveis intracelulares de tais espécies reativas e controlar a ocorrência de danos decorrentes.
3- Onde ocorrem os mecanismos de geração de radicais livres?
Os mecanismos de geração de radicais livres ocorrem, normalmente, nas mitocôndrias, membranas celulares e no citoplasma.
Ovariohisterectomia (em cadelas)
O que é ovariohisterectomia?
É um procedimento cirúrgico que visa remoção dos ovários, tuba uterina e útero. 
Quais são os benefícios da ovariohisterectomia?
Gravidez indesejáveis, evita doenças sexualmente transmissíveis, cistos ovarianos, tumores mamários, gravidez psicológica, infecção uterina, câncer no útero.
Após uma ovariohisterectomia, onde são produzidos os hormônios testosterona e progesterona?
Glândula suprarrenal (glândula adrenal).
TERMORREGULAÇÃO
QUAL O CONCEITO DE TERMORREGULAÇÃO?
A termorregulação pode ser entendida como um conjunto de mecanismos que permitem regular a temperatura corporal interna de um organismo, de forma a mantê-la dentro de valores compatíveis com a vida quando a temperatura do meio externo varia.
QUAIS SÃOS AS 2 (DUAS) ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS PARA CONTROLAR O ESTRESSE TÉRMICO?
Duas estratégias fundamentais são: reduzir o ganho de calor, diminuindo a carga resultante de insolação e maximizar a perda de calor através da redução da temperatura do ar e do ambiente ou promover a maior perda evaporativa do calor diretamente pelos animais.
Quais são os métodos para controlar o estresse térmico?
Fatores como sombra provida de árvores ou de sombrites, aspersores ou nebulizadores, ventiladores, mudanças na dieta e no fornecimento do alimento podem ser utilizados como métodos para evitar o estresse térmico sobre os rebanhos.
CASTRAÇÃO DE MACHOS
Qual órgão vai liberar os hormônios na ausência dos testículos?
No sexo masculino, a testosterona é majoritariamente produzida nos testículos, entretanto, uma pequena quantidade é secretada também pelas glândulas suprarrenais (órgão localizado acima dos rins, dentro do abdômen). 
Qual a diferença entre vasectomia e castração?
A vasectomia caracteriza-se como um método de interrupção do canal deferente. O procedimento apenas torna o cão incapaz de procriar, ou seja, seu desejo sexual, sua personalidade e as demais características continuam as mesmas.
A castração é escolhida, na maioria das vezes, por causa do comportamento do animal. Nestes casos a vasectomia não ajudará em nada, tendo em vista que, ela somente torna o cão infértil, mas ele continua produzindo testosterona normalmente, diferente do animal que teve os testículos retirados.
Quais os pontos positivos e negativos da castração em animais de produção? E cite quais métodos podem ser aplicados.
A castração dos machos possibilita melhor acabamento da carcaça e consequentemente, melhor qualidade da carne. Porém, essa prática apresenta vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas antes de ser implementada em um sistema de produção de gado de corte. A castração do macho consiste na ablação testicular ou na supressão funcional dos seus órgãos reprodutores e tem como principal atrativo facilitar o manejo, já que torna os animais mais dóceis, permite a mistura de bois e vacas em um mesmo lote e elimina os distúrbios da conduta sexual. Estas são algumas das vantagens de se castrar bois, além do fato que as carcaças de animais castrados são de melhor qualidade e que possuem maior aceitação no mercado do que as dos machos inteiros. Em contrapartida, sistemas de produção baseados em bovinos inteiros, por outro lado, são atrativos devido ao melhor desempenho dos animais mantidos inteiros em relação aos castrados. Animais inteiros apresentam maior velocidade de ganho de peso e são mais eficientes na transformação dos alimentos oferecidos em peso vivo, produzindo cerca de 10% a mais de peso do que os castrados, quando submetidos a uma mesma alimentação. Dentre as opções, temos a castração: química, parcial, bilateral, imunocastração e angiotripsia.

Outros materiais