Buscar

AULA 3 - FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A barba não faz o filósofo!
O dito popular “A barba não faz o filósofo” pode nos ajudar a compreender um pouco melhor a importância da reflexão filosófica. Vimos que a Filosofia nos ajuda a organizar as ideias, a pensar com mais cuidado sobre a vida e sobre nós mesmos. E por que precisamos pensar melhor? Porque não vivemos sozinhos. Você pode ter entre ouvido algumas teorias, nomes de pensadores, pode ter descoberto que filósofos como Platão e Aristóteles já foram estampados em moedas gregas, Voltaire em cédulas do dinheiro francês, Kant, Marx e Russell em selos para postagens. Pode ter reconhecido a importância de seus pensamentos, mas, possivelmente, não se perguntou sobre a possibilidade de aplicar algumas de suas ideias nas suas experiências cotidianas (MARCONDES e FRANCO, 2011).
A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência.
A postura reflexiva pertence à Filosofia e influencia a base de todas as ciências porque nos separa do pensamento do senso comum, bem como das explicações científicas já superadas por novos paradigmas
O que significa “refletir”?
Refletir significa, antes de tudo, organizar o pensamento para o conhecimento. Significa o distanciamento em relação ao objeto a ser investigado para se verificar as próprias condições do ato de conhecer. E, nesse ponto, os pressupostos do próprio pensamento são questionados. Por isso, há uma presença visível e invisível da Filosofia em nossas vidas. A própria ideia de educação do ser humano é construção filosófica. Então, o que faz o filósofo é a qualidade de sua reflexão, não sua barba!
 Podemos pensar que a reflexão nos conduz a algumas ideias: em primeiro lugar, trata-se de um exercício hermenêutico na tentativa de se compreender as razões ou motivos que fundamentam pensamentos e ações; em segundo lugar, possibilita a redefinição de ideias, assim como outras concepções à luz de novos tempos. Em terceiro lugar, é uma atitude que nos liga ao outro porque somos seres comunicativos, logo, mediados pela linguagem. Não há como existir sem estar no horizonte da alteridade, e a linguagem significa essa proximidade com o outro (CARBONARA, 2008).
Já que não é a barba que faz o filósofo, mas a sua reflexão, como devemos proceder?
Ao ler um texto, por exemplo, devemos observá-lo como parte de um sistema coerente de argumentos, conceitos e proposições do seu autor. Há uma lógica interna dos argumentos que precisa ser descoberta pelo leitor. Seja um texto jornalístico ou algo mais complexo, há sempre uma intencionalidade que precisa ser desvelada.
Para ler um texto ou pensar de maneira reflexiva, devemos buscar, em primeiro lugar, um esforço efetivo para a compreensão da inteligência do texto/pensamento. Usa-se esse método de leitura/investigação para se compreender a lógica interna do texto/pensamento.
E é certo afirmar: se não entendermos essa lógica intrínseca ao texto, não poderemos compreender os argumentos que lá habitam. Por isso, a Filosofia nos ensina a perguntar. O papel da Filosofia não se reduz a um ensinamento de teorias, mas envolve, antes de tudo, a capacidade de perguntar e avaliar a nossa vida de maneira crítica, as maneiras de ser e agir de nossa época, por exemplo. Sua vitalidade repousa sobre esse enfrentamento dos problemas concretos da vida humana. Por quê? Porque a educação do pensamento crítico e a cidadania desempenham um papel essencial na organização democrática das sociedades contemporâneas.
No momento em que a Filosofia nos ensina a pensar sobre nossos próprios pensamentos, a provocar as condições de possibilidade de reconhecimento na pessoa do outro, está construindo um dos aspectos mais importantes da cidadania: a percepção de que precisamos lidar com “a diversidade, a diferença, a tolerância e o diálogo” (CASSOL, 2008, p. 152).
A consciência de si e o exercício da crítica
Segundo Jaime Paviani (2008, p. 8), “A filosofia de Platão nasce de perguntas e de respostas contextualizadas, do exame refutativo, (...) da busca da verdade e do desejo de livrar o homem dos sofismas e da falsa retórica”.
Platão nos ofereceu importantes diálogos que nos permitem experimentar o pensamento reflexivo em seu acontecer. São diálogos, porque a presença do outro é indispensável para o reconhecimento de nossos limites e do desenvolvimento da autoconsciência de si (CASSOL, 2008).
A autoconsciência de si desvela a nossa condição como seres de relação, inseridos numa sociedade, que, por sua vez, interfere em nossa própria construção como sujeitos pensantes e no despertamento para a postura crítica. Elementos que viabilizam a construção e a manutenção de uma democracia efetiva (CASSOL, 2008).
A caverna de Platão
Numa importante passagem da obra República, Platão revela a íntima relação entre Filosofia, diálogo e a autonomia do pensar. Trata-se do mito da caverna, em que Sócrates relata uma estranha história de homens prisioneiros, desde o nascimento, no interior de uma caverna. Esses cavernícolas foram colocados nessa condição pelos sofistas.
A República de Platão investiga as condições de possibilidade para o Estado ideal e o Filósofo como o melhor governante. Por isso, a sua concepção fundamenta-se no cuidadoso estudo sobre o conhecimento (DUPRÉ, 2015).
O anel de Giges
Na República, livro II, o filósofo apresenta uma outra tese interessante: a de que ninguém seria honesto naturalmente. Será?
Em seu modo de ver, agimos conforme as regras porque somos motivados por fatores externos à nossa consciência, tais como: medo de reprovação social, medo da sanção judicial, temor de represálias etc.
A prática do mal estaria vinculada à ignorância, ou seja, ao desconhecimento. Por isso, Platão e seu mestre Sócrates lutaram pelo pensamento autônomo, pela necessidade de reflexão que significa um pensar sistemático, que investiga os fundamentos, analisa definições etc. Assim, antes de agir, o sujeito deve refletir sobre sua ação e basear sua postura em princípios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes