Buscar

ATIVIDADES RESP. DE PLAN. DE CARREIAS AULAS. 1 A 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANEJAENTO DE CARREIRAS
AV.1
	
	
	1.Como é chamado o exame que é realizado pelo MEC e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências? ENADE
2.Um dos problemas mais comentados em termos de Educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio. Neste contexto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I- 39 é a colocação do Brasil no ranking que avalia o nível da educação em 40 países, de acordo com pesquisa realizada pela Pearson International em 2012.
 PORQUE
II- Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira
3.Os alunos graduandos ao montarem suas grades curriculares:
	
	Devem escolher disciplinas compatíveis com o seu período
4.Sobre os processos administrativos utilizados no dia a dia na universidade, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - Os atendimentos junto a coordenação de curso e secretaria deverão ser agendados no ambiente virtual.
II - No campus virtual especificamente nos itens: Menu Acadêmico - Estrutura curricular, você poderá montar as disciplinas do semestre. Havendo dúvidas poderá se dirigir ao coordenador de curso para orientá-lo.
III - A emissão e a solicitação de acertos em boletos podem ser tratadas no item "requerimentos" do ambiente virtual.
IV - O Espaço Estágio Emprego (E3) é um ambiente empresarial moderno criado pela Estácio para orientá-lo em relação ao mercado de trabalho. Inclusive, esclarecer dúvidas sobre documentações de estágio.
	
	I, II, III, IV estão corretas.
5.O que vem a ser competência?
 Capacitação para mobilizar recursos com objetivo de resolver situações complexas inerentes a área de formação.
 
6.Analise as duas afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A internet revolucionou a comunicação, trazendo uma grande diversidade de conteúdos e os recursos online de interação em rede permitem compartilhar conteúdos, ideias, imagens, vídeos, textos, músicas etc. Sendo assim, o papel das mídias sociais no aprendizado se mostrou fundamental.
PORQUE
II- A aprendizagem irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências, pois criar grupos, levantar discussões, indicar links e trocar documentos são os meios mais usuais de se usar a rede para estudo.
 As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
 7.Assinale a opção em que todos os exemplos correspondem à receitas:
 Salário, 13º, férias e pensão.
8.O crédito é uma fonte complementar de recursos que não são nossos, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras e outros), que favorece a antecipação do consumo para a aquisição de bens e serviços.
Assinale a alternativa referente a uma DESVANTAGEM de se obter crédito:
 Limitar o consumo futuro, uma vez que implica em pagamento de juros.
9.Aplicar em ações é um investimento em renda variável, que está sempre sujeito à grandes variações em decorrência do que ocorre no mercado. Portanto, esta modalidade NÃO é recomendável para:
 Investidores conservadores que contam com poucos recursos para investir
	10.O investidor disponibiliza seus recursos financeiros em troca de taxa de juros. O retorno tem de produzir riqueza, ou seja: (assinale a opção correta)
	
 A taxa de retorno deve superar a inflação e sobrar dinheiro.
TC AULA 1
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são os alunos que se encontram no ensino médio e não dominam habilidade de ler e escrever.
PORQUE
II - Ao ingressar no modelo de Ensino Estácio o aluno é conduzido a um processo de testes referentes a alguns conhecimentos que serão necessários para levar o curso adiante e alcançar sucesso na sua profissão. Na finalização dos testes o aluno recebe um diagnóstico e recomendações para se aperfeiçoar e participar dos nossos programas de nivelamento.
 	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
2.Na precariedade da educação brasileira, principalmente no que concerne à rede pública, encontram-se diversos problemas, entre eles temos:
I- Falta de vontade política em priorizar gastos na educação.
II- Falta de oferta de vagas em relação à demanda de alunos.
III- Falta de vontade do aluno em estudar.
Assinale a alternativa correta:
	As afirmativas I e II estão corretas.
3.Um dos assuntos mais debatidos em nosso país nos últimos anos em termos de Políticas Públicas, refere-se à Educação. Sobre o assunto, conforme vimos em aula, podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):	
Em nosso país, existe notoriamente uma carência de qualidade da Educação Básica, em especial do Ensino Médio.
4.Conforme constatado em pesquisas apresentadas no conteúdo, ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa. Com base nestes números, é possível supor:	
Estes índices revelam dificuldades de acompanhamento por parte dos alunos no ensino médio e, consequentemente, no ensino Superior.
	
5.Quais os cursos chamados de Stricto Sensu?	Pós-Graduação e MBA
	
6.É sabido que não existem atalhos para o sucesso, mas, por outro lado, existem opções que nos levam por um caminho mais seguro, eficiente e transformador como a EDUCAÇÃO. Contudo, temos também uma parte importante a realizar por nossa conta, de forma a obtermos uma trajetória vitoriosa. Dentre as alternativas a seguir, escolha a opção que contém as alternativas que constituem essa preparação para o curso superior e para o mercado de trabalho.
1- Para tudo que desejamos alcançar é indispensável um bom planejamento. É importante não perder o foco do que se deseja atingir, pois isso é um fator crítico para o sucesso pretendido.
2- As empresas não deixarão de ser competitivas se não possuírem colaboradores preparados e interessados na constante aprendizagem.
3- Devemos fazer uma autoavaliação constante para identificarmos onde há necessidade de adquirirmos ou aperfeiçoarmos competências para atender um mercado cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças.
4- O estágio é fundamental para que possamos, além de aplicar os conceitos vistos nos bancos universitários, vivenciar a realidade de diversas áreas de atuação e, assim, aprimorar competências e habilidades específicas.
Estão corretas: 	Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas
7.Um dos problemas mais comentados em termos de educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da educação básica, em especial do Ensino Médio. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A geração nem-nem, assim chamada a geração de jovens que nem estudam, nem trabalham, ameaça a competitividade brasileira e o futuro do país.
8.Em entrevista, a atleta de Taekwondo Lohane Tavares discorre sobre disciplina: não basta gostar do que se faz, temos que amar, ter foco e dedicação. Segundo a visão desta atleta é correto afirmar que:	
para ser um profissional de sucesso temos que amar o que fazemos, superando os obstáculos com resiliência e dedicação;
TC. AULA 2
1.De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), investir em uma formação de ensino superior é garantia de ganhos futuros. Com relação ao descrito acima, avalie as afirmações a seguir:
I) A formação superior amplia a liberdade de escolha, oferece mais chances para ocupar melhores posições.
II) A formação superior contribui para melhorar a qualidadede vida do estudante e até de outras pessoas com quem convive.
III) A formação superior proporciona uma melhor escolha da empresa onde vai trabalhar.
Assinale a alternativa correta:
I, II e III
	
2.Um profissional recém-formado deseja dar prosseguimento à sua formação profissional. Sua graduação ocorreu numa área técnica (Engenharia). Trabalha atualmente numa empresa com perfil técnico-operacional. Seu objetivo de curto prazo é uma melhoria salarial e uma ascensão funcional dentro de sua carreira. Qual seria a opção de formação mais indicada, visando este objetivo?
	Uma pós-graduação latu sensu dirigida à especialização profissional
	
3.No texto do material didático intitulado Palavras "mágicas", temos a narrativa:
Algumas pequenas palavras e expressões possuem uma força incrível. Dizer "bom-dia", "por favor", "obrigado(a)", "com licença" faz a diferença. Pratique esse hábito!
 O texto chama atenção para a necessária educação que deve fazer parte de nosso cotidiano, viabilizando inclusive novas oportunidades em decorrência deste aspecto comportamental. 
 Diante desta afirmação, assinale a única questão que NÃO atende a proposta do enunciado:
	A educação não gera nenhuma diferença, seja profissional ou pessoalmente
	
4.Indique, de acordo com as alternativas abaixo, qual a função do coordenador do curso em relação aos seus alunos no curso de graduação ?
	Ele é responsável pela orientação do aluno em relação ao curso que ele está cursando.
5.De que forma os cursos de Graduação podem ser divididos?
	Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos
6.Durante o curso, todos convivemos presencial ou virtualmente com membros da comunidade universitária. Dentre eles, quem é responsável pela administração acadêmica do campus, sendo especialista nos processos acadêmicos, e orienta os alunos em relação à instituição de ensino? (assinale a alternativa correta) 	gerente acadêmico
7.O Modelo de Ensino Superior Estácio não é apenas um acúmulo de conteúdo teórico. Há outras atividades acadêmicas que se inserem no Projeto Pedagógico do Curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC, que variam de curso para curso.
Ao componente curricular obrigatório ao final dos bacharelados e licenciaturas, como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, que pode ser apresentado sob forma de uma monografia, um artigo científico, ou um projeto, dependendo do curso, demonamos de: Trabalho de Conclusão de Curso.
8.: Acerca do processo ensino/aprendizagem assinale a alternativa INCORRETA
Na modalidade de ensino á distância, exclusivamente, o uso do tempo pode ser considerado como um fator crítico para o processo de aprendizagem, portanto deve ser muito bem gerenciado.
TC. AULA 3
1.A internet trouxe uma série de novas possibilidades para os profissionais do século XXI,como o acesso à uma grande quantidade de informações, pesquisas, interação com pessoas de outros países, educação on line etc. Neste contexto, onde predomina um fluxo de informações crescente e grande visibilidade pessoal, diversas oportunidades profissionais e realização de negócios poderão surgir. Entretanto, os profissionais precisam cada vez mais ficar atentos à construção de uma imagem positiva na grande rede. Neste sentido o relacionamento social na internet deverá ser marcado pela:
Ética
2.O estilo de aprendizagem que se vale dos sentidos para reter as informações, identificando pelo tato, procurando sem olhar e sendo mais atraído por dinâmicas e atividades práticas é denominado:	 Cinestesico
3.Paulo Vitor começou a trabalhar aos 18 anos como auxiliar administrativo e, hoje, aos 25 anos, resolveu realizar seu sonho de cursar uma graduação de Administração. Seu chefe lhe disse que a empresa estava disposta a investir nele, custeando o curso, mas que não poderia liberá-lo do cumprimento dos horários. Neste contexto, o mais importante neste momento é:	
Reconhecer a necessidade de administrar seu tempo e organizar seu estudo.
4.Quando estamos no trânsito e o farol vermelho nos impede de prosseguir, a percepção de tempo se associa à pessoa: se está com pressa, o farol demora; se está sem pressa, nem percebe que mudou para verde... A primeira constatação é: nunca vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. Controlar o tempo não é possível, mas controlar sua rotina sim. Neste contexto, saber administrar o tempo é: (assinale a alternativa INCORRETA)	
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, estando sempre ocupado.
5.Um estudante de Letras, para obter e reter informações, consegue estudar melhor lendo em voz alta, gravando a aula do professor ou conversando com seus colegas sobre o tema da aula, provocando discussões e debates, por exemplo. Assim,o estudante consegue aprender e demonstrar um estilo de aprendizagem predominante que é chamado de:
auditivo
6.Agora que Alice ingressou na Universidade e determinada em investir no seu futuro profissional, sabe o quanto é importante o autogerenciamento do curso. Por isto, ela resolveu gerar informações, respondendo algumas perguntas das ¿chaves para o sucesso¿, tornando possível a criação de um planejamento com a finalidade de concluir com sucesso o seu curso superior. Das chaves relacionadas a seguir qual NÃO corresponde às chaves para o sucesso?	
Chave do projeto, metas acadêmicas e financeiras.
7.Howard Gardner revolucionou a educação, a partir da década de 80, do século XX, com o desenvolvimento da teoria das Inteligências Múltiplas. Essa mudança de paradigma entra em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola tradicional. Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente diversas inteligências, que caracterizam as habilidades e facilidades das pessoas.
Podem ser consideradas inteligências descritas por Gardner, EXCETO: Existencial e sensorial
8.De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Qual está relacionada com a sensibilidade e capacidade de discernir, padrões lógicos ou numéricos?	Lógico-matemática
TC. AULA 4
1.Para evitar problemas na área de finanças pessoais é imprescindível que as pessoas e famílias brasileiras tenham um controle sistemáticos das entradas e saídas dos recursos financeiros. Para evitar problemas nestas área, todos especialistas em finanças pessoais recomendam o uso de um instrumento de controle e monitoramento, que seria o:
Orçamento
2.Pedro e Geraldo têm características distintas: Um tem muito medo de assumir riscos e o outro tem muita ousadia no uso de seus recursos financeiros. Pedro apesar de manter um considerável valor em sua poupança, ainda não quer assumir a prestação da compra de um imóvel, e continua poupando para um dia, comprar um imóvel à vista. Por outro lado, Geraldo se comprometeu com a prestação de um contrato de compra de imóvel, para futuramente vender com alguma margem de lucro. Ambos são biólogos e trabalham na mesma empresa com o mesmo nível salarial. Podemos dizer que:	
Pedro e Geraldo consideram que suas iniciativas gerarão resultados satisfatórios.
3.Maria efetuou o seu planejamento financeiro pessoal, mas, suas metas de gastos são sempre superadas. Isso acontece porquê:	 As receitas e despesas não foram calculadas adequadamente.
4.Recursos obtidos em instituições financeiras com destino definido, como compra de imóvel ou automóvel são chamados de:	Financiamentos
5.O serviço em que uma instituição financeira empresta dinheiro para o cliente utilizar conforme desejar, sem uma finalidade específica, e, em troca, o cliente paga juros pelo serviço é conhecido como:	Empréstimo Pessoal.
6.Em que consiste a receita bruta?	 são entradas sem descontos - valor total do salário
7.Matias é Gerente de uma determinada empresa de grande porte e, mantém um controle pessoal e mensal dos desembolsos que realiza com os pagamentos de contas de água, luz, telefone, aluguel etc. Assinale a alternativa que corresponde a estesdesembolsos:	 Gastos.
8.A empregabilidade é definida por Campos (2004) como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
O profissional deve desenvolver habilidades compatíveis com sua área de atuação.
As competências devem ser agregadas apenas na linha do conhecimento especifico.
As habilidades e competências devem ser agregadas na linha da multifuncionalidade.
As habilidades e competências devem ser desenvolvidas em conhecimentos específicos.
As opções I, III e IV estão corretas.
TC. AULA 5
1.O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são os mais antigos títulos de captação do setor privado. São oficialmente conhecidos como depósitos a prazo. (Aula 5, tela 8)
As instituições financeiras ao captarem recursos do público na forma de CDB e RDB buscam formas de rendimentos deste capital captado, que lhes permitam pagar os rendimentos obtidos pelo público de quem captou os recursos e ainda obter seus próprios rendimentos. Nesse sentido, constitui modalidade típica do uso desses recursos pelas instituições financeiras
a realização de empréstimos para capital de giro e para financiar aquisição de equipamentos
2.Considerando as características e diferentes destinações dos recursos financeiros, assinale (1) para Investimento; (2) para Financiamento; e (3) para Empréstimo, nas assertivas a seguir: ( ) São os recursos que possibilitam retornos ou rendimentos sobre o valor aplicado. ( ) São os recursos obtidos em Instituições Financeiras com destino e uso definido no momento da negociação. ( ) Seus principais exemplos são: caderneta de poupança, fundos de renda fixa , ações, etc. ( ) É o dinheiro concedido por instituições financeiras sem direcionamento, ou seja, pode-se utilizar o dinheiro para qualquer fim. ( ) Seus principais usos são: para compra de imóvel, veículo, realização de curso universitário, etc.	
1, 2, 1, 3, 2
3.O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Mas é óbvio que nem todos são assim... Como podemos classificar que o tipo do perfil de investidor que não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo, investindo em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos?	Investidor Agressivo
4.Qual programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC?.	FIES
5.Assinale a opção CORRETA a respeito da caracterização do investidor:	
O investidor agressivo não tem receio de investir em papeis de alto risco. Recorre ao mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos.
6.Antonio dispõe de algum capital para investimentos. Ele montou o seguinte sistema de investimentos: 35% do seu capital está em aplicações que oferecem maior rentabilidade, porém, possuem maior risco, e os restantes 65% estão aplicados em caderneta de poupança e títulos de renda do governo. Podemos afirmar que o perfil investidor do Antonio é:	Moderado
7.No mercado financeiro uma variável importante é conhecer o tipo de investidor de acordo com as suas caracteristicas dominantes. Para traçar este perfil as instituições financeiras fazem uso de formulários e questionários com perguntas que possam contribuir para determinar o perfil do cliente. Estas questões exploram os seguintes temas: idade do investidor, horizonte de investimento, tolerância a perdas, experiências anteriores com algum tipo de investimento, objetivo do investimento. Avalie as alternativas abaixo e escolha a que NÃO se enquadra na definição:	
	O investidor agressivo está disposto a correr riscos para obter mais ganhos, sendo assim, o mercado acionário não está entre os ativos escolhidos para aplicações.
8.Rodrigo está preocupado com as suas finanças pessoais. Ele está realizando mensalmente uma previsão das receitas e despesas, pois ele acredita que verificando as receitas e as despesas ele entenderá com precisão onde está gastando mais e poderá programar gastos e ganhos adequadamente. Sendo assim, podemos afirmar que Rodrigo está realizando um:	Orçamento

Outros materiais