A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
exercícios de história e fundament da fisiot

Pré-visualização | Página 2 de 7

Saiba  (0)
	
	O Decreto Lei n. 938 - de 13 de Outubro de 1969 define: a) Art. 1º. É assegurado o exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, observado o disposto no presente; b) Art. 2º. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de nível superior; c)Art. 3º. É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar , desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, marque a alternativa correta:
		
	 
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia porque este tem o direito e dever de realizar o diagnóstico Fisioterapêutico
	
	O Fisioterapeuta é um profissional que depende do diagnóstico médico para sua atuação.
	 
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia a partir do seu direito de prescrever a partir do diagnóstico médico
	
	A Fisioterapeuta precisa da autorização médica para executar seus métodos e técnicas Fisioterapêuticas.
	
	Existem os Fisioterapeutas e os Técnicos em Fisioterapia, cabendo somente ao Fisioterapeuta a autonomia profissional
	 4a Questão (Ref.: 201202319617)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovado pela Resolução nº. 10, de 3 de julho de 1978, estabelecida pelo COFFITO: I - ¿O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional zelam pela provisão e manutenção de adequada assistência ao cliente¿; II - ¿O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional avaliam sua competência e somente aceitam atribuição ou assumem encargo, quando capazes de desempenho seguro para o cliente¿; III - "São deveres do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação: divulgar na imprensa leiga declaração, atestado ou carta de agradecimento, ou permitir sua divulgação, em razão de serviço profissional prestado".
		
	 
	I, II e III estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Somente a II está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	Somente a I está correta
	 5a Questão (Ref.: 201202968617)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Foi o divisor de águas na fisioterapia, pois, com ele o profissional da fisioterapia começa a ter responsabilidade sobre o diagnóstico, prescrição e tratamento de pacientes,ou seja, deixou de ser auxiliar médico. Estamos falando de qual decreto?
		
	
	938/81
	 
	944/89
	
	938/79
	 
	938/69
	
	911/69
	 6a Questão (Ref.: 201202900475)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Compete ao Fisioterapeuta no campo da Vigilância Sanitária:
I. Integrar a equipe de Vigilância Sanitária.
II. Cumprir e fazer cumprir a legislação de Vigilância Sanitária.
III. Encaminhar às autoridades de fiscalização profissional, relatórios sobre condições e práticas inadequadas à saúde coletiva e/ou impeditivas da boa prática profissional
IV. Integrar Comissões Técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a qualidade, a eficiência e aos riscos sanitários dos equipamentos de uso em Fisioterapia.
V. Verificar as condições técnico-sanitárias das empresas que ofereçam assistência fisioterapêutica à coletividade.
 
		
	
	Apenas I e II são verdadeiras
	
	I, II , III e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	I, II e III são afirmativas verdadeiras
	
	Apenas I e III são verdadeiras
	 7a Questão (Ref.: 201202316549)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Brasil, a utilização dos recursos físicos na assistência à saúde iniciou-se por volta de 1879, na época da industrialização, devido ao grande número de acidentados do trabalho, e seus objetivos eram voltados para a assistência curativa e reabilitadora. Em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na reabilitação. Qual fato histórico teve fundamental importância para a criação dessa nova profissão no país?
		
	
	Haviam muitos adolescentes, nessa época, em fase de crescimento e o número de jovens portadores de escoliose chamava a atenção das autoridades.
	
	O governo brasileiro, através do SUS, trazia uma preocupação com essa nova profissão, que despontava na Europa e nos EUA, favorecendo a criação desse curso.
	
	Muitas mulheres estavam se inserindo no mercado de trabalho e em decorrência desse fato, acumulavam funções (doméstica e externa), apresentando lesões diversas.
	 
	A incidência de poliomielite atingia índices alarmantes e como consequência o número de indivíduos portadores de sequelas motoras necessitava de uma reabilitação para a sociedade.
	 
	Após a II guerra surgem as escolas de cinesioterapia, no Brasil, para tratar e/ou reabilitar o grande número de lesados e mutilados que retornavam da guerra para esse país.
	 8a Questão (Ref.: 201202885699)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que se refere à História da Fisioterapia no Brasil, assinale o item correto:
		
	
	O Código de Ética Profissional redirecionou atuação profissional a praticar qualquer ato regulamentado pelo Conselho Municipal.
	
	Com as Novas Diretrizes Curriculares, escritas em 2012 e solicitações socioculturais e científicas espera-se formar futuros profissionais capazes de atuar com eficiência e resolutividade, ainda que sem seguir os critérios do SUS.
	
	No final do século XX, o parecer de número 388/66 do Conselho Municipal de Saúde reconhece a Fisioterapia como profissão.
	 
	A Autonomia profissional passou a ser considerada com a Lei 938/69, que oportunizou maior reconhecimento profissional com ações para além da aplicação de técnicas.
	 
	O exercício da profissão foi definido pela lei. 6316, no ano de 1984, a partir da criação dos Conselhos COFFITO E CREFITO.
	 1a Questão (Ref.: 201202318544)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a alternativa correta:
		
	 
	Durante a idade média houve um grande aumento dos estudos sobre o corpo humano e a saúde.
	
	Os agentes físicos da natureza (calor, frio, luz, água, sol) só começaram a ser usados pela humanidade como ferramentas terapêuticas após a revolução industrial.
	 
	Na china, mais de 2000 anos a.C., já se aplicava o movimento, através de ginástica curativa, como forma de tratar e previr distúrbios no organismo.
	
	No período do renascimento (entre os séculos XV e XVI) houve uma estagnação dos estudos em saúde.
	
	As grandes guerras mundiais causaram uma diminuição da importância da fisioterapia para a sociedade e para a economia mundial.
	 2a Questão (Ref.: 201202316604)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia as afirmativas abaixo, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia: I. Se faz necessário o entendimento das ciências biológicas e da saúde, incluindo os conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos; II. Não há necessidade do estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, já que o Fisioterapeuta irá atuar visando o aspecto físico do indivíduo. III. Abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e à prática clínica fisioterapêutica. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III.
	
	I e II apenas.
	
	I e III apenas.
	
	Somente a I.
	
	Somente a II.
	 3a Questão (Ref.: 201202381962)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia), objetiva o desenvolvimento do ensino/formação da Fisioterapia. Qual alternativa traz os objetivos da ABENFISIO?

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.