Buscar

QUESTIONÁRIO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NOÇÕES GERAIS

Prévia do material em texto

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE – NOÇÕES GERAIS
I. Analise as assertivas abaixo e marque V ou F, justificando suas respostas.
01.(_) O direito pré-constitucional pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.	
02.(_) No curso do processo, independentemente da alegação das partes, pode o juiz singular recusar a aplicação da lei eivada de inconstitucionalidade.	
03.(_) O decreto de conteúdo normativo autônomo não pode ser declarado inconstitucional por meio de ação direta de inconstitucionalidade.	
04.(_) A inconstitucionalidade formal orgânica resulta da ausência de competência legislativa para a elaboração do ato.	
05.(_) A inconstitucionalidade formal implica o reconhecimento da invalidade da lei com eficácia ex nunc.
06.(_) O Governador do Distrito Federal possui legitimidade para propositura da ação declaratória de constitucionalidade.	
07.(_) O direito pré-constitucional pode ser objeto de ação direta de constitucionalidade.	
08.(_) Em sede de controle abstrato de constitucionalidade não é cabível a análise norma secundária.	
09.(_) As leis municipais podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.	
10.(_) É impossível o exame de fatos em sede de ação declaratória de constitucionalidade.	
11.(_) Na ordem jurídica brasileira, qualquer juiz pode declarar a inconstitucionalidade de lei no controle abstrato.
12.(_) Um dos efeitos da declaração incidental de inconstitucionalidade é o expurgo da lei do ordenamento jurídico.	
13.(_) O direito pré-constitucional pode ser objeto de arguição de descumprimento de preceito fundamental, sendo que a procedência da referida ADPF poderá ser a declaração de inconstitucionalidade da norma objeto.	
14.(_) Os órgãos fraccionários de um Tribunal estadual são impossibilitados de declarar a constitucionalidade da norma legal.	
15.(_) As normas oriundas do Poder Constituinte derivado não podem ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade.	
16.(_) O Presidente da República não pode propor ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, tendo por objeto lei estadual.	
17.(_) Leis municipais, estaduais e federais podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.	
18.(_) Declarada pelo Supremo Tribunal Federal, em ação direta, a inconstitucionalidade de lei federal, o julgamento tem eficácia erga omnes, dispensando a suspensão da execução da lei pelo Senado.	
19.(_) Proclamada a constitucionalidade, julgar-se-á improcedente a ação direta ou procedente eventual ação declaratória; e, proclamada a inconstitucionalidade, julgar-se-á procedente a ação direta ou improcedente eventual ação declaratória.	
20.(_) No sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade em relação a determinada lei federal impede o controle difuso por meio ações individuais.	
21.(_) A confederação sindical possui legitimidade para a propositura da ação declaratória de constitucionalidade.
22.(_) É inadmissível a ação declaratória de constitucionalidade em face de tratado internacional.	
23.(_) O único legitimado para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade interventiva é o Procurador-Geral da República.	
24.(_) Leis estaduais e federais podem ser objeto de ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.	
25.(_) O ato administrativo que regulamenta uma lei federal é insuscetível de controle in abstratcto de constitucionalidade, por meio de ação direta de inconstitucionalidade.	
26.(_) Por meio de ação direta de inconstitucionalidade, é inadmissível a arguição de inconstitucionalidade de lei publicada em 1987 em face da Constituição de 1969.	
27.(_) A ADI, a ADi por omissão e a ADC foram criadas pelo poder constituinte originário em 1988.	
28.(_) É inadmissível a ação direta de inconstitucionalidade em face de tratado internacional.	
29.(_) É inadmissível a ação direta de inconstitucionalidade em face de medida provisória.	
30.(_) A enumeração constitucional das pessoas e dos órgãos com legitimidade para ação direta de inconstitucionalidade por omissão é numerus clausus.	
31.(_) Os partidos políticos com representação no Congresso Nacional têm legitimidade para o ajuizamento de ação declaratória de constitucionalidade.	
32.(_) Podem propor arguição de descumprimento de preceito fundamental os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade.	
33.(_) Os atos normativos editados pelo Distrito Federal no exercício de competência legislativa reservada aos Municípios não se sujeitam ao controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal.	
34.(_) A ação direta de inconstitucionalidade não tem como fim a exclusão do ordenamento jurídico de atos incompatíveis com a Constituição da República.	
35.(_) É cabível a arguição de descumprimento de preceito fundamental quando ainda existente medida eficaz para sanar a lesividade.	
36.(_) A lei de conversão, derivada de medida provisória objeto de ação direta de inconstitucionalidade, tendo operado alterações no conteúdo material desse ato normativo editado pelo Presidente da República, não constitui espécie jurídica diversa, podendo ser impugnada na mesma ação, mediante simples aditamento da petição inicial.	
37.(_) O Presidente da República não pode propor ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, atacando lei estadual.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes