Buscar

MATERIAL 22 ADPF CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CONTROLE DE
CONSTITUCIONALIDADE
CONTROLE ABSTRATO
ADPF – ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL
Art. 102, § 1º, da CRFB/1988:
“A argüição de descumprimento de preceito fundamental decorrente desta Constituição será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei.”
*
ADPF
	Esse dispositivo constitucional não havia sido regulamentado até o advento da Lei nº 9.882, de 1999, que veio dispor sobre o processo e julgamento da chamada argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 
*
ADPF
A ADPF vem completar o sistema de controle de constitucionalidade abstrato perante o STF, uma vez que as questões até então não apreciadas no âmbito do controle abstrato de constitucionalidade (ADIn e ADECON) poderão ser objeto de exame no âmbito desse novo procedimento. 
*
ADPF
Exemplo:
Controvérsia envolvendo direito pré-constitucional, que não pode ser debatida em sede de ADIn e ADECON — mas que poderá ser discutida em sede de ADPF.
*
ADPF
Nas palavras do Ministro Gilmar Mendes:
“toda vez que se configurar controvérsia relevante sobre a legitimidade do direito federal, estadual ou municipal, anteriores à Constituição, em face de preceito fundamental da CF/88, poderá qualquer dos legitimados para a proposição de ação direta de inconstitucionalidade propor argüição de descumprimento.”
*
ADPF
2. PRECEITO FUNDAMENTAL
A Lei n° 9.882/99 não enumerou aqueles dispositivos constitucionais que devem ser considerados como “preceitos fundamentais”, para ensejar a propositura de ADPF. 
*
ADPF
2. PRECEITO FUNDAMENTAL
Por Preceito Fundamental entende-se:
 os princípios constitucionais,
os objetivos (art. 3º,CF),
 direitos e garantias fundamentais (art 1º ao 5º, CF),
 cláusulas pétreas,
 princípios da ADM Pública, e
 outras normas fundamentais;
*
ADPF
Ministro Gilmar Mendes:
“É difícil indicar, em princípio, os preceitos fundamentais da Constituição passíveis de lesão tão grave que justifique o processo e julgamento da argüição de descumprimento. No entanto, é certo, afirma o Ministro, que os direitos e garantias fundamentais e as cláusulas pétreas são preceitos fundamentais descritos na Constituição e que não podem ser descumpridos.”
*
ADPF
3. NATUREZA SUPLETIVA DA ADPF
Art. 4º, § 1º (Lei nº 9.882 /99)
“Não será admitida argüição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade.”
*
ADPF
	Significa dizer que é pressuposto para a propositura da ADPF o esgotamento dos demais meios judiciais que poderiam sanar a lesividade apontada.
	O STF não conhecerá da ADPF quando houver outro meio processual, eficaz, para sanar a lesividade.
*
ADPF
4. COMPETÊNCIA
	A competência para o processo e julgamento da ADPF é do Supremo Tribunal Federal.
*
ADPF
5. OBJETO
	Evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público, ou quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.
*
ADPF
A ADPF será cabível diante de duas hipóteses distintas:
a)	diante de ato (ou ameaça da prática de ato) do Poder Público que lesione preceito fundamental, visando a evitar ou reparar tal lesão;
b)	diante da existência de relevante controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.
*
ADPF
 A primeira hipótese cuida de ação em face de ato in genere praticado pelo Poder Público (ou na iminência de sua prática, hipótese em que teremos a ADPF preventiva).
 Na segunda hipótese, permite-se atacar, in abstracto, lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, anteriores ou posteriores à Constituição, cuja controvérsia tenha fundamento relevante.
*
ADPF
 O direito pré-constitucional, agora passível de controle abstrato perante o STF, desde que na via da ADPF.
 Importante destacar que o STF não declarará a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da norma, mas sim reconhecerá a sua revogação ou recepção pelo atual texto constitucional. 
*
ADPF
O legislador estabeleceu a possibilidade de ADPF preventiva, ao dispor que será cabível a ação para “evitar” lesão a preceito fundamental.
*
ADPF
7. MEDIDA LIMINAR
O STF, por decisão da maioria absoluta de seus membros, poderá deferir pedido de medida liminar na argüição de descumprimento de preceito fundamental (Lei nº 9.882/99, art. 5º).
*
ADPF
Em caso de extrema urgência ou perigo de lesão grave, ou ainda, em período de recesso, poderá o relator conceder a liminar, ad referendum do Tribunal Pleno (Lei nº 9.882/99, art. 5º, § 1º)
*
ADPF
LIMINAR:
Poderá consistir na determinação de que juízes e tribunais suspendam o andamento de processo ou os efeitos de decisões judiciais, ou de qualquer outra medida que apresente relação com a matéria objeto da argüição de descumprimento de preceito fundamental, salvo se decorrentes da coisa julgada (Lei n 9.882/99, art. 5º, § 3º)
*
ADPF
8. EFEITOS DA DECISÃO
A decisão definitiva de mérito proferida em argüição de descumprimento de preceito fundamental terá:
. eficácia contra todos (erga omnes) e
. efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Público.
*
ADPF
	Prolatada a decisão, o STF comunicará as autoridades ou órgãos responsáveis pela prática dos atos questionados, fixando-se as condições e o modo de interpretação e aplicação do preceito fundamental (Lei n 9.882/99, art. 10º).
*
ADPF
9. INCONSTITUCIONALIDADE PRO
FUTURO (EX NUNC)
Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, no processo de ADPF, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o STF, por maioria de dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado (Lei n 9882/99, art. 11).
*
ADPF
10. RECLAMAÇÃO E AÇÃO RESCISÓRIA
	Em razão da sua força vinculante, a não-observância da decisão proferida pelo STF em sede de ADPF caracteriza grave violação de dever funcional, seja por parte das autoridades administrativas, seja por parte do magistrado, hipótese em que será cabível reclamação contra o descumprimento da decisão proferida pelo STF (Lei n 9.882/99, art. 13).
*
ADPF
	Não se admite ação rescisória contra decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de argüição de descumprimento de preceito fundamental.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais