Buscar

Teste 6 Prática Profissional Literatura Filosofia Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE 6
Questão 1/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Considere a seguinte passagem de texto:
“Durante milênios, anteriores à adoção e difusão da escrita, a poesia foi oral e foi o centro e o eixo da vida espiritual dos povos, da gente que – reunida em torno do poeta numa cerimônia ao mesmo tempo religiosa, festiva e mágica – a ouvia. Então, a palavra tinha o poder de tornar presentes os fatos passados e os fatos futuros, de restaurar e renovar a vida”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HESÍODO. Teogonia. Estudo e tradução de Jaa Torrano. 2º ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2014. p. 19.
O texto versa sobre o período antigo em que a poesia era cantada e por meio da qual se transmitia a cultura de um povo.  A partir do conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura, analise as afirmações a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) A poesia fazia parte do cotidiano do grego antigo e sua importância é de difícil compreensão nos dias atuais, pois retrata um tempo em que o uso da palavra era mais importante.
II. (  ) A figura do poeta-cantor (aedo) era próxima dos chefes políticos da época, devido à sua importância em uma sociedade no qual o alfabeto ainda se difundia.
III. (   ) O poeta era responsável pelo contato dos povos com o mundo dos deuses, com a sua cultura e, portanto, com sua identidade cultural.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V -  F -  V
	
	B
	V – F -  F
	
	C
	F -  V -  F
	
	D
	V –  V – V
	
	E
	F –  F -  F
Questão 2/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Leia a seguinte passagem de texto:
“O mundo material ou de nossa experiência sensível é mutável e contraditório e, por isso, dele só nos chegam as aparências das coisas e sobre ele só podemos ter opiniões contrárias e contraditórias. Por esse motivo, diz Platão, Parmênides está certo ao exigir que a Filosofia deva abandonar esse mundo sensível e ocupar-se com o mundo verdadeiro, invisível aos sentidos e visível apenas ao puro pensamento”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000. p. 269.
Analise as afirmativas a seguir, sobre a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível, a partir do conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) Segundo Platão, concebemos um objeto material antes das ideias e, por isso, o objeto material tem mais realidade que as ideias.
II. (  ) Os nossos sentidos lidam com o mundo sensível, que seria um mundo de aparências e de constante mudança.
III.(  ) O mundo sensível seria o campo da opinião e da aparência, enquanto o mundo das ideias (inteligível) seria mais real do que o mundo sensível, pois é formado por objetos matemáticos e conceitos.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	V – V - F
	
	B
	F – V – V
	
	C
	F – F - V
	
	D
	V – F - V
	
	E
	F – V - F
	1D
	2B

Outros materiais