A Estrategia Starbucks - Joseph Michelli
193 pág.

A Estrategia Starbucks - Joseph Michelli


DisciplinaComunicação4.079 materiais22.510 seguidores
Pré-visualização41 páginas
JOSEPH MlCHELLI
5 PRINCÍPIOS PARA TRANSFORMAR SUA EMPRESA EM UMA EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA
Preencha a ficha de cadastro no final deste livro e receba gratuitamente informações sobre os lançamentos e as promoções da Editora Campus/Elsevier.
Consulte também nosso catálogo completo e últimos lançamentos em www.campus.com.br
Tradução Thereza Fonseca
JOSEPH MlCHELLI
^£
S
tratégi
4
STARBUCKS
<2
CAMPUS
ELSEVIER
Do original: The Starbucks Experience
Tradução autorizada do idioma inglês da edição publicada por McGraw-HilI Copyright © 2007 by Joseph A. Michelli © 2007, Elsevier Editora Ltda.
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998.
Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.
Copidesque: Claudia Amorim Editoração Eletrônica: Estúdio Castellani Revisão Gráfica: Jussara Bivar e Andréa Bivar
Projeto Gráfico Elsevier Editora Ltda.
A Qualidade da Informação.
Rua Sete de Setembro, 111-16® andar 20050-006 Rio de Janeiro RJ Brasil Telefone: (21) 3970-9300 FAX: (21) 2507-1991 E-mail: info@elsevier.com.br Escritório São Paulo:
Rua Quintana, 753/8® andar 04569-011 Brooklin São Paulo SP Tel.: (11) 5105-8555
ISBN 13: 978-85-352-2256-2/ ISBN 10: 85-352-2256-1 Edição original: ISBN 13: 978-0-07-147784-0 ISBN 10: 0-07-147784-5
Nota: Muito zelo e técnica foram empregados na edição desta obra. No entanto, podem ocorrer erros de digitação, impressão ou dúvida conceituai. Em qualquer das hipóteses, solicitamos a comunicação à nossa Centrai de Atendimento, para que possamos esclarecer ou encaminhar a questão.
Nem a editora nem o autor assumem qualquer responsabilidade por eventuais danos ou perdas a pessoas ou bens, originados do uso desta publicação.
Central de atendimento Tel.: 0800-265340
Rua Sete de Setembro, 111,16® andar - Centro - Rio de Janeiro e-mail: info@elsevier.com.br site: www.campus.com.br
ClP-Brasil. Catalogação-na-fonte.
Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ
M57e Michelli, Joseph A., 1960-
A estratégia Starbucks: 5 princípios para transformar sua empresa em uma experiência extraordinária / Joseph Michelli; tradução de Thereza Ferreira Fonseca. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 - 3a Reimpressão.
Tradução de: The Starbucks experience Inclui bibliografia
ISBN 85-352-2256-1 / 978-85-352-2256-2
Starbucks Coffee Company. 2. Administração de empresas
Manuais, guias, etc. 3. Sucesso nos negócios - Manuais, guias, etc. I. Título.
06-3763.	CDD 658.4
CDU 658.011.4
ML*Cfcff&quot;3&k	
n.° Tombo Aquisição C Preço
Data ^ i ^
Proced.
Agradecimentos
S
eria mais apropriado se eu estivesse escrevendo estes agradecimentos na \u201cminha Starbucks\u201d da estrada Garden of the Gods, em Colorado Springs, Colorado, onde o gerente Mitch Disselkoen e sua equipe constantemente me proporcionam a Experiência Starbucks. Assim como o meu venti nonfat latte* é resultado dos esforços de muitas pessoas cujos nomes nunca saberei (inclusive colheiteiros de café e agricultores pelo mundo afora), este livro também é produto de pessoas talentosas e extremadas, cujos nomes não aparecem na capa.
A Estratégia Starbucks é o resultado de quase dois anos de trabalho de colaboração, que teve início quando telefonei para o número do serviço de atendimento ao cliente que consta no verso de meu cartão Starbucks. Após algumas tentativas e persistência, esse número me conduziu à personificação de tudo que é bom e certo na Starbucks, Chris Gorley, da Global Brand Communications. Chris adotou este projeto com ardorosa intensidade. Ela me criou oportunidades em todos os escalões da Starbucks, do presidente e CEO, Jim Donald, aos baristas atrás do balcão da loja onde estou sentado. O sincero respeito que Chris tem por sua empresa só se iguala à sua bondade, competência e paciência.
Durante todo o processo, Chris juntou-se a outros parceiros estupendos da Starbucks, como Kevin Carothers, de Assuntos Públicos, e Kelly Sheppard, de Relações Públicas, para trazer talento e idéias para o trabalho. Desde o princípio, Chris trabalhou em estreita colaboração
*Nota da Tradutora: Bebida preparada à base de café, leite desnatado, baunilha e espuma, que pode ser servida quente ou gelada.
com Lara Wyss, de Relações de Mídia. Lara, juntamente com Dub Hay, vice-presidente sênior de Compras Globais e de Café, e toda a equipe do Centro de Apoio Starbucks aos Agricultores da Costa Rica, serviram de guia para minha Experiência Starbucks nas fazendas montanhosas de café, próximas de San José. A energia, o calor humano e senso de humor de Lara foram uma constante no processo de pesquisa e redação. Na minha opinião, se quiserem saber como a Starbucks se tornou a empresa internacional que é hoje, basta conhecer Chris e Lara.
A bibliografia deste livro contém uma lista abrangente de líderes se- niores da Starbucks, os quais, generosamente, arranjaram tempo para se reunir comigo. Agradeço a cada um deles por compartilhar suas idéias fenomenais sobre sucesso empresarial. Uma série de dirigentes da Starbucks foi de grande auxílio para conseguir contatos e histórias para este livro. Embora seus relatos não estejam incluídos, sua influência foi significativa. Desse grupo fazem parte Tesh Burke, Annette King e seus contatos no fundo CUP (Caring Unites Partners). A bibliografia não inclui os nomes de centenas de clientes e parceiros que compartilharam informações. Embora a preocupação com espaço tenha permitido que apenas um subconjunto das histórias que ouvi fosse incluído no livro, muitos episódios marcantes ficaram para ser escritos em outra ocasião.[1: Nota da Tradutora: O fundo CUP (cup também significa xícara, em inglês) ajuda os parceiros a enfrentar os efeitos de desastres naturais ou outras catástrofes.]
Além disso, gostaria de agradecer a todos os CEOs e líderes que me permitiram tanto orientá-los quanto proporcionar significativos serviços de consultoria ou programas para suas organizações. Alguns deles são Dwight Gaudet, Paul Prouty, Rob Graf e David Hood.Quero expressar meu profundo apreço ao Doutor Terry Paulson, por seu incrível apoio e trabalho como mentor.
Do lado pessoal, tenho tantas pessoas para agradecer que, invariavelmente, deixarei escapar alguns nomes, mas nunca esquecerei cada uma de suas contribuições. Estou em dívida com uma série de pessoas que muito contribuíram para este projeto. Elas incluem o doutor Pat Bernstein, com quem discuti as primeiras idéias para o livro, minha ex-assistente pessoal, Mimi Conwell, e minha pesquisadora inicial, Mary Pierce. Martha Jewett, minha agente literária, não só cuidou deste livro até a venda para a McGraw-Hill, mas também foi minha confidente, torcedora, crítica honesta e amiga. Martha é uma voz inspiradora em tempos turbulentos. Ela também se associou a meu incrível agente editorial, Lloyd Rich, para garantir que todos os aspectos legais fossem meticulosamente cobertos. Donya Dickerson e o ótimo Jeffrey Krames da McGraw-Hill fizeram com destreza o que poucos editores conseguem: deram forma a esta obra e a encaminharam diretamente para o mercado que eu mais queria atingir. Seus comentários criteriosos e oportunos levaram o manuscrito para outro patamar.
Um sem-número de pessoas leu este livro em suas várias interações, acrescentando algo ao produto final e, entre elas, estão Nora Michelli, Heidi Newman, Judy Stenftenagel, Judy Dreis, Alice Manning e Ruth Mannino. No aspecto artístico, o talento de Anthony Landi, Terry Moore e Heather Sams não passa despercebido. O trabalho de Jack Heffron no Guia do Leitor reflete seu talento raro em transformar idéias em oportunidades de aprendizado. Sou grato por isso.
Na verdade, este livro devia espelhar o nome de dois autores. A energia e a alma são de Lynn Stenftenagel. Lynn, minha assistente e gerente administrativa, entrevistou, pesquisou, editou, reescreveu, compilou, chorou por este livro e
Duda
Duda fez um comentário
Olá, você ainda tem o arquivo para enviar por email?
0 aprovações
Michele Larissa
Michele Larissa fez um comentário
Oi Paulo, me passa seu email que eu te envio, não lembro onde baixei o livro mas eu tenho ele em pdf no pc :D
0 aprovações
Paulo
Paulo fez um comentário
Show de livro Michele! Teria como vc me dizer onde baixou? Ou me enviar por email? Por favorzinho hahah
1 aprovações
Carregar mais