Buscar

Apol 5 Estudos das relações étnico-raciais / Fundamentos históricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil. In: Revista brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
Além discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao pensamento desta escola:
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
	
	D
	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o excerto abaixo:
“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas_intro.html>. Acesso em: 03 ago. 2016.
O autoritarismo do governo varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Em 1932, intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional.
	
	B
	O governo de Getúlio Vargas, com seu caráter centralizador, extinguiu as discussões educacionais, enfatizando um ensino dialógico ligado à iniciativa privada.
	
	C
	As instituições escolares no governo varguista romperam com as orientações cívicas e patrióticas da Primeira República.
	
	D
	Em 1930, Getúlio Vargas e o ministro Francisco Campos extinguem o Ministério da Educação e Saúde, relegando suas funções à iniciativa privada.
	
	E
	Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde, retirou os investimentos estatais do ensino técnico-profissionalizante, pois este era contrário às intenções governamentais.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o extrato de texto a seguir:
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, [...] e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo social. v. 12, n. 1, 2000. p. 69-100.
Sobre a questão racial na obra de Gilberto Freyre, qual das alternativas a seguir diz respeito ao pensamento desse autor? Analise-as a partir do conteúdo apresentado no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A miscigenação seria causa do conflito entre as raças.
	
	B
	Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	
	C
	Reforçou a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
	
	D
	A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura, gerando uma democracia racial. 
	
	E
	O preconceito racial é marcante no caráter brasileiro.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Considere a seguinte citação:
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação e, portanto, uma nova LDB”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da Educação Brasileira. São Paulo: Salta, 2015. p. 204.
A partir do início da redemocratização brasileira, tivemos significativas mudanças da legislação no âmbito educacional. Sobre esses elementos e, considerando o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, é correto afirmar:
	
	A
	As discussões sobre a educação durante a Constituinte (1988) abordavam vários temas; porém, havia um consenso sobre a necessidade da extinção do ensino público.
	
	B
	A Constituição de 1988 considerou a educação como direito de todos, mas eximiu o Estado do dever de ofertá-la e promovê-la, deixando a cargo das famílias.
	
	C
	Em 1996 é aprovada a Lei nº 9394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior.
	
	D
	Com a aprovação da Lei nº 9394/1996 - a LDBEN - os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram extintos e passou a ser enfatizada uma maior centralização e cerceamento da autonomia pedagógica. 
	
	E
	A Assembleia Constituinte (1988) contou com pouca participação da sociedade civil, acadêmicos e técnicos, pois a temática da educação foi pouco discutida naquele período.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “Em setembro de 2006, a lei 11.340/06 [Lei Maria da Penha] finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.observe.ufba.br/lei_mariadapenha>. Acesso em 15 jul. 2015.
A Lei Maria da Penha, assim como o projeto Promotoras Legais Populares, são exemplos de enfrentamento ao machismo e de valorização dos direitos das mulheres. De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre essas iniciativas, é correto afirmar:
	
	A
	A lei Maria da Penha é um exemplo de enfrentamento ao machismo a partir do cotidiano, enquanto as Promotoras Legais estão ligadas ao enfrentamento criminal da violência.
	
	B
	A Lei Maria da Penha e as Promotoras Legais são iniciativas que partem de pressupostos diferentes, mesmo que sejam iniciativas complementares. 
	
	C
	As duas iniciativas (Lei Maria da Penha e Promotoras Legais) partem do pressuposto de que a punição pode acabar com a violência doméstica.
	
	D
	As Promotoras Legais e a Lei Maria da Penha são exemplos de intervenção no cotidiano para superar a violência doméstica familiar. 
	
	E
	Os dois exemplos de intervenção social não guardam relação com as teorias acadêmicas acerca da violência.

Outros materiais