Buscar

APOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/5 - Gestão de Cargos e Salários
As leis que sustentam a Previdência Social, assim como sua metodologia para fins de aposentadoria, vêm se tornando cada vez mais defasadas.  Sobre os planos de benefícios e os planos de previdência, analise as afirmativas a seguir:
I - Os planos tradicionais de Previdência Social não permitem que sejam rateados entre o colaborador e a organização.
II - Os planos de previdência privada se dão por meio de contribuições mensais, feitas em favor do colaborador durante um período e com valor estipulado pelo depositante.
III - O capital acumulado correspondente ao plano de previdência privada é atualizado apenas pela inflação.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I e II.
	
	B
	Apenas a afirmação I.
	
	C
	Apenas a afirmação II.
	
	D
	Apenas as afirmações II e III.
	
	E
	Apenas as afirmações I e III.
Questão 2/5 - Relações Trabalhistas
O trabalhador, dependendo da situação, às vezes tem que trabalhar em atividades ou operações mais nocivas à sua saúde física e ou mental. Caso o empregado trabalhe em condições insalubres, tem ele direito à percepção de um adicional. Esse acréscimo está previsto no art. 192 da CLT.
No que se refere o art. 192 da CLT, é correto afirmar que:
	
	A
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 100%, 40% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	B
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 60%, 40% e 30% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	C
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 80%, 60% e 40% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	D
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 40%, 20% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	E
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 30%, 20% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Leia o caso:
Você foi selecionado para trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos de uma indústria que fabrica peças para motores de carros e caminhões. Você está trabalhando no Setor de Remuneração, seu cargo é analista de RH. A primeira atividade que lhe é atribuída pelo gerente de RH é avaliar a forma como a empresa vem conduzindo as promoções, pois precisam estruturar uma política de gestão das carreiras.
A empresa tem com 847 colaboradores, por ser uma indústria, possui cerca 68% do quadro de pessoal atuando na área de produção. Nesta área, existem cargos que são da careira operacional, como: operador de produção, auxiliar de logística, controlador de produção, embalador, entre outros. Existem cargos da carreira profissional, como: engenheiro mecânico, mecatrônico, analista de logística, analista de qualidade, entre outros. Há também cargos da carreira gerencial, como: encarregado de turno, supervisor de produção, coordenador e gerente. Na área administrativa, existe a carreira operacional, com cargos de: limpeza e vigilância. A carreira profissional conta com cargos como: analista financeiro,  de RH, de marketing, comprador, auditor, entre outros. A carreira gerencial está composta por: coordenador, gerente e diretor.
Você observa  no histórico das alterações de cargos que os colaboradores entram em um cargo, são promovidos por desempenho e por resultados. As promoções ocorrem entre as carreiras operacional e profissional. Você observa pouca promoção para a carreira gerencial e pouca mudança entre as áreas operacionais e administrativas. Percebe, no histórico de demissões, que aqueles que foram promovidos para a carreira gerencial e não se adaptaram foram demitidos.
Considerando perfil das alterações de carreiras, você pode identificar o tipo adotada por esta indústria.
Analise o quadro abaixo, o qual apresenta duas colunas, a primeira indica os tipos de carreiras e a segunda coluna identifica as características de cada um dos tipos.
Para solucionar esta questão, você deve fazer dois raciocínios:
1) relacionar os tipos de carreiras às suas adequadas características e
2)  com base em sua análise feita sobre o histórico das promoções da empresa,  você deve identificar qual o tipo de carreira que a indústria utiliza.
 
	Tipos de carreiras
	Características
	 
I – Carreira Linear
	 
A – Proporcionar crescimento para os profissionais tanto em carreira técnica como em carreira de gestão. 
	 
II – Carreira em Y
	B - Possibilita três caminhos de crescimento profissional: o administrativo, o técnico e o gerencial. Valoriza o movimento horizontal e define o movimento vertical.
	 
III – Carreira em X
	 
C - Possibilita o crescimento vertical dos colaboradores dentro da organização.
	 
IV – Carreira em W
	 
D- Possibilita que o colaborado cresça em carreiras técnicas e ao migrar para a gerencial não poderá retornar para a carreira anterior.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I - B; II – C; III – D; IV – A. A indústria utiliza a carreira X.
	
	B
	I – C; II – D; III – A; IV – B. A indústria utiliza a carreira Y.
	
	C
	I – D; II – A; III – B; IV – C. A indústria utiliza a carreira Linha.
	
	D
	I – A; II – B; III – C; IV – D. A indústria utiliza a carreira X.
	
	E
	I – D; II – C; III – B; IV – A. A indústria utiliza a carreira Y.
Questão 4/5 - Relações Trabalhistas
Na relação de emprego o empregado presta seus serviços e o empregador, como contraprestação pelos serviços prestados, efetua o pagamento do salário, que pode ser feito...
Da seguinte maneira:
	
	A
	Totalmente em utilidades.
	
	B
	Apenas em dinheiro.
	
	C
	Uma parte em dinheiro e outra em utilidades.
	
	D
	Somente até o dia 5 de cada mês.
	
	E
	Até o 7º dia útil do mês subsequente.
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
O ordenamento jurídico brasileiro prevê alguns períodos de descanso durante a vigência do contrato de trabalho. Contam os intervalos de repouso para o trabalhador repor as energias gastas com a prestação dos serviços.
Os intervalos dentro da própria jornada de trabalho vêm capitulados no art. 71 da CLT. 
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A lei determina um intervalo para repouso e alimentação de no mínimo, 30 minutos e, no máximo, 1 hora quando a jornada extrapolar 6 horas.
	
	B
	A lei determina um intervalo para repouso e alimentação de no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas quando a jornada extrapolar 8 horas.
	
	C
	A lei determina um intervalo para repouso e alimentação de no mínimo, 2 horas e, no máximo, 3 horas quando a jornada extrapolar 6 horas.
	
	D
	A lei determina um intervalo para repouso e alimentação de no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas quando a jornada extrapolar 6 horas.
	
	E
	A lei determina um intervalo para repouso e alimentação de no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas quando a jornada extrapolar 4 horas.

Outros materiais

Outros materiais