Buscar

PERGUNTAS SOBRE O TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTAS DO TCC
Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
 O tema do trabalho foi “Educação Especial e Inclusiva : O bilinguismo para surdos no ensino regular”. Levando em conta a quantidade e qualidade do material, autores como Skliar, Kyle, Sá, Stumpf, dentre outros que tratam do tema , fundamentaram o trabalho, dando embasamento e atestando a importância da LIBRAS ser incluída nas séries iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e receber informações escolares em lingua de sinais. ”. O auto. Kyle defende a ideia de que toda criança surda deveria ser bilíngue. Para ele, o desenvolvimento escolar dos surdos só será efetivo se a língua de sinais for aceita como língua materna ou primeira língua. 
Segundo Skliar, a escola deve apresentar alternativas voltadas às necessidades linguísticas dos surdos, promovendo estratégias que permitam a incursão e o desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua. 
 
A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
 A metodologia aplicada foi descritiva com estudo de caso no quarto ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Cariacica e através do procedimento de pesquisa bibliográfica foi possível aprofundar o conhecimento sobre o tema, caracterizando o bilinguismo como proposta educacional, constituindo a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa como segunda, reconhecendo as línguas envolvidas no cotidiano dos surdos.
Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
Ao fim desta pesquisa, muitos foram os resultados positivos acerca do assunto abordado, tanto no quesito bibliográfico, quando na parte pratica dentro de sala de aula através das observações do cotidiano de uma aluna surda. Pude observar o quão importante é que o profissional esteja altamente qualificado para a execução do ensino da Educação Bilingue que não se restringe apenas ao ato de ensinar em sala de aula, mas sim fora dela, orientando os pais de forma clara e correta. A pessoa com surdez tem as mesmas possibilidades de desenvolvimento da pessoa ouvinte, precisando apenas que suas necessidades sejam atendidas
O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
Algumas inquietações foram determinantes para a escolha do tema: O bilinguismo para surdos no ensino regular.
De que maneira o bilinguismo pode contribuir na formação educacional dos surdos? As escolas estão preparadas para a proposta bilíngue? As famílias estão envolvidas no processo ensino-aprendizagem?
Diante destes questionamentos pretendeu-se apresentar que a criança surda necessita ser exposta à língua de sinais desde seus primeiros anos de vida para que haja sucesso na educação bilíngue, a necessidade de respeitar e compreender o sujeito surdo, assegurando a este o direito de oportunidades educacionais de qualidade e a importância da qualificação de professores que dominem os métodos de ensino e realizem um conjunto de operações didáticas que sejam significativas para os surdos
A delimitação de um trabalho acadêmico se refere ao aspecto específico que o autor definiu para trabalhar dentro de uma temática ampla. Neste sentido, informe o título do seu Trabalho de Conclusão de Curso e, em seguida, apresente e explique o objeto de investigação delimitado para a sua pesquisa.
 O tema do trabalho foi “ Educação Especial e Inclusiva : O bilinguismo para surdos no ensino regular”. O autor J. Kyle defende a ideia de que toda criança surda deveria ser bilíngue. Para ele, o desenvolvimento escolar dos surdos só será efetivo se a língua de sinais for aceita como língua materna ou primeira língua. O sucesso escolar do individuo surdo está diretamente relacionado com a atenção que lhe é dada com relação à língua, quanto mais cedo ele tiver contato com sua língua materna, mais fácil se dará o processo de aprendizagem, portanto com esta pesquisa, buscou-se apresentar o quão importante que as escolas se preocupem em fazer com que os professores se qualifiquem e dominem os métodos de ensino 
 
 
A justificativa de um trabalho acadêmico se refere sempre à importância desse para a sociedade em geral e/ou para uma área específica do conhecimento. Não se trata de justificar a importância do tema. Descreva a justificativa de seu trabalho. Ao fazer esta justificativa correlacione-a às aplicações e/ou resultados que pretende obter com seu trabalho.
 Esta pesquisa se justifica pela necessidade de identificar o bilinguismo como essencial para a inclusão de alunos surdos. A linguagem é um dos principais meios pelos quais o homem adquire conhecimento de mundo. Por isso, hoje, os estudos de aquisição de linguagem por pessoas surdas realçam a ideia de que toda criança surda deveria crescer em um ambiente bilíngue. As instituições de ensino regular poderão diminuir as barreiras existentes com a ausência de comunicação entre o mundo das crianças surdas e das crianças ouvintes, portanto,devem ser reestruturadas para que os professores tenham condições de se capacitarem para atender todos os alunos de modo igualitário.
 
 
 Em suas configurações finais você apresenta resultados que devem estar associados à proposta inicial desenvolvida nos objetivos do trabalho. Descreva esta associação e comente sobre o quanto você efetivamente atingiu este resultado.
 
 
 
 Ao fim desta pesquisa, muitos foram os resultados positivos acerca do assunto abordado, tanto no quesito bibliográfico, quando na parte pratica dentro de sala de aula através das observações do cotidiano de uma aluna com necessidades especiais. Pude observar o quão importante é que o profissional esteja altamente qualificado para a execução do ensino da Educação Bilingue que não se restringe apenas ao ato de ensinar em sala de aula, mas sim fora dela, na forma orientar os pais de forma clara e correta. A pessoa com surdez tem as mesmas possibilidades de desenvolvimento da pessoa ouvinte, precisando apenas que suas necessidades sejam atendidas

Outros materiais