Buscar

provas discussivas:Sistema de Ensino e Legislação Educacional e- História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 8.
De acordo com o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique como a verdade é concebida pelos pesquisadores contemporâneos.
 I. Em relação à verdade: As diferentes versões sobre um mesmo acontecimento podem ser reconhecidas pelo historiador como possíveis, porém nem toda explicação é válida. A história na nova perspectiva questiona os fatos históricos e considera importante o tempo e o espaço para compreender a sociedade. “Como principal transformação nas prioridades e preocupações dos pesquisadores podemos destacar a compreensão de que não devemos buscar uma verdade ou “a” verdade em história como se acreditava antes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem ser distintos e que os historiadores também são condicionados social cultural e historicamente ou seja não há como serem absolutamente objetivos e neutros em suas pesquisas e explicações históricas” (livro-base, p. 16-17).
________________________
Questão 2/5 Sistema de Ensino e Legislação Educacional - 
Atente para a seguinte citação: 
“A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas, paradoxalmente, esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 25.
O modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: o que é a social-democracia? Justifique sua resposta a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuição de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 52-53)
__________________________
“A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009, p. 143-144. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, apresente as características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil no século XIX.
O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária: “No entanto somente a partir da República esse tipo de formação se fortaleceu. O ensino normal para formação de professores estava entre os cursos originalmente voltado para alunos do sexo masculino, somente ao ?nal do século XIX a formação feminina se tornou mais comum. Segundo Xavier Ribeiro e Noronha (1994), em 1860 eram somente 6 as escolas normais no país, em parte devido aos poucos atrativos da profissão de professor: ‘Os ordenados eram baixos e a estabilidade precária face às disputas políticas regionais que marcaram todo o Período Imperial’ e a expansão do ensino normal foi limitada ‘não apenas devido à falta de professores mas especialmente à ausência de alunos” [...], o que levava à extinção de muitos desses cursos (livro-base, p.104)
________________________
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 290.
O principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil? Justifique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. 
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “O principal instrumento da vida de um país é a sua constituição federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a constituição, foi instituída a lei nº 9.394/1996 que ?xa as diretrizes e bases para a educação nacional (LDBEN) que regula os principais mecanismos da educação escolar no país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 112)
______________________
Questão 5/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas. O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/ciencia-historia-no-seculo-xix.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique de que forma a explicação histórica pode ser considerada científica.
Deve haver um problema de pesquisa, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação, que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial: “Embora a legitimidade de cada campo de conhecimento e das produções nele geradas sejam sempre feitas em última instância pela comunidade acadêmica da área há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada cientí?ca. Por exemplo: deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado um método de seleção organização e interpretação das fontes e um referencial teórico que oriente a explicação que deveser coerente e decorrente do problema das fontes e do referencial”. (Livro-base, p. 18)

Outros materiais