Buscar

Aula 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TÓPICOS EM LIBRAS - AULA 8
CATEGORIAS GRAMATICAIS DA LIBRAS: VERBOS E CLASSIFICADORES
OBJETIVOS DESSA AULA:
1. Identificar diferenças entre a linguagem oral e a de LIBRAS;
2. Entender a construção da estrutura verbal na linguagem de LIBRAS;
3. Perceber a importância dos classificadores e da expressão facial para a linguagem de LIBRAS e de que forma aumentam a eficácia na comunicação feita nesta língua.
A comunicação vai muito além das palavras. Ela também é feita de expressões faciais e linguagem corporal, por exemplo. Até mesmo os pinguins têm mecanismos para se comunicarem, como pode ser visto no vídeo. Existem inúmeras semelhanças entre a linguagem oral, que usamos no dia a dia, e a linguagem de LIBRAS. No entanto, elas não são iguais. Nesta aula, vamos ver as principais diferenças entre estas duas formas de comunicação e expressão. Além disso, vamos aprender um pouco da estrutura verbal em LIBRAS. Veremos ainda como os classificadores e as expressões faciais complementam a comunicação na linguagem das LIBRAS.
ESTRUTURA DE SENTENÇAS
Em LIBRAS, encontramos categorias gramaticais que também estão presentes nas línguas orais. Sendo assim, na língua dos sinais, encontraremos itens lexicais que podem ser classificados como verbo, advérbio, adjetivo e pronome. A categoria artigo, no entanto, recorrente em inúmeras línguas orais, não existe em LIBRAS. Embora o conceito atribuído às categorias gramaticais de LIBRAS seja semelhante ao das línguas orais, suas formas de classificação e de funcionamento são diferentes. Portanto, a LIBRAS não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, já que sua gramática é independente da língua oral.
A ordem dos sinais na construção de uma frase em LIBRAS obedece a regras próprias, que refletem a forma do surdo processar suas ideias tendo como parâmetro a sua percepção visual-espacial da realidade.
DIRECIONAIS
NÃO-DIRECIONAIS
DEFINIÇÃO DOS CLASSIFICADORES
OS CLASSIFICADORES COMO ÍCONES
Acabamos de ver um exemplo de um diálogo entre um aluno e um professor em uma aula de Libras. Nele, vimos como expressões faciais ajudam na compreensão da linguagem dos sinais. Por isso, durante uma conversa em Libras, os interlocutores, além da linguagem das mãos, fazem uso das expressões do rosto para enfatizar o que está sendo dito. Elas funcionam, portanto, como um recurso para melhorar a comunicação em Libras.

Outros materiais