determinação acidez do solo
4 pág.

determinação acidez do solo


DisciplinaQuímica do Solo92 materiais571 seguidores
Pré-visualização1 página
Escola Técnica Estadual de Suzano
Determinação de Acidez no solo
Thalia Letícia F. de Figueredo
2º QUIN T2 
Química Ambiental
Profº Lázaro
Suzano
Novembro/ 2016
Introdução
. A acidez do solo limita a produção agrícola em consideráveis áreas no mundo, em decorrência da toxidez causada por Al e Mn e da baixa saturação por bases (Coleman & Thomas, 1967). O cultivo de determinadas espécies vegetais e o uso de adubação, principalmente fertilizantes amoniacais e ureia podem contribuir para a acidificação dos solos.
As consequências da acidez dos solos são as mais variáveis e contribuem para a queda na produção, além de diminuir a população de microorganismos presentes no solo que decompõem a matéria orgânica e auxiliam na liberação do nitrogênio, fósforo e enxofre. E sendo assim a correção da acidez dos solos (calagem) é considerada como uma das práticas que mais contribuem para o aumento da eficiência dos adubos e consequentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária (Lopes, C.F. ET al).
A acidez do solo é representada de duas maneiras diferentes: através do pH e da acidez total. O pH representado pela atividade do íon H+ na solução do solo, corresponde ao hidrogênio dissociado existente em solução, em equilíbrio com a acidez da fase sólida. No Brasil a determinação é feita em suspensão de solo em solução de cloreto de cálcio. A maior parte da acidez encontra-se ligada na fase sólida de forma não dissociada, é a chamada acidez total ou potencial, os íons Al3+ e H+ são os responsáveis por essa acidez. A determinação de H+Al se dá, depois de realizada a medição de pH, com a adição de uma solução tampão (SMP), desenvolvida inicialmente para ser utilizada em um método rápido de determinação de calagem, posteriormente pesquisadores observaram estreita correlação entre os valores do pH em equilíbrio de suspensões de solo e solução tampão SMP, com teores de H+Al determinados por outras técnicas, isto tornou possível a construção de uma tabela possibilitando a determinação do H+Al através da simples medida do pH de equilíbrio da solução tampão SMP com o solo, o que facilitou enormemente a rotina analítica (RAIJ, 2001).
Objetivos
 Realizar titulação com NaOH (hidroxido de sódio) 0,1 molar a fim de determinar a Acidez presente no solo.
Parte experimental 
3.1 Materiais, equipamentos e reagentes
Materiais utilizados:
Béquer;
Garra;
Suporte universal;
Bureta de 50ml;
Erlenmeyer de 250ml;
Papel Filtro;
Filtro;
Argola.
Reagentes:
NaOH 0,1 molar (Hidróxido de sódio) ;
Fenolftaleína (indicador);
KCl (Cloreto de Potássio)
Procedimento
Pesou-se 4,6878g de mostra de solo. Adicionou-se 50 ml de KCl na amostra pesada e agitou-se por 30 minutos, tornando uma solução com aspecto barroso. Em seguida filtrou-se a amostra, no filtrado adicionou-se 6 gotas de fenolftaleína e titulou-se com NaOH 0,1 molar, até obter-se a cor rosada. Anotou-se o volume gasto.
Resultados e discussões 
4.1 Resultados e discussões
O volume gasto de NaOH e a massa da amostra de solo são utilizados no cálculo. O volume gasto foi de 8,5mL, a massa da amostra é igual a 4,6878 gramas.
Fórmula para o Cálculo:
V x \u271 x 100 = Acidez Trocável		
	 m 
Onde: V= volume em mL
	 \u271= molaridade
	 m= massa em gramas
Cálculo:
8,5 x 0,1 x 100 = 18,13
	 4,6878 
Conclusão 
Através do experimento foi possível concluir que a concentração de Acidez encontrada no solo utilizado foi baixa, sendo um solo pouco contaminado.
REFERÊNCIAS
ARTIGOS TECNICOS \u2013 -acidez do solo --- Escrito em 11/02/2005 por Márcio Luiz Chaves, grad. Agronomia pela UFLA - Equipe ReHAgro
Guilherme, G. R. L. \u2013 Acidez do Solo e Calagem, São Paulo, ANDA/Potafós 3º Edição; 1991, 29 p.Lopes, A. S