Buscar

SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto: 
“Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: BATISTA, William José. O devir da verdade: fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40. 
De acordo com o conteúdo abordado nas aulas e no livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Sócrates, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziou-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II. ( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III. ( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, visto que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F, V, V
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, F, V.
	
	D
	V, F, V.
	
	E
	V, F, F.
Leia o extrato de texto a seguir:
“Descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo. Primeiramente porque não podemos pensar que a única filosofia produzida durante a Idade Média seja a cristã. [...] Mas a filosofia medieval é um fenômeno complexo ainda por uma segunda razão: estudiosos discutem para saber se de fato houve filosofia nesse período, ou se tudo o que se fez foi teologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: STORCK, Alfredo Carlos. Filosofia medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 8,9.
De acordo com o fragmento de texto acima e com o conteúdo do livro-base da disciplina Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V, para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Filosofia e religião tornaram-se, na Idade Média, aspectos completamente diferentes entre si, sendo impossível relacioná-las.
II. ( ) A religião cristã tornou-se, em muitos aspectos, um empecilho para o desenvolver do pensamento filosófico.
III. ( ) Alguns pensadores gregos foram rejeitados, e seus pensamentos eram tidos como contrários à fé cristã.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – V – F.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	F – V – V.
Nota: 100 – 2ª TENTATIVA
PROTOCOLO: 201611231501574DAE548

Outros materiais