Buscar

Estudo dirigido cardio final gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Enfermagem – Cardiovascular - gabarito
É possível um paciente que sofreu um infarto apresentar arritmia cardíaca? Com base nos seus conhecimentos anatômicos sobre o sistema cardiovascular, explique por quê?
Sim é possível. Uma vez que o nó sinoatrial, estrutura que controla o ritmo cardíaco, é suprido pelo ramo para o nó sinoatrial e este é ramo da A. Coronária direita, se houver um comprometimento destas artérias, o suprimento para o nó é danificado, podendo levar a um descontrole do ritmo cardíaco.
Um paciente fraturou os processos transversos direitos das vértebras C4 e C5. Explique, com base em seus conhecimentos anatômicos, a vascularização de quais regiões foi comprometida.
A vascularização do cérebro e cerebelo é comprometida, pois a fratura dos processos transversos das vértebras cervicais pode danificar as artérias vertebrais. As artérias vertebrais se unem no clivo para formar a artéria basilar. A artéria basilar fornece ramos para o suprimento do cerebelo e dá origem as artérias cerebrais posteriores.
Um rompimento do tronco braquiocefálico comprometeria o suprimento de quais regiões?
Cabeça e pescoço (lado direito) e membro superior direito, pois deste tronco partem as artérias carótidas comum direita e subclávia direita.
“Varizes” é o nome popular das veias tortuosas e calibrosas que acometem os membros inferiores, principalmente, de pessoas sedentárias em geral. Explique porque os exercícios físicos são indicados para evitar o aparecimento de varizes.
O fluxo sanguíneo nas veias precisa vencer a gravidade para retornar ao coração, portanto a contração muscular ajuda a impulsionar o sangue em direção ao coração especialmente nos membros inferiores, evitando a sobrecarga destes vasos.
Um rompimento da artéria torácica interna pode comprometer o suprimento da parede abdominal? Por quê?
Sim, pois artérias epigástrica superior, que faz parte do suprimento sanguíneo da parede abdominal, é um ramo terminal da artéria torácica interna.
Um paciente fraturou a base do crânio, lesionando o clivo. Explique como essa fratura pode ser perigosa para o suprimento sanguíneo do encéfalo.
No clivo está localizado a artéria basilar, que dá origem as artérias que suprem o cerebelo, e dá origem as artérias cerebrais posteriores que fazem parte do polígono de Willis que supre o cérebro, portanto uma fratura do clivo pode romper a artéria basilar, comprometendo o suprimento destas regiões.
O trígono perigoso da face recebe esse nome pois os vasos dessa região podem levar patógenos, oriundos de uma espinha por exemplo, em direção as meninges. Explique como isso é possível.
O trígono perigoso da face é drenado pela veia facial, que se comunica através de pequenas veias tributárias com um dos seios da dura-máter; o seio cavernoso. Portanto, os patógenos de uma espinha, quando espremida, podem alcançar o seio cavernoso através destas pequenas veias tributárias da veia facial, podendo causar danos as meninges e até ao encéfalo.
Um vidraceiro cortou o punho durante a colocação de uma janela, fazendo com que o sangue jorrasse imediatamente. Ao ser examinado no pronto socorro, o enfermeiro identificou um corte profundo e laceração da pele no compartimento lateral do antebraço, começando no punho e terminando próximo ao corpo do rádio. Explique qual o provável vaso afetado e como a circulação dos dedos foi comprometida.
O provável vaso afetado foi a artéria radial, que se continua, a partir do carpo, como artéria do polegar, portanto um rompimento na artéria radial danifica severamente o suprimento sanguíneo do polegar. No entanto, este rompimento não compromete tão seriamente o suprimento do segundo ao quinto dedo, pois as artérias digitais partem dos arcos palmares superficial e profundo e esses arcos tem contribuição da artéria ulnar.

Outros materiais