Buscar

Desafios mundiais economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Dandara 
Desafios mundiais
 Entre os principais desafios mundiais estão a fome, principalmente nos países da África, a globalização financeira, a crescente interdependência econômica entre os países (sobretudo dos que possuem economia periférica como é o caso do Brasil e outros em desenvolvimento), o desemprego, a degradação do meio ambiente, a repartição de riqueza a questão etária e o crescimento demográfico são cada vez mais comuns em países em desenvolvimento e desenvolvidos, e também cada vez mais difíceis de ser solucionados.
 Apresentam-se como problemas o FMI e o Banco Mundial que são mecanismos internacionais ineficientes para a solucionar os problemas de fluxo de capital, os desequilíbrios de mercadoria, a perda de empregos, etc.
 Temos também problemas decorrentes do aumento da população mundial que tem uma relação direta com os de natureza ambiental e de qualidade de vida, pois esse crescimento tem efeito sobre o consumo, produção, mercados, educação, serviços, meio ambiente, guerra e paz. Ainda decorrentes deste, tem-se a pobreza e a desnutrição que está relacionado com a repartição da riqueza mundial que acontece de forma desigual.
 Especificamente no cenário brasileiro temos problemas sociais, de infraestrutura, tecnológicos e econômicos são considerados problemas estruturais. Outros tem origem na época do Império como: Distribuição de terra, ineficiência decorrente de um alto custo de produção e desperdício, mentalidade (no que se refere a relação patrão/empregado que nem sempre é equilibrada), baixo investimento em ciência e tecnologia, baixo educacional, custo elevado do conjunto de gastos das empresas que tem sua planta industrial e comercial instalada no país. Ainda temos problemas como inflação, PIB, déficit público e dívida interna que afetam tanto as empresas quanto os consumidores.

Outros materiais