Buscar

Financiamento da Seguridade Social no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Dandara
SÍNTESE
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. 
MARTINS, Sergio Pinto, Direito da seguridade social, 14. Ed. São Paulo: Atlas,2000.
SIMÕES, Carlos, Curso de Direito do Serviço Social, 7, ed. São Paulo: Cortez, 2014. 
SEGURIDADE SOCIAL – REGIME DE CUSTEIO
A Constituição Federal de 1988, destaca no seu parágrafo 195 o seguinte texto: 
“ A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (EC n° 20/98, EC n° 42/2003 e EC n° 47/2005) 
 Com isso, toda a sociedade é responsável pelo financiamento da Seguridade Social que engloba direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
 Esse financiamento é feito através de contribuições sociais sendo que estas podem ser diretas ou indiretas. A forma indireta é realizada por meio dos recursos do orçamento fiscal da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O orçamento fiscal é constituído basicamente de receitas de impostos, até mesmo um cidadão que está fora do mercado de trabalho contribui para o custeio da seguridade social ao comprar qualquer produto ou serviço já que estes contêm embutidos em seus preços os impostos.
 Na forma direta, a sociedade participa desse financiamento por meio das contribuições sociais recolhidas aos cofres públicos que são exigidas aos empregadores, empresas e entidades a elas equiparadas na forma da lei que na forma de contribuição pela folha de salário, receita ou faturamento e lucro;
 Do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedida pelo regime geral da previdência social. É importante ressaltar que a dona de casa, o estudante e o desempregado são enquadrados como segurados facultativos, ou seja, aqueles que mesmo não estando vinculados ao sistema previdenciário obrigatoriamente, por não exercer atividade remunerada, optam pela inclusão no sistema protetivo e podem contribuir para a seguridade social;
 Da receita de concursos prognósticos que significam todos e quaisquer concursos de sorteio de números ou quaisquer outros símbolos, loterias, apostas etc. São recolhidas as contribuições destes concursos por que eles uma fonte considerável de dinheiro.
 Do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. A importação de bens do exterior não traz grandes benefícios a economia local, já que os produtos nacionais são deixados de lado por serem relativamente mais caros.
 É importante salientar que, algumas entidades são incentivadas a promoverem atividades sem fins lucrativos aos mais necessitados e assim ficam isentas de recolher contribuições sociais.

Outros materiais