Buscar

resenha teoria do método MARX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dandara
Resenha
Introdução ao método da teoria social
José Paulo Netto
Professor titular do Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da UFRJ.
 José Paulo Netto, 69 anos, doutor em Serviço Social é considerado figura central na percepção de Gyorgy Lukács no Brasil, divulgador incansável do marxismo é autor de várias obras dentre as quais vamos trabalhar o artigo “Introdução ao método da teoria social”.
 Começamos analisando os equívocos que desfiguram o pensamento marxiano: 
 O primeiro é o equívoco de pensar e afirmar que a aplicação do método de Marx solucionaria todos os problemas, que uma análise econômica forneceria a explicação do sistema político, das formas culturais etc. Concordamos que o método de Marx é mais um guia do que um manual pronto para ser seguido, pois propõe aprender a dinâmica real do objeto para achar soluções como nos diz Engels
É necessário estudar novamente toda a história- e estudar, em suas minúcias as condições de vida das diversas formações sociais- antes de fazer derivar delas as ideias políticas, estéticas, religiosas [...] etc. que lhes correspondem (MARX; ENGELS, 1963, p. 283; itálicos não originais)
 O segundo equívoco seria a percepção reducionista ou monocausalista, que diz que o fator econômico seria o determinante dos fatores social e cultural, quando na verdade isso não é possível vindo de Marx que trabalha com a categoria da totalidade, e que entende todo esse processo como materialista, dialético e histórico.
 O terceiro equívoco é o chamado determinismo evolucionista, que seria uma dinâmica histórica cujo o fim já é previsto (o socialismo), que naturalmente passaríamos do capitalismo para o socialismo. O que nós juntamente com Netto discordamos, pois para que isso aconteça é necessário um despertar, uma união do proletariado de todo o mundo para modificar a base de produção, redefinir o poder político e assim construir uma nova forma de sociabilidade.
O método de Marx: uma longa elaboração teórica
 Percebemos que o método de Marx resulta de uma demorada investigação, sendo mais precisos, digamos que demandou mais de quinze anos para que Marx formulasse com precisão os elementos centrais do seu método, o que para nós não é nenhuma surpresa já que precisamos dominar bem as técnicas, conhecer o objeto de pesquisa em sua essência.
Teoria, método e pesquisa
 Netto esclarece que a teoria para Marx não se reduz ao exame das formas dadas de um objeto, significa o movimento real do objeto transposto para o cérebro do pesquisador- é o real reproduzido e interpretado no plano ideal (do pensamento); o objeto da pesquisa (no caso a sociedade burguesa) tem existência objetiva, não depende do sujeito, do pesquisador, para existir. O objetivo do pesquisador é apreender a essência (estrutura e a dinâmica) do objeto. Essa concepção de teoria só se torna possível quando o sujeito vai além da aparência do objeto.
 No entanto, acreditamos que alguns pesquisadores deixem a desejar no quesito conhecer a essência do objeto, pois muitas vezes ficam acomodados a conhecer somente o aparente, o superficial do objeto estudado.
 O papel do sujeito que pesquisa é essencialmente ativo: para apreender o objeto como um processo, o sujeito deve ser capaz de mobilizar o máximo de conhecimentos, criticá-los, revisá-los e deve ser dotado de imaginação e criatividade. Na investigação, o sujeito “tem de apoderar-se da matéria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento e de perquirir a conexão que há entre elas” (MARX, 1968, p. 16).
 Os instrumentos ou técnicas de pesquisa são os meios de que se vale o pesquisador para “apoderar-se da matéria”. Somente quando o pesquisador conclui a sua investigação (que é provisória, sujeita à aprovação, retificação, abandono etc.) que ele expõe os resultados a que chegou. Na investigação, o pesquisador parte de perguntas, questões: na exposição ele já parte dos resultados que obteve na investigação.

Outros materiais