Buscar

Artrologia: Estudo das Articulações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARTROLOGIA | Anatomia I
Medicina UNIFENAS XXXIV
Professor Marcelo R. Tavares | Acadêmica Yala Figueiredo
DEFINIÇÃO: tecido conjuntivo flexível que unem dois ou mais ossos próximos.
O osso hióide, localizado na parte anterior do pescoço, abaixo do maxilar e à frente da porção cervical da coluna vertebral, não se articula com nenhum outro osso, apenas com músculos da cabeça e do pescoço.
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA: Tecido interposto. Características anatômicas, como por exemplo, presença ou ausência de um espaço entre os ossos da articulação (cavidade articular – sinovial​) e tipo de tecido conjuntivo que une os ossos.
Articulações fibrosas: tecido conectivo fibroso. Ausência de cavidade.
Articulações cartilágenas: tecido cartilagíneo. Ausência de cavidade.
Articulações sinoviais: presença de cavidade articular sinovial. Liquido sinovial.
NOMENCLATURA ANATÔMICA: funcionalmente – grau de movimento que as articulações permitem.
Sinartrose: fibrosa. Quase nenhum movimento.
Anfiartrose: cartilagínea. Pouca mobilidade.
Diartrose: todas são sinoviais. Liberdade de movimento. Variedade de formato.
1. Sinartrose (fibrosa): ossos unidos de forma compacta por tecido conjuntivo fibroso. Existem em quatro tipos:
- SUTURAS: encontradas no crânio e na face, permitem a união entre seus ossos. Fina camada de tecido conjuntivo fibroso denso. Suas bordas irregulares interligadas conferem resistência adicional e diminuem as chances de fratura. Podem ser SUTURAS PLANAS (internasal), ocorrendo entre ossos com superfícies planas; SUTURAS SERRATIL OU DENTEADA (coronal), ocorrendo entre superfícies que apresentam interdigitações durante a articulação; e SUTURAS ESCAMOSAS (pariotemporal – escamosa), ocorrendo entre superfíceis em forma de bisel.
- GONFOSES: ocorre entre o dente e o alvéolo dentário. "Cavilha coniforme se ajusta em uma concavidade". Tecido conjuntivo fibroso denso entre o dente e seu alvéolo é o periodonto.
- ESQUINDELESE: ocorre entre uma superfície em forma de crista em contato com uma ranhura (entre o vômer e o esfenóide).
- SINDESMOSES: ocorre uma distância maior entre os ossos da articulação e há mais tecido conjuntivo fibroso denso do que em uma sutura. Fibras colágenas modeladas não paralelas; feixes oblíquos às faces articulares (sindesmose tibiofibular, membrana interóssea do antebraço).
2. Anfiartrose (cartilagíneas): cartilagem hialina/fibrocartilagem.
- SINCONDROSE: material interposto é a cartilagem hialina. SINCONDROSE PERMANETE - cartilagem que participa da articulação permanece por toda a vida, não sofrendo sinostose (ossificação). Exemplo: articulação esternocostais; SINCONDROSE TEMPORÁRIA - cartilagem que participa da articulação sofre sinostose. Exemplo: cristas transversais sacrais, metáfise, fontanelas (união dos ossos do crânio do bebê, conhecido como moleiras), sincondrose xifoesternal e sincondrose manúbrio esternal.
Por que fundamentalmente uma sincondrose é uma sinartrose? Substituição da cartilagem hialina pelo osso quando cessa seu alongamento, transformando sincondrose em sinostose, uma articulação ossificada.
FONTÍCULO: moleira. Espaços preenchidos com mesênquima durante o nascimento, situando-se entre os ossos do crânio. Mesênquima não-ossificado. Maior separação entre os ossos. Proporcionam maior mobilidade na hora do parto e é sítio de encontro de três ou mais ossos. Serão subustituidos por ossos durante o processo de ossificação intramembranosa, transformando-se em suturas. Exemplo: fontículo anterior (bregmático), fontículo posterior (lambdóide) fontículo ântero-lateral (esfenoidal) e fontículo póstero-lateral (mastóideo).
- SÍNFISE: articulação fibrocartolaginosa que ocorre entre os ossos púbis (sínfise púbica) entre os corpos vertebrais (discos intervertebrais).
 Extremidades do ososso da articulação são cobertos por hialina, mas os ossos são unidos por um disco largo e plano de fibrocartilagem. Ocorrem na linha mediana do corpo.
3. Diartrose (sinovial): proporciona ao osso muita mobilidade (movimentos em vários eixos) e possui com elemento de interposição o líquido sinovial na cavidade articular. Cartilagem articular (hialina) recobre as faces articulares, mas não une os ossos, e tem como função reduzir o atrito e absorver o impacto entre os ossos durante o movimento. Ela é caracterizada pela presença dos seguintes elementos em sua formação: 
- CARTILAGEM ARTICULAR: é a cartilagem hialina que reveste as superfícies articulares - intimamente aderida a superfície. Polida, lisa, esbranquiçada, maleável, extensível e compressível, deformando-se sob a ação de pressão. Nutrida pelo liquido sinovial, pois não apresenta vascularização.
- CÁPSULA ARTICULAR: membrana fibrosa que envolve a articulação (“manguito”). Mantém os ossos unidos e contém a sinóvia. Limita os movimentos “normais”. Formada por TÚNICA FIBROSA, que é externa e rica em fibras colágenas e pobre em fibras elásticas, tendo muitos nervos e poucos vasos sanguíneo, reforça a articulação e a protege; e MEMBRANA SINOVIAL que é interna e rica em fibras elásticas e poucas colágenas, tendo poucos nervos e muitos vasos, pois produz o liquido sinovial.
- DISCO OU MENISCO: presente entre as superfícies articulares, melhora a concordância. Pode apresentar inserções ósseas nas extremidades e sua face periférica fixa-se à cápsula articular. Ambos proporcionam melhor adaptação física das faces articulares e tem como função amortecer, diminuir forças de choque durante o movimento e se diferenciam porque o MENISCO ARTICULAR é um disco fibrocartilagíneo semilunar intracapsular, já o DISCO ARTICULAR é um disco fibrocartilagíneo completo intracapsular.

Outros materiais