Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO | Anatomia I | Prof. Marcelo R. Tavares
Yala Figueiredo | Medicina UNIFENAS XXXIV
CONCEITO: conjunto de órgãos e vasos pelo qual circulam líquido. Dividido em sistema sanguíneo e sistema linfático.
SISTEMA SANGUÍNEO: é composto por vasos, artérias e capilares (artérias levam o sangue pra periferia; capilares levam para os tecidos corporais e veias trazem da periferia). Órgãos: medula óssea (vermelha) e coração, que nada mais é um vaso muito bem aprimorado com capacidade de contração e relaxamento. Analogia devido à semelhança na parede dos vasos e do órgão. 
SISTEMA LINFÁTICO: sistema paralelo onde não circula sangue, mas sim, linfa. Maior produtor de linfócitos. Os capilares linfáticos são os primeiros a receber a linfa, ou seja, o liquido intersticial do meio das células. Vasos capilares, vasos, coletores, ductos.
Órgãos: os LINFONODOS são os locais específicos do sistema que tem capacidade de filtrar a linfa e produzir anticorpos. Presentes na região inguinal, como se fosse um botão ligado um no outro, e também presentes na axila, região das mamas, entorno do sistema linfático, respiratório e digestório. As TONSILAS, o TIMO e o BAÇO não participam diretamente do sistema linfático. São o local de produção de células de defesa e o primeiro sinal de alerta contra qualquer agressor (principalmente as tonsilas). Desencadeamento de processos inflamatórios. 
Existem três principais pontos de tonsilas no organismo: tonsila faríngea (adenoide), tonsila palatina (amigdala) e tonsila lingual (parte posterior da língua). Elas são as primeiras dar sinais de alerta contra qualquer agressor (são as primeiras que inflamam).
Timo localiza-se atrás do esterno. Produz hormônio do crescimento e linfócitos T. Ele vai evoluindo, diminuindo seu tamanho. Baço recebe células vermelhas (eritrócitos) e destrói as células antigas; serve como reservatório de sangue ao contrair e ejetar uma quantidade maior na corrente sanguínea, principalmente em momentos de reflexo de fuga.
MEDULA ÓSSEA: órgão hematopoiético (gel) localizado no canal medular. Tecido conectivo formado por células-fonte (sanguíneas). Está na diáfise de ossos longos e díploe dos ossos planos. Local onde se encontra células tronco, que produzirá eritrócitos ou qualquer outro tipo celular. Vermelha nas epífises dos ossos longos e nos ossos planos. O sítio mais ativo é na asa do ílio. Mais presente nas crianças e adolescentes devido ao metabolismo celular porque os eritrócitos são mais produzidos, uma vez que em fase de crescimento necessita de mais sangue. Com o passar dos anos, a medula vermelha é substituída pela amarela – que é menos ativa, tem pouco sangue (e tende a diminuir com idade) e é mais presente em adultos e idosos. 
PAREDE CARDÍACA: além do pericárdio, que é uma membrana que envolve o coração, ela se constitui de outras três camadas.
PERICÁRDIO: tecido que envolve e protege o coração, limitando o coração à sua posição no mediastino e consiste em duas partes principais: pericárdio fibrosos e pericárdio serosos.
O PERICÁRDIO FIBROSO tecido conjuntivo irregular denso, resistente e inelástico. É parte externa que envolve o coração e se assemelha a um saco que repousa sobre o diafragma, fixando-se nele; sua extremidade aberta é fundida com tecidos conjuntivos dos vasos sanguíneos, que entram e saem do coração. É responsável por evitar o estiramento excessivo do coração, fornecendo proteção e ancorando o órgão no mediastino.
Já o PERICÁRDIO SEROSO é mais profundo, mais delicado e mais fino e forma uma camada dupla em torno do coração. Possui a lâmina parietal (externa e fundida ao pericárdio fibroso) e a lâmina visceral (interna e também chamada de epicárdio, se adere firmemente à superfície do coração).
Entre elas, há a existência da CAVIDADE PERICÁRDICA, um espaço de poucos milímetros que contém liquido pericárdico e permite a sístole e a diástole, reduzindo o atrito entre as membranas, esterno e órgãos vizinhos.
A) EPICÁRDIO: também chamado de camada visceral do pericárdio seroso, é a parte mais externa da parede cardíaca e confere à face externa do coração uma textura escorregadia e lisa.
B) MIOCÁRDIO: camada intermediária composta por tecido muscular cardíaco, é a mais espessa e é a principal responsável pelo bombeamento. Musculo estriado, porém involuntário.
C) ENDOCÁRDIO: a mais interna, é fina e forma um revestimento liso para as câmaras do coração, e recobrindo as valvas cardíacas. Continuo com o revestimento endotelial dos grandes vasos sanguíneos presos ao coração.
CORAÇÃO: o tamanho de um coração, em média, é 12 cm x 8/9 cm e pesa cerca de 230 a 280g. Ele repousa sobre o diafragma, próximo à linha mediana – no mediastino médio (cavidade torácica), entre os dois pulmões e entre o esterno e a coluna vertebral. Tem forma de cone, com face anterior e posterior, base superior e ápice inferior. 1/3 do coração fica do lado direito da linha mediana e 2/3 no esquerdo, entre a 2ª (base) e 5ª (ápice) costela. Os principais vasos sanguíneos entram e saem na base. A parede do lado esquerdo é 3x mais espessa porque precisa de mais força de ejeção para mandar sangue para o corpo inteiro.
Saem dos grandes vasos da face anterior: veia cava superior (sangue da cabeça e membros), veia aorta e tronco pulmonar (leva o sangue para o pulmão). Artéria pulmonar direita e esquerda. Durante exames, quando o paciente respira fundo, o diafragma desce e o coração desce também, não ficando entre a 2ª e 5ª costela. Por isso, durante avaliação, a respiração deve ser tranquila e serena. 
Na anatomia externa existem os sulcos, onde passam artérias e veias. Na face esternocostal (anterior), ápice voltado pra esquerda e base superior e direita enxerga-se dois sulcos. Na face diafragmática (inferior), existem faces esquerda e direita. Posterior praticamente inexiste porque o coração tem forma convexa. Na face esternocostal existe o sulco interventricular, sulco coronário (que separa a base, passando por baixo da auricula direita e é onde também está passando a artéria coronária direita e sulco ventricular). Veia interventricular e ramo interventricular posterior, que pertence à artéria coronária direita. É interessante saber que entre os vasos passam sulcos, que são importantes.
CÂMARAS CARDÍACAS: quatro câmaras. Direto e esquerdo, átrios (local de entrada) são superiores e ventrículos (pequenos ventres - interno) são inferiores. Anteriormente a cada átrio, existe uma estrutura chamada AURÍCULA, que permite com que o átrio armazene um pequeno volume de sangue maior. 
	Nas faces do coração são encontrados sulcos que contêm os vasos sanguíneos coronários. Cada sulco marca o limite externo entre duas câmaras do coração. O SULCO CORONÁRIO, profundo, delimita os ventrículos inferiores e os átrios superiores. O SULCO INTERVENTRICULAR ANTERIOR é raso, fica na superfície anterior, e delimita VD e VE. Já o SULCO INTERVENTRICULAR POSTERIOR delimita VE e VD na parte posterior.
A) ÁTRIO DIREITO: margem direita do coração. Recebe o sangue de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. Parede anterior tem MÚSCULOS PECTÍNEOS, que se estendem até a aurícula. SEPTO INTERATRIAL separa o AE/AD. Possui uma depressão oval chamada de FOSSA OVAL, que é o resquício do forame oval (fase fetal). VALVA TRICÚSPIDE (atrioventricular direita) permite a passagem de sangue pelo AD -> VD.
B) ÁTRIO ESQUERDO: maior parte basal. Recebe sangue dos pulmões por meio das quatro veias pulmonares. VALVA BICÚSPIDE (atrioventricular esquerda ou mitral) permite passagem do AE -> VE.
- Estruturas semelhantes: músculos pectíneos, óstios venosos (comunicações entre o coração e o restante do corpo ou com ele mesmo, através das veias e artérias. AE é veia cava superior, inferior, seio coronário e forames venosos mínimos. AE são as veias pulmonares), septo interatrial e aurículas. 
- Estruturas especiais: AD - fossa oval e crista terminal/ AE- forame oval e válvula do FO.
C) VENTRÍCULO DIREITO: maior parteda face anterior. TRABÉCULAS CÁRNEAS são as cristas que compõem a parte interna e contém o complexo estimulante do coração. CORDAS TENDÍNEAS conectam as válvulas da valva atrioventricular direita com os MUSCULOS PAPILARES. O SEPTO INTERVENTRICULAR separa o VE/VD. A VALVA DO TRONCO PULMONAR permite a passagem de sangue do VD para um grande vaso, chamado tronco pulmonar, que se divide nas artérias pulmonares D/E.
D) VENTRICULO ESQUERDO: forma o ápice do coração. VALVA AORTA permite passagem de sangue do VE -> PARTE ASCENDENTE DA AORTA (maior artéria do corpo) -> ARCO DA AORTA -> PARTE DESCENDENTE DA AORTA -> RAMOS DO ARCO DA AORTA -> SANGUE PARA O CORPO TODO. Entre artéria pulmonar esquerda e arco da aorta está presente o LIGAMENTO ARTERIAL.
- Estruturas semelhantes: septo atrioventricular, septo interventricular, trabéculas cárneas (crista, ponte e músculo papilar), óstio e valva atrioventricular (lâminas fibrosas), cordas tendíneas, óstio e valva arterial.
- Estruturas especiais: VD - trabécula septomarginal, valva atrioventricular D [três válvulas (tricúspide)], óstio do tronco pulmonar, valva do tronco pulmonar (válvulas semilunares)/ VE - valva atrioventricular E [duas válvulas (bicúspide)] (mitral) e óstio da aorta Valva da aorta (válvulas semilunares).
VALVAS CARDÍACAS:
Câmara do coração se contrai e empurra o volume de sangue para o ventrículo, ou pra fora do coração, por uma veia. Valvas se abrem e fecham em resposta às alterações de pressão da sístole e diástole. O sangue só passa pela valva quando ela esta aberta. Músculos ficam relaxados quando ela está aberta, e contraídos quando ela se fecha para que não tenha sopro cardíaco. 
Existem três tipos de valvas cardíacas: bicúspide, tricúspide, semilunares e da aorta (sabe-se porque tem duas artérias saindo dela – coronárias). Em uma vista superior, quando se corta a aorta, vê-se o tronco pulmonar e átrio esquerdo. Artérias coronárias levam sangue para o próprio miocárdio. Quando ocorre a sístole atrial, ocorre a diástole ventricular e vice-versa.
A) Valvas atrioventriculares: entre um átrio e um ventrículo. Sangue vai do átrio para o ventrículo.
B) Valvas arteriais: valvas do troncopulmonar e da aorta permitem a ejeção do sangue, do coração para as artérias, evitando o fluxo retrogrado do sangue aos ventrículos. Consistem em três valvas semilunares, abrindo quando a pressão nos ventrículos excede a pressão das artérias, permitindo a ejeção do sangue dos ventrículos para o tronco pulmonar e para a aorta. Quando relaxa, o sangue flui de volta para o coração, fazendo com que as valvas se fechem.
�PAGE \* MERGEFORMAT�4�

Outros materiais