prova objetiva gabaritada sistema de ensino e legislação educacional
12 pág.

prova objetiva gabaritada sistema de ensino e legislação educacional


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais635 materiais7.232 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pelo setor público no atendimento de demandas educacionais, como no custo de bens e serviços - inclusive bens de capital - e nas transferências, excetuando-se a depreciação e a amortização dos investimentos em estoque. O conceito utilizado para a agregação corresponde à finalidade dos recursos alocados por área de atuação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.inep.gov.br/estatisticas-gastoseducacao> Acesso em 01 jun. 2015.
A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, leia as afirmações a seguir, analisando-as a partir do conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil: 
I. A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada a fins educacionais, é considerada regular.
II. Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o Ministério Público pode ser acionado para investigar o fato.
III. Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há também um controle externo, feito pelo poder legislativo.
IV. Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades, pode ser punida e proibida de estabelecer convênios.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	
I e II apenas.
	B	
II e III apenas.
	C	
III e IV apenas.
	D	
II, III e IV apenas.
Você acertou!
A alternativa II é correta: \u201cO ministério público também pode ser acionado para investigar gastos irregulares e processar os governantes e funcionários que fizeram uso indevido dos recursos públicos\u201d. [...] A alternativa III é correta: \u201cOs governos distrital, estaduais e municipais que recebem dinheiro público devem manter um sistema de controle interno com prestações de contas específicas. Geralmente a Controladoria Geral do Município, do Estado e do Distrito Federal são responsáveis por fiscalização e regularização das prestações de contas desses recursos. O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras de Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente os gastos públicos com base cm pareceres do pelos Tribunais de Contas \u201c [...] A afirmativa IV é correta: \u201cAs penalidades para os governos estaduais e prefeituras são: proibição de celebrar convênios e receber recursos do governo federal (e para os municípios também dos governos estaduais) [...] \u201c. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p.296- 297)
	E	I, II e III apenas.
Questão 2/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNo Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 113.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na educação infantil? Assinale a resposta correta, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o tema:
Nota: 10.0
	A	
Na educação infantil, os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	B	
Para avaliar a criança na educação infantil, o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.
	C	Na educação infantil, a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, prevalecendo os aspectos quantitativos.
	D	
Na educação infantil, a avaliação objetiva o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
Você acertou!
\u201cA avaliação na educação infantil é definida como \u2018acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental\u2019 (LDBEN, art. 31). A frequência mínima é de 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que também é utilizada como critério de promoção escolar e intrinsecamente vinculada aos processos avaliativos\u201d. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 171)
	E	
Na educação infantil, as avaliações têm como base a observação dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.
Questão 3/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/> Acesso em 01 jun. 2015. 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a avaliação, nos preceitos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pode ocorrer de três formas. A respeito dessas formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação pode ocorrer com base no aproveitamento do aluno na sua respectiva fase escolar.
II. A avaliação escolar pode ocorrer de forma automática, independente do resultado dos alunos.
III. A escola pode definir a etapa escolar adequada para o aluno de acordo com o seu desenvolvimento.
IV. A escola não precisa seguir a sequência curricular em casos de progressão parcial dos alunos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	
I, II e III.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas, pois:
\u201cA progressão escolar pode ocorrer por três formas segundo a LDBEN de 1996:
por promoção, em função de aproveitamento na respectiva fase escolar; \u2022 \u201cmediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada\u201d, independente de escolarização anterior, e, neste caso, é necessário que o respectivo sistema de ensino regulamente este processo; \u2022 progressão regular (automática) (LDBEN, art. 24)\u201d.
 A afirmativa IV é incorreta, visto que: \u201cA definição da forma de progressão depende das instituições ou das redes escolares. Nos casos da progressão regular, o regimento escolar pode prever formas de progressão parcial, que devem ser aprovadas pelo respectivo conselho de educação. A legislação determina, no entanto, que essas regulamentações garantam a preservação da sequência do currículo (LDBEN, art. 24,111)\u201d. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 177)
	B	
II, III e IV.
	C	
II e III.
	D	
I e IV.
	E	
II e IV.
Questão 4/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
\u201cNa evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos \u2018conteúdos mínimos\u2019 para \u2018diretrizes curriculares\u2019 assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,