Buscar

Psicologia Prova

Prévia do material em texto

30/11/2016	BDQ Prova
30/11/2016	BDQ Prova
30/11/2016	BDQ Prova
 		Fechar 
 
 
Disciplina: PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
Avaliação: CCA0323_AV1_201401089241 Data: 05/10/2016 19:30:00 (A) Critério: AV1
 
	Professor:	ANGELA MOREIRA UTCHITEL	Turma: 9002/AB
Nota da Prova: 10,0 de 10,0 Nota de Partic.: 2
 
 
1
a
 Questão
 
(
Ref.
: 569677)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
A Psicologia Social se caracteriza pelo segmento da Psicologia que estuda os processos relacionais. Sobre os principais processos psíquicos determinados pelas relações interpessoais: I ­ O outro como fator de segurança: Concepção baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social, como nas teorias culturalistas. II ­ O outro como fator de influência na personalidade: Proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto. III ­ O outro como fator de equilíbrio psicológico: O outro é visto como modelo e o sentimento de normalidade se dará em função da equiparação da pessoa com o senso comum. IV ­ O outro como fator motivador de ações e atitudes: A ação é a realização de uma intenção e toda realização será vinculada ao contexto relacional (códigos culturais) que motivou a intenção. Estão corretas as alternativas:
III e IV 
II e III
I
II e IV
IV
 Gabarito Comentado.
 
 
2
a
 Questão
 
(
Ref.
: 569882)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
A convivência entre as pessoas é um fato marcante, em termos do destino da vida de cada um. O sucesso ou insucesso na formação de vínculos interpessoais é inegavelmente fonte de alegria ou sofrimento, e pode, ser um poderoso determinante dos mais diferentes níveis de sentimentos de autoestima de cada um. Pode­se dizer que este aspecto é estudado principalmente pela:
Psicologia Organizacional 
Psicologia Jurídica
Psicologia Experimental
Psicologia Comportamental
Psicologia Social
 Gabarito Comentado.
 
	 3a Questão (Ref.: 135404)	Pontos: 1,0 / 1,0
Após ter formulado a Teoria do Recalque, Freud altera o sentido inicial que havia dado ao conceito de inconsciente. Segundo este novo entendimento, que fez parte da chamada Primeira Tópica Freudiana, o inconsciente passou a ser entendido por ele como:
	Sentimentos e desejos que, apesar de constituírem as verdadeiras causas das atitudes e condutas, necessitam permanecer fora da consciência para que não produzam conflitos no indivíduo. 
O conjunto de regras, normas e valores sociais que funcionam como repressão dos desejos.
O instinto do prazer, a principal fonte de desejos básicos e egocêntricos.
Todo material retirado da consciência em função de falhas da memória.
O processo de censura do consciente para ocultar a natureza sexual das neuroses.
 Gabarito Comentado.
 
4
a
 Questão
 
(
Ref.
: 135402)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
1
,
0
Para Chomsky e os Psicolinguistas, a Linguagem é:
 
Consequência de uma pré­programação cerebral para esta função.
Uma forma complexa de expressar o pensamento.
Proveniente de uma aprendizagem por condicionamento.
Determinada fundamentalmente por aspectos do inconsciente.
Um processo artificial e por isso só existe na espécie humana.
 
Gabarito Comentado
.
 
	 	5a Questão (Ref.: 638290)	Pontos: 1,0 / 1,0
Podemos afirmar que a comunicação no contexto organizacional, é:
As redes formais de comunicação têm o propósito de estarem disponíveis para serem acionadas quando os processos comunicacionais via redes informais se mostram insuficientes.
As linguagens e os jargões adotados por subgrupos nas organizações têm a finalidade de diversificar e enriquecer o convívio cotidiano no trabalho, sendo incentivados pela gestão.
 	Os meios de comunicação organizacional, tanto os formais quanto os informais, possibilitam, dentre outros aspectos, a disseminação dos valores culturais da empresa.
As redes formais de comunicação se caracterizam pelos fluxos de informação que se movem no cotidiano do trabalho organizacional em qualquer tempo e direção.
É incipiente a influência dos processos comunicacionais na manutenção e/ou modificação dos padrões da cultura organizacional da empresa.
 Gabarito Comentado.
 
6
a
 Questão
 
(
Ref.
: 711644)
Pontos:
 
0
,
1
 
 / 
1
,
0
A Linguagem se caracteriza por:
não depender da aprendizagem.
não estar vinculada à memória.
ser universal, independentemente dos grupos sociais.
corresponder a um código inato, compartilhado pelos grupos sociais.
 
dizer respeito a um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um grupo social.
 
Gabarito Comentado
.
 
 
7
a
 Questão
 
(
Ref.
: 617560)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
A discussão sobre o poder dos Meios ou Veículos de Comunicação na determinação de modelos, padrões, conceitos e estilos de vida é frequente. Podemos dizer que, mais contemporaneamente, o público tem sido entendido como:
um agente neutro para quem os direcionamentos ideológicos propostos pelo veículo não pesam. 
um agente sem importância para os meios de comunicação. um agente indiferente que não reage aos direcionamentos ideológicos propostos pelo veículo. um agente passivo e submetido aos direcionamentos ideológicos propostos pelo veículo. um agente ativo que determina os direcionamentos ideológicos do veículo.
 Gabarito Comentado.
 
 
8
a
 Questão
 
(
Ref.
: 617574)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
Quando falamos de Ideologias, geralmente, consideramos valores, posturas, concepções e obras que caracterizam determinada forma de pensar e entender o mundo. Se olharmos para a História do Ocidente, verificaremos que ela foi marcada por diferentes Ideologias, capazes de diferenciar claramente, por exemplo, a forma como entendemos o mundo hoje e nos posicionamos em relação a ele, com o que era dominante como forma de interpretação e posicionamento no mundo no século dezenove. Se tomarmos conceitualmente a Ideologia, podemos dizer que ela:
se mantém alheia à forma como nós, humanos, construímos nossa subjetividade. 
está referida ao retrato de uma época, espelhando aspectos dominantes.
está ausente nas manifestações sociais e nas produções jornalísticas de uma sociedade. é indiferente à Cultura de um povo ou sociedade. atua como uma estrutura que fundamenta o sistema de análise e compreensão da realidade.
 Gabarito Comentado.
 
 
9
a
 Questão
 
(
Ref.
: 617596)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
Alberto Dines, em depoimento gravado em vídeo para Revista Digital, entende que os jornalistas são escritores, são narradores e não são apenas escribas; são artistas e, ao mesmo tempo, operadores de cultura. Seu argumento leva em consideração a função social do Jornalismo e a forma como grande parte das matérias jornalísticas é produzida hoje. Neste depoimento, defende que o Jornalista:
pode exercer bem a profissão apenas recorrendo à Internet e ao telefone. não precisa ter espírito de pesquisador e nem sensibilidade para com os demais. precisa ser sensível ao povo, ter contato humano, pessoal e real com os fatos. não tem compromisso ético ou político na elaboração de suas matérias. precisa, acima de tudo, saber escrever e narrar um fato. 
 Gabarito Comentado.
 
 
10
a
 Questão
 
(
Ref.
: 711767)
Pontos:
 
1
,
0
 
 / 
1
,
0
Quando um telejornal transmite uma notícia que envolve pessoas ou organizações e, na sequência, diz que as partes envolvidas foram procuradas pela produção, transmitindo o que estas partes disseram a respeito do que foi noticiado, este telejornal está cumprindo a dimensão da:
parcialidade. tendência ideológica. tendenciosidade imparcialidade. indiferença. 
 Gabarito Comentado.
http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp	1/4
http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp	1/4
http://simulado.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview.asp	4/4

Outros materiais