Buscar

o ludico na pratica escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA ESCOLAR
Sueli Lopes
INTRODUÇÃO
		O presente trabalho fundamenta-se na necessidade de inserir jogos e brincadeiras como um recurso pedagógico na educação infantil. Essa prática focada no lúdico, mas voltada para a aprendizagem, tem extrema importância no desenvolvimento de habilidades cognitivas abrangentes a diversas disciplinas.
		É primordial que o professor se aproprie desse método de ensino e o use da melhor maneira possível. A interação por meio de jogos e brincadeiras ativa as emoções, pensamentos, raciocínio lógico e proporciona uma formação mais dinâmica e prazerosa.
		Veremos então, brincadeiras e jogos que propiciam uma aprendizagem mais enriquecedora e destacaremos a importância da aprendizagem por meio do uso desses recursos, jogos e brincadeiras.
		
EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
		A educação nos dias de hoje aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada.
		O jogo estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que ensine aos alunos discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa.
		De acordo com NEVES (2009, p.45), “a criança e mesmo o jovem opõem uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica, não costuma ser prazerosa”. É importante então repensar o espaço escolar e as práticas utilizadas em sala, pois manter o aluno em uma escola não atrativa torna-se a cada dia tarefa complicada. Possibilitando que este indivíduo modifique seu foco de atenção e consiga enxergar além da realidade, vislumbrando a possibilidade de desenvolver plenamente suas potencialidades.
		Para PIAGET (1986), o jogo infantil pode ser dividido em três tipos: o exercício, o símbolo e a regra, caracterizando diferentes períodos do desenvolvimento infantil. Cada fase desperta a criança uma nova experiência e então os jogos começam a revelar uma aproximação com situações reais. A recreação ou atividade lúdica é tudo que diverte e entretém o ser humano e envolve em ativa participação. Sendo assim a escola deve aproveitar as atividades lúdicas para o desenvolvimento físico mental emocional e social da criança.
	Constantemente o lúdico deve estar contido na maioria das propostas de trabalho e assim atender as necessidades dos alunos além de melhorar o rendimento do aluno em sala de aula. É dever do professor mudar os padrões de conduta em relação aos alunos, deixando de lado os métodos e técnicas tradicionais acreditando que o lúdico é eficaz como estratégia do desenvolvimento na sala de aula. 
O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
	A escola tem a missão de cuidar e educar, devendo aceitar métodos e ideias que revolucionem um trabalho de qualidade. Por meio do lúdico, os professores podem tentar sanar prováveis dificuldades que as crianças possam ter. Sabe-se que elas necessitam do lúdico, do imaginário para construir sua realidade. 
	É importante que professores e alunos sejam curiosos, instigadores. O professor precisa estar disposto a dialogar com seus alunos, criar a aula de forma participativa, deixando que o aluno tenha liberdade para se expressar, e sempre respeitar seu ponto de vista, para não frustrá-lo.
	 Escola que não educa para a reflexão, a análise, a crítica e a capacidade de participação ativa no contexto social não cumpre o que dela se espera.
	A tentativa da criança de reproduzir as ações do adulto em condições diferentes daquelas em que elas ocorrem na realidade é que dá origem a uma situação imaginária. Isso significa que para imaginar ela precisa agir. 
	"A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a
criatividade" . (MANOEL, 2007)
	É necessário respeitar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e valorizá-los, pois a educação precisa somar e não diminuir. Cada aluno já traz consigo uma bagagem. REGO (1999), através do
brinquedo a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas. A criança passa a criar uma situação ilusória e imaginária, como forma de satisfazer seus desejos não realizáveis. Ela brinca pela necessidade de agir em relação ao mundo mais amplo dos adultos e não apenas ao universo dos objetos a que ela tem acesso.
	Um profissional responsável deve conhecer os paradigmas do desenvolvimento humano a fim de estabelecer um programa de atividades voltado à realidade do indivíduo em desenvolvimento, respeitando as capacidades referentes à classificação cronológica convencional assim como o marco referencial motor. Os jogos e brincadeiras não devem ser trabalhados como momento de recreação para os alunos e descanso ou momento para corrigir atividades.
CONSIDERAÇÕES FINAIS	
	A atividade lúdica é tudo que desenvolve a diversão do ser humano, onde expõe suas emoções, trabalha o físico e principalmente o social. Sendo assim, o lúdico possui extrema importância na formação da criança durante a educação infantil, onde propicia a aprendizagem de forma prazerosa e com isso se torna uma educação de qualidade. 
 	O método de ensino focado no lúdico enriquece as práticas pedagógicas no ensino infantil, pois o mesmo desperta o interesse das crianças que percebem que o conhecimento pode ser adquirido de forma simples e fácil, permitindo a elas a expressão de seus sentimentos, emoções, percepções da realidade, além de aspecto físico e sociais. Nesse contexto é possível uma educação de qualidade que seja significativa e contribua para a formação integral do ser humano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais