Buscar

AV I EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV I – EJA
	 1a Questão (Ref.: 805993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
	 
	Para o mercado de trabalho
	
	 2a Questão (Ref.: 805437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alfabetizar adultos requer um trabalho diferente daquele realizado nas escolas regulares, destinado a crianças / adolescentes. É comum na EJA a infantilização nas abordagens e nas linguagens dos professores, por isso convém ressaltar que na Educação de Jovens e Adultos é ERRADO considerar que...
	 
	É importante, apenas, o uso do livro didático para clareza dos conteúdos.
	
	 3a Questão (Ref.: 717465)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que nos anos 40/50 houveram determinantes políticos e pedagógicos de âmbitos Internacionais e Nacionais que apontaram para a necessidade social do ensino da EJA. Neste sentido, temos no cenário Internacional a atuação da UNESCO e como determinante no cenário Nacional temos a questão:
	 
	Da transição do modelo agrário exportador para um modelo urbano-industrial.
	
	 4a Questão (Ref.: 123728)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
	 
	Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	
	 5a Questão (Ref.: 124090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
	 
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
	
	 6a Questão (Ref.: 568065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Podemos afirmar que a lógica que norteou a reforma educacional de 1968 e 1971 ficou marcada e influenciada pela teoria do capital humano. Acentuou-se dessa forma o deslocamento da educação do contexto social e político, enfatizando o caráter eminentemente tecnocrático das ações educacionais.
Entre as ações dos governos militares ara a Educação de adultos, estavam a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967, após 1970, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos. Nesse momento, o governo militar substituiu o Plano de Alfabetização nacional, coordenado pelo educador Paulo Freire pela Cruzada da Ação Básica Cristã (Cruzada ABC).
Marque o item que apresenta a tendência desse ato do governo militar.
	 
	 (   ) Vincular a Educação de jovens e adultos à formação para o trabalho e à formação moral.
	
	 7a Questão (Ref.: 124243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	 8a Questão (Ref.: 616432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parecer CEB/CNE 11/2000, elaborado pelo professor Jamil Cury, apresenta três funções para a educação de jovens e adultos. Assinale a alternativa que apresenta essas três funções.
	 
	Reparadora, equalizadora e qualificadora
	
	 9a Questão (Ref.: 615998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que é currículo oculto?
	 
	O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens relevantes
	
	 10a Questão (Ref.: 623756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que a EJA encontra-se diante de antigos e novos desafios para melhorar sua qualidade e proporcionar igualdade de oportunidades de condições para todos, EXCETO:
	 
	A EJA é uma modalidade educacional que atende, majoritariamente, alunos-trabalhadores deve ter por finalidade o compromisso com a formação profissional.

Outros materiais