Buscar

GLICEMIA EM FRANGOS DE CORTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
1 Alunos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Católica do Tocantins; E-mail: jonathan.costa_21@outlook.com; marianacolle.11@htmail.com; dywiliansouza_18@hotmail.com; martistauro57@hotmail.com, 2 Professores do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Católica do Tocantins; E-mail: silmara.lima@catolica-to.edu.be; mirian@catolica-to.edu.br; ibere.parente@catolica-to.edu.br, 3 Alunos do Curso de Zootecnia da Faculdade Católica do Tocantins; E-mail: illys55dno.com@hotmail.com; 4 Pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura; E-mail: leandro.kanamaru@embrapa.br 
Jonathan da Costa Souza1; Silmara Sanae Sakamoto de Lima2; Mariana Colle Rodrigues1; Dywillian Guimarães Souza1; Gabriel Vieira Martins1; Illys Janes Alves de Sousa3; Higor Carvalho Monteiro3; Leandro Kanamaru Franco de Lima4; Mírian das Mercês Pereira2; Iberê Pereira Parente
INTRODUÇÃO
A homeopatia é uma especialidade veterinária que pode ser utilizada para o tratamento e prevenção de algumas doenças em animais domésticos. Quando aplicada em criações zootécnicas, pode resultar em melhorias nos índices produtivos e na saúde do rebanho (SANTOS et al., 2014). Em criações de aves, a fitoterapia, a acupuntura e a homeopatia são opções terapêuticas a serem consideradas (AMALCABURIO, 2008). Assim, o objetivo deste estudo foi comparar os valores de glicemia e de peso final ao abate em frangos de corte submetidos ao tratamento com produto homeopático comercial adicionado na água até os 42 dias de idade.
O estudo foi conduzido no Setor de Avicultura da Faculdade Católica do Tocantins, durante os meses de agosto a outubro de 2015. Foram utilizados 96 pintos de um dia da linhagem Cobb devidamente vacinados (Figura 1). Inicialmente, os animais foram pesados e distribuídos inteiramente ao acaso em 12 compartimentos de 1,18m x 1,50m, sendo oito aves por compartimento, constituindo dois tratamentos (grupo homeopático e grupo controle) e seis repetições (Figura 2). Todos os animais receberam ração comercial a base de milho e farelo de soja, conforme exigências nutricionais para cada fase. Como tratamento homeopático, apenas o grupo tratado recebeu o produto comercial diluído diretamente na água, com a dose de 0,04-0,05 mL.animal-1dia-1 (Figuras 3 e 4). Após 42 dias de tratamento, todos os animais foram colocados em jejum de 12 horas e insensibilizados por meio de deslocamento cervical, seguido por sangria. Durante a sangria, 24 animais foram selecionados sendo 12 do grupo controle e 12 da homeopatia. Recolheu-se da veia jugular, cerca de 0,5 mL de sangue sem anticoagulante com seringa estéril para dosagem da glicose sanguínea, utilizando-se fitas reagentes para glicemia acopladas a um glicosímetro portátil digital (ACCU-CHEK Active, Roche®) (Figura 5). 
O metabolismo da glicose é semelhante em aves e mamíferos, diferindo-se apenas no aspecto quantitativo, ou seja, os valores de glicemia considerados como normalidade. Enquanto que a concentração normal de glicose em uma vaca é de 40 a 80 mg/dL e no cão é de 60 a 120 mg/dL, em uma galinha, os níveis glicêmicos normais podem ser de 130 a 270 mg/dL (SWENSON;O’REECE, 1996). Aves com alto metabolismo ainda podem apresentar valores de até 800 mg/dL, como os colibris (SCHMIDT et al., 2007). No presente estudo, no momento do abate das aves em jejum acima de 12 horas, encontrou-se valores médios de 201 mg/dL para ambos os grupos, sem diferença (p>0,05) entre eles e com valores médios de peso de 1,7 kg (Figuras 6 e 7). Em estudos comparativos dos níveis de glicemia em aves mantidas em galpões climatizados ou não climatizados, encontrou-se os valores de 198,09 ± 44,95 mg/dL e 198,14 ± 53,42 mg/dL, respectivamente (KODAIRA et al., 2014). 
Agradecimento
CONCLUSÕES
RESULTADOS E DISCUSSÃO
GLICEMIA EM FRANGOS DE CORTE SUBMETIDOS OU NÃO AO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO 
Conclui-se que o tratamento homeopático adicionado na água de frangos de corte durante 42 dias não resultou em diferenças nos níveis de glicose sanguínea e nem nos valores do peso ao abate.
METODOLOGIA
Referências
AMALCABURIO, R. Homeopatia em frangos de corte criados em sistema de semi-confinamentoalternativo. 2008. 71f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Centro de Ciências agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BORGES, S. A.; MAIORKA, A.; SILVA, A. V. F. Fisiologia do estresse calórico e a utilização de eletrólitos em frangos de corte: revisão bibliográfica. Ciência Rural, v. 33, n. 5, p. 975-981, 2003.
CAPITELLI, R.; CROSTA, L. Overview of psittacine blood analysis and comparative retrospective study of clinical diagnosis, hematology and blood chemistry in selected psittacine species. Veterinary Clinics of North America: Exotic Animal Practice, v. 16, n. 1, p. 71–120, 2013.
HAHNEMANN, S. Organon da arte de curar. 6 ed. São Paulo: Robe Editorial, 1996.
220p.	
KODAIRA, V. et al. Concentração de glicose sanguínea e relação heterófilo:linfócito podem ser utilizados como indicadores de estresse térmico para aves poedeiras? Brazilian Journal of Biosystems Engineering, v. 9, n.2, p. 182-190, 2015.
LEITE, P.R.S.C.; MENDES, F.R.; PEREIRA, M.L.R.; LIMA, H.J.A.; LACERDA, M.J.R. Aditivos fitogênicos em rações de frangos. Enciclopédia Biosfera, v.8, n.15, p.9-26, 2012.
MELLO, C. A. et al. Glicemia no jejum pré-abate em frangos normais e acometidos de caquexia. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 10, n. 1, p. 55-56, 2003.
PIRES, M. F. A. A homeopatia para os animais. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2005. 4p. (Embrapa Gado de Leite. Comunicado Técnico, 46).
SANTOS, F. R.; SANTANA, R. O.; CARVALHO, E. A.; COSTA, N. A.; MINAFRA, C. S.; OLIVEIRA, P. Desempenho e perfil sérico bioquímico de frangos de corte alimentados com rações contendo produtos homeopáticos. Revista Brasileira Saúde Produção Animal, v. 15, n. 2, p. 394-405, 2014.
SCHMIDT, E. et al. Patologia clínica em aves de produção – uma ferramenta para monitorar a sanidade avícola – revisão. Archives of Veterinary Science, v. 12, n. 3, p. 9-20, 2007.
SWENSON, M.; O’REECE, W. Dukes: fisiologia dos animais domésticos. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 856p. 
TEIXEIRA, M. Z. Homeopatia: ciência, filosofia e arte de curar. Revista de Medicina.
São Paulo, v.85, n.2, p.30-43, 2006.
	
Figura 1 – Animais da linhagem Cobb vacinado
s e vermifugados à chegada.
Figura 2 – Distribuição dos animais em boxes
 experimentais.
Figura 3 – Produto homeopático comercial.
Figura 4 – Forncecimento de produto 
homeopático diluído em água.
Figura 5 – Glicosímetro 
portátil.
Figura 6 – Valores médios da glicemia, em mg/dL,
 de acordo com o grupo.
Figura 7 – Valores médios do peso, em quilos, 
de acordo com o grupo.
À Faculdade Católica do Tocantins pelo apoio durante o estudo por meio do fornecimento da infraestrutura e dos animais.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais