Buscar

Primeiros socorros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiros socorros +
• O que é?
Cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida.
• Qual a finalidade?
Manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Não esquecer que o objetivo do primeiro socorro não é tratar a pessoa, mas sim evitar danos maiores à vítima.
Basicamente: questionar a vítima, verificar seu estado, pedir ajuda e proceder primeiros socorros.
• Quem poderá prestar os primeiros socorros?
Qualquer pessoa treinada.
!! Lembrar que ações valem mais que palavras; portanto, o ato de informar ao paciente seu estado deve ser feito com ponderação para não causar ansiedade ou medo desnecessários.
• Quais as funções de quem está fazendo o socorro?
Contatar o serviço de atendimento emergencial
Fazer o que pode ser feito no momento certo, afim de: salvar uma vida e prevenir danos maiores
Manter o acidentado vivo até a chegada do atendimento
Manter a calma e a serenidade frente à situação, inspirando sempre confiança
Aplicar calmamente os procedimentos de primeiros socorros
Impedir que testemunhas manuseiem ou removam o acidentado, evitando causar o ‘’segundo trauma’’
Ser o elo das informações para o serviço de atendimento emergencial
Agir somente até o ponto de seu conhecimento ou técnica 
• Quais as etapas básicas de primeiros socorros? E como proceder?
Avaliação do local do acidente
-> Não entre em pânico, transmita confiança e calma para o acidentado, pois, sua situação pode se agravar se ficar com medo ou ansioso
-> Assuma a liderança da situação
-> Analise se há perigos no local, pois sua segurança deve vir em primeiro lugar (não ajuda em nada ter mais um acidentado)
-> Afaste os curiosos e, se houver perigo, afaste a vítima do local perigoso
Verificar se a vítima está consciente
-> Vítima consciente: Não saia de perto, pois ela pode ficar inconsciente; colha informações úteis para o atendimento especializado (história do acidente)
-> Vítima inconsciente: Mandar alguém chamar o sistema de emergência, SAMU 192. Caso esteja sozinho, faça você mesmo. Aja como se o coração da vítima estivesse parado de funcionar.
Cuidar da vítima
Manter sinais vitais
O procedimento consiste em ter calma, informar à vítima quando possível o que está ocorrendo, acalmar a vítima e ter serenidade para aplicar todo o seu conhecimento.
• Situações em que os primeiros socorros são necessários:
Perdas da consciência
Envenenamentos
Acidentes por animais peçonhentos
Traumatismos
Ferimentos
Contusões
Corpos estranhos
Hemorragias
Choque elétrico
Estado de choque
Parada cardiorrespiratória (PCR)
• Situações
Parada Cardíaca
+ Quando o coração para de funcionar, a circulação sanguínea é interrompida. Sabe-se que o sangue leva oxigênio para todo o corpo e sem oxigênio, os órgãos morrem. Por exempli, o cérebro, caso passe 4min sem oxigênio já começa a morrer.
+ Quando for percebida, iniciar compressões cardíacas.
Hemorragia
+ É a perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, entre outros. Podendo ser resultante de um traumatismo ou não. Pode ser interna (rompimento de vasos internos ou de órgãos, em consequência de ferimentos ou traumatismos) ou externa (sangue eliminado para fora do corpo através de ferimentos ou orifícios naturais). Quando não controlada pode levar à anemia e à morte por redução da oxigenação de órgãos vitais (choque).
+ Em caso de hemorragia externa, deve-se deitar a vítima imediatamente; colocar sobre a ferida gaze ou pano limpo e pressionar (não trocar curativo: se preciso, colocar novas ataduras por cima); Manter o membro ferido em posição mais alta que o coração (não elevar em caso de fratura ou dor); Se ainda continuar sangrando, comprimir a artéria mais próxima do ferimento.
++ NÃO TOQUE NO SANGUE DA VÍTIMA; MANTENHA O ACIDENTADO AGASALHADO E PROCURE AJUDA MÉDICA; NÃO TENTE TIRAR CORPOS ESTRANHOS E NÃO COLOQUE NADA NO FERIMENTO. 
+ Em caso de hemorragia interna, como não é visível deve-se ficar atento aos sinais externos, como: pulso fraco e rápido, pele fria e pálida, sede e muito suor, tontura, confusão mental, inconsciência, calafrios, abdômen duro. Além disso, pode-se chamar o SAMU, manter a cabeça da vítima mais baixa que o corpo (exceto nos casos de suspeita de fratura de crânio e coluna ou lesão cerebral), colocar bolsa de gelo ou compressa fria no local do trauma, NÃO DEIXE-O TOMAR LÍQUIDO.
Perda de consciência
+ Principais motivos: pouca alimentação, cansaço excessivo, queda da pressão, calor, falta de líquido e forte emoção.
+ Deve-se deitar a vítima em decúbito dorsal, em local ventilado e afrouxar suas roupas; elevar as pernas em nível superior à cabeça; em caso de vômito, virar a cabeça lateralmente para evitar sufocação;
++ Se a vítima desmaiar novamente ou por mais de 2 minutos, deve-se agasalha-la e providenciar assistência médica.
Convulsão
+ Não segurar a vítima; não dar tapas; não jogar água sobre a vítima.
+ Deve-se: Afastar objetos ao redor e curiosos; proteger a cabeça, afrouxar as roupas; terminada a convulsão: solicitar transporte.
Ferimentos superficiais
+ Lavar bem a mão com água e sabão; Lavar abundantemente a ferida com água e sabão; Colocar compressas de gaze. Atenção: não usar algodão que pode se desmanchar e prejudicar a cicatrização. 
+ Lembrar de: Não retirar corpos estranhos (farpas, pedaços de vidro...), a não ser que eles saiam com a água. E só aplicar medicamentos sobre o ferimento com indicação médica.
Amputação
+ É a separação de um membro ou parte dele do resto do corpo.
+ Deve-se controlar a hemorragia; Cuidados com a parte do corpo amputada: limpar com soro fisiológico sem imergir no líquido, envolver com gaze, colocar em dois sacos plásticos, colocar o saco plástico em recipiente de isopor com gelo ou água gelada, transportar a vítima rapidamente para o hospital e leve o recipiente com membro amputado.
+CUIDADO: NÃO COLOQUE O MEMBRO AMPUTADO EM CONTATO DIRETO COM O GELO.
Queimaduras térmicas
+ Ferimentos provocados pela temperatura fria/calor.
+ O que fazer:
* Antes de tudo: identifique ou afaste/controle a causa da queimadura; verifique o estado de consciência; não remova roupas que estiverem grudadas na pele; a área queimada tende a inchar: retire anéis e braceletes que possam dificultar a passagem do sangue.
+ Podem ser classificadas segundo a profundidade em 3 graus:
- 1º grau: vermelhidão e dor. Sem bolhas.
 > O que fazer? Lavar com água corrente à temperatura ambiente por 1min. NÃO USAR GELO.
- 2º grau: vermelhidão e dor. Com bolhas.
 > O que fazer? Lavar com água corrente; Cobrir com gaze ou pano limpo; NÃO ESTOURE AS BOLHAS; procure ajuda médica.
- 3º grau: cor branca, amarela ou marrom. Pouca ou nenhuma dor.
 > O que fazer? Lavar com água corrente; cubra com papel alumínio (pois protege melhor contra perda de calor e microrganismos); procure ajuda médica imediatamente.
+ NÃO PASSE LOÇÃO, ÓLEO, POMADA, CLARA DE OVOS, CREME DENTAL, MARGARINA OU QUALQUER OUTRO PRODUTO, POIS SÓ COMPLICAM O TRATAMENTO CORRETO.
Intoxicações
+ Devemos conhecer todas as substâncias que manipulamos no nosso local de trabalho; há normas de biossegurança, procedimentos operacionais padrão, equipamentos de segurança de uso obrigatório e as FISPQ (Ficha de Informação do Produto Químico).
+ Alterações no organismo dependem: concentração, natureza, susceptibilidade individual.
+ Quando houver contato com a pele: remover a substância o mais rápido possível; lavar com água corrente e abundante; remover roupas contaminadas.
+ Quando for por ingestão: identificar a substância, NÃO PROVOCAR VÔMITO.
Acidentes por animais peçonhentos – AAP
+ Os envenenamentos produzidos ativamente por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e aparelho inoculador de veneno.
+ O que fazer em caso de:
 > Serpentes: nos primeiros 30 minutos deve-se deitar a vítima(deixando-a imóvel), compressa fria ou gelo no local, levar para atendimento médico. Após os 30 minutos deve-se levar imediatamente para o hospital.
 > Aranhas e escorpiões: aplicar gelo no local e levar para o atendimento médico. As pessoas mais sensíveis são as crianças, os idosos e alérgicos.
+ Resumindo de forma geral: acalmar a vítima, deitar a vítima, aplicar compressas frias ou gelo, transporte imediatamente a vítima, não permitir que ela caminhe, não dar álcool, querosene ou infusões à vítima, não faça garroteamento, não corte a pele.
Afogamentos
+ Atirar à vítima um objeto flutuante (boia, por exemplo); nadar até a vítima e acalmá-la; virar a cabeça da vítima para fora da água; segurar a vítima pelas costas ou punho nadando até a margem; se necessário, fazer respiração artificial e massagem cardíaca.
Traumatismos
+ É a lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes diversos de forma acidental.
+ Podem ser dos seguintes tipos: 
 > Entorse: deve-se colocar gelo na hora; nas primeiras 24h alternar entre frio e calor; somente calor após 24h; imobilizar e encaminhar para atendimento médico. 
 > Fratura: deve-se colocar a vítima em posição confortável; imobilizar; estancar possível hemorragia; precisa-se ter cuidados especiais com fraturas expostas; encaminhar para atendimento médico.
 > Luxações: imobilizar o melhor possível; transportar imediatamente para o hospital; NUNCA TENTAR COLOCAR NO LUGAR.

Outros materiais