Buscar

AV1 SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Fechar
	 
	 
	
		
	
	Disciplina:  SUSTENTABILIDADE
	Avaliação:  CCE0360_AV1_201301179868      Data: 07/10/2016 13:23:39 (A)      Critério: AV1
	Aluno: 201301179868 - DILCÉA MARIA MORAES
	Professor:
	MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9013/AM
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	
	 1a Questão (Ref.: 281637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	  Segundo Funiber (2009), o termo desenvolvimento sustentável, como é, foi estabelecido pela International Union for The Conservation of Nature (IUCN), embora sua popularidade tenha origem no relatório Nosso futuro comum ou relatório Bruntland (WCED, 1987), preparado pela Comissão Bruntland das Nações Unidas, no qual se lê: O desenvolvimento sustentável satisfaz às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazer suas próprias necessidades.
 Com base nesta afirmativa assinale a opção que NÃO exemplifica uma ação de desenvolvimento sustentável.
		
	
	Fortalecimento da sociedade civil organizada para o monitoramento das políticas públicas florestais.
	 
	Campanha pela valorização da extração de minério em reserva ambiental.
	
	Campanha pela valorização das reservas legais e matas ciliares.
	
	Definição de critérios e estudos para identificar áreas prioritárias para conservação.
	
	Capacitação e treinamento de ambientalistas e de jornalistas para ampliar e melhorar a inserção na mídia espontânea.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 249791)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia, em julho de 1972, segundo Brunacci e Philippi Junior (2009). Segundo Funiber (2209), o termo desenvolvimento sustentável, como é, foi estabelecido pela International Union for The Conservation of Nature (IUCN), embora sua popularidade tenha origem no relatório "Nosso futuro comum" ou relatório Bruntland (WCED, 1987), preparado pela Comissão Bruntland das Nações Unidas, no qual se lê que o desenvolvimento sustentável:
		
	
	Fortalece as comunidades locais, habilitando-as a cuidar dos seus próprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos níveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efetivamente.
	 
	Satisfaz às necessidades atuais sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazer suas próprias necessidades.
	
	Elimina a corrupção em todas as instituições públicas e privadas,
	
	Elimina a discriminação em todas as suas formas, como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social.
	
	Tem o surgimento para enfrentar a crise ecológica, sendo que pelo menos duas correntes alimentaram o processo,
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 625457)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem considerar as dimensões:
		
	
	biológica, econômica, física
	
	política, social e ambiental
	
	econômica, biológica, física
	
	social, econômica, filosófica
	 
	econômica, social e ambiental
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 625417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de construção do desenvolvimento sustentável deve priorizar estudo e compreensão das questões:
		
	
	que envolvam a gestão ambiental, em geral, para o pleno reconhecimento da importâncias das empresas que visam lucro independente da degradação ambiental.
	
	que contribuírem na construção de políticas e processos de planejamento e gestão que direcionem o crescimento econômico em patamares insustentáveis.
	
	que visem a diminuição da qualidade de vida os seres do planeta de forma sustentável.
	 
	sociais, econômicas, ambientais, tecnológicas e políticas, presentes na sociedade humana e no meio ambiente no qual se insere.
	
	que colaborem para o aumento dos processos de degradação ambiental, consumo elevado de recursos naturais e desigualdade socioeconômica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 251861)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não podemos discutir sobre sociedade e meio ambiente e deixar de falar sobre população. O papel dado à população, segundo vários autores, reflete menos conflitos de evidências do que de interpretação da mesma evidência. Os estudos de caso com populações regionais têm sugerido cautela nas associações população  transformação. Isso, porém, não solapa o papel da população como:
		
	
	Ressignificação de valores dentro de uma base cooperativa próxima ao pensamento crítico;
	 
	Importante força indutora de mudanças ambientais, mas acentua seu significado no contexto da organização tecnológica e sociocultural.
	
	Propiciando os processos de mudanças culturais no sentido da instauração de uma ética ecológica.
	
	Atitudes sustentáveis e valores éticos nos espaços sociais e nas práticas laborais.
	
	Habilidade para resolução de problemas;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 102961)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns analistas acreditam que as pessoas devem ter liberdade de gerar quantos filhos quiserem, mais somente se isso não reduzir a qualidade de vida das pessoas agora e no futuro, seja pelo enfraquecimento da ___________________, seja por rupturas sociais. De acordo com o ponto de vista deles, a limitação da liberdade dos indivíduos ¿ um esforço de proteger a liberdade de outros indivíduos ¿ é a base da maioria das leis nas sociedades modernas. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	sociedade cultural
	
	economia internacional
	
	educação popular
	
	educação ambiental
	 
	capacidade da Terra de sustentar a vida
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 240533)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
		
	
	A ideia era de que o meio ambiente é uma fonte inesgotável.
	
	A necessidade de preservar o meio ambiente e ampliar os espaços para a industrialização a qualquer preço.
	
	A importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando evitar atender as necessidades da sociedade atual, comprometendo as gerações futuras.
	 
	A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
	
	O conceito de promoção da saúde apontando, dentre os condicionantes do processo saúde-doença, o ecossistema instável, os recursos sustentáveis e a desigualdade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 240944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (Conferência de Tbilisi) produziu um documento chamado - Livro Azul, que até hoje é uma importante fonte de consulta para ações em Educação Ambiental. Porque Este documento explica que a educação ambiental deve ser dirigida a todas as idades, em todos os níveis, tanto formalmente como informalmente, devendo estimular comportamentos positivos com relação ao meio ambiente.
		
	
	A primeira afirmativa é falsa e não justifica a segunda afirmativa.
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
	 
	A primeira afirmativa é verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 615535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando o conceito de gestão ambiental na visão mais moderna, podemos afirmar que:
		
	
	Relaciona-se ao uso racional de recursos naturais propiciando a manutenção das comunidades biológicas.Relaciona-se ao uso produtivo de recursos naturais em atividades primárias.
	 
	Desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados.
	
	Formulação de uma lei ambiental que define o tipo de gestão a ser utilizada.
	
	Diz respeito à administração, pela sociedade em geral, do uso de recursos ambientais, por meio de ações ou medidas econômicas em prol das atividades primarias.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 624336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
		
	
	Gestão ambiental é um processo administrativo de responsabilidade do poder público, destinado a, exclusão social, capaz de formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir das decisões dos governantes.
	 
	A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
	
	A gestão ambiental atua em sentido contrário aos princípios de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
	
	O conceito de gestão visa excluir a gestão pública do meio ambiente, valorizando os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de degradação do meio ambiente.
	
	O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão centralizadora entre os diferentes agentes envolvidos que estão desarticulados em seus diferentes papéis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes