Buscar

GESTAO PUBLICA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética
Em suas premissas, denominadas de visão científica da moral e permeadas por um cunho determinístico e religioso, Galvão (1996) defende três fontes básicas de origem da moral, que são: Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A realidade vivencial, a humanidade e a natureza.
	
	B
	O homem, os valores e a ciência.
	
	C
	Deus, a natureza e o homem.
	
	D
	A natureza, a sociedade e os princípios éticos.
	
	E
	As ciências, a natureza e Deus.
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal. Assinale os itens com (V), que são considerados Verdadeiros para os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL e com (F) para os que são Falsas.
( ) estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
( ) um exemplo, é o envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) são as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V – F
	
	E
	F – V – V – V – F
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Em relação ao nível de relevância – ou importância –, as informações podem ser classificadas em quatro categorias: irrelevante, potencial, mínima e crítica. A figura abaixo ilustra essas categorias e o impacto que representam para as organizações.
Assinale “C” para a informação crítica, “M” para a informação mínima, “P” para a informação potencial e “I” para a informação irrelevante, nas afirmações abaixo, e depois marque a alternativa correta. Considere a empresa como sendo uma fábrica de equipamento eletrônico.
 
(     ) Espera-se um aumento de 40% nas vendas por dispositivos móveis.
(     ) O lucro líquido foi de 102 mil reais no mês de fevereiro.
(     ) O clima terá um aumento de 1% na temperatura global.
(     ) O refugo de peças na prensa foi de 5% do total produzido por ela.
	
	A
	P-C-M-I
	
	B
	M-C-I-P
	
	C
	P-M-I-C
	
	D
	P-C-I-M
	
	E
	M-P-I-M
Questão 4/5 – Ética Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
Analisamos os conceitos referentes à ética, à moral e à moralidade, os quais, embora se apresentem em diferentes nuances, encerram pontos convergentes, pois são históricos, culturais e parte intrínseca das diferentes etapas da vida em sociedade. Tais conceitos, ainda que diversos, aproximam-se e caracterizam-se pelos diferentes modos de entendimento em cada sociedade, cultura ou grupo social.
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Ética:
(   ) Estuda as formas de comportamento dos sujeitos sob os pontos de vista da moral, dos valores, do justo, do injusto, do bem e do mal, sempre sob um cunho reflexivo e crítico a respeito dos valores e dos princípios morais vigentes, no sentido de superá-los e/ou aprimorá-los.
(   ) Designa os costumes, o comportamento ou as regras que os regem e apresenta um sentido bastante vasto na medida em que diz respeito ao agir humano, aos comportamentos cotidianos e às possíveis escolhas existenciais das pessoas, dos grupos sociais e/ou sociedade e culturas.
(   ) Conjunto de relações efetivas ou atos concretos que adquirem um significado moral, com respeito à moral vigente naquela sociedade e/ou naquele respectivo grupo social.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a resposta correta:
	
	A
	V-F-V
	
	B
	V-F-F
	
	C
	F-V-F
	
	D
	V-V-V
	
	E
	F-V-V
Questão 5/5 - Ética
O sujeito ético é aquele capaz de visar à existência (o existir consigo e com o outro) e de canalizar ações equilibradas para si e para aqueles com os quais convive (Rodrigues, 2008). A questão básica da ética consiste em: Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Reflexões sobre como agir perante o outro.
	
	B
	Normas e prescrições sobre o agir humano sob o ponto de vista de seu comportamento e dos princípios legais.
	
	C
	Uma reflexão sobre as questões básicas da convivência e das atividades artísticas.
	
	D
	Na definição sobre as regras e normas do bem viver.
	
	E
	Na história humana, há apenas um constructo moral para todos os tempos e espações sociais, culturais e políticos.
Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial – LIVRO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA ATUALIDADE CAP. 4 /4.1.1
O conceito de sistema pode ser ampliado para analisarmos situações multidisciplinares, que envolvem diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, ao estudarmos as tecnologias utilizadas nas empresas, lidamos com três diferentes tipos de sistemas: os sistemas sociais (pessoas e suas relações), os sistemas conceituais (dados, informações e conhecimento) e os sistemas tecnológicos. Cada um desses sistemas pode ser analisado separadamente, para, depois, estudarmos as relações entre eles, como se cada sistema fosse uma caixa-preta na qual as entradas e as saídas se conectam. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é o conceito de Sistemas de Informação? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	É um conjunto de elementos que interagem com a finalidade de produzir um resultado específico, no qual cada elemento afeta o funcionamento do todo e também é afetado por ele.
	
	B
	É aquele que se baseia em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
	
	C
	É um sistema não organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações indispensável para a análise da situação e tomada de decisão.
	
	D
	É responsável por registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa, como as vendas da padaria, os serviços do posto de combustíveis e o autoatendimento do banco.
	
	E
	Uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Questão 2/5 – Ética  Leia o texto abaixo e responda à questão: LIVRO ETICA NA GESTÃO PÚBLICA PAG 117
 De acordo com o livro base da disciplina, a teoria e os princípios da ética da justiça proposta por Rawls são considerados como alguns dos mais importantes estudos no campo filosófico e ético contemporâneo. Podemos perceber que o interesse de Rawls é analisar os princípios que propiciam as desvantagens e as diversidades sociais, bem como as atribuições de direitos e liberdade entre os indivíduos. Para isso, sua proposição de uma teoria da justiça visa reorientar os indivíduos que, com a nova ordem mundial – queda das ideologias reducionistas, do marxismo-leninismo e mediante a supremacia da ordem capitalista –, se encontram desorientados, tornando-os aptos a questionar quais princípios deveriam direcionar a ação política. Quais são os princípios de justiça que caracterizam o pensamento de Rawls? Assinale a alternativa correta: 
	
	A
	Diferença e Igualdade.
	
	B
	Celeridade e isonomia.
	
	C
	Indiferença e celeridade.D
	Respeito e igualdade.
 
	
	E
	Cidadania e respeito.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial – LIVRO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA ATUALIDADE PAG. 69
Aprofundando a relação entrada-processamento – saída apresentada por Churchman (1972), podemos estabelecer um conjunto de regras que definem um sistema.
Analise a imagem a seguir, e de acordo com os temas abordados no livro base, assinale a alternativa correta que corresponde a definição de Processamento:
	
	A
	É apenas o monitoramento constante dos sistemas para evitar que sejam interrompidos ou sofram invasões.
	
	B
	São sinais ou comandos provenientes do ambiente externo.
	
	C
	São resultado do processamento que retornam para o ambiente.
	
	D
	São elementos externos ao sistema, como os usuários e outros sistemas.
	
	E
	É a conversão das entradas em saídas por meio dos elementos (E1, E2, En).
 
Questão 4/5 – Ética Leia o texto abaixo e responda à questão: LIVRO ETICA NA GESTÃO PÚBLICA PAG 102
O existencialismo é uma proposição filosófica centrada na existência e no indivíduo em sua concretude e estimula a oposição entre essência e existência dos seres, privilegiando esta última. Propõe que o indivíduo é aquilo que ele faz de si e de sua vida, nos limites das determinações físicas, políticas e histórico-sociais que pesam sobre ele. Essa corrente de pensamento considera que não existe uma natureza humana ideal e a existência real está sempre em desenvolvimento. O existencialismo se firma como uma forte tendência filosófica, na qual surgem postulados comuns e muitas divergências internas. De todo modo, o existencialismo tem se desenvolvido como reflexão sobre a condição humana, sendo, portanto, possível falarmos em uma ética existencialista. Apesar das diversas abordagens do real e da diversidade das posições que o existencialismo abriga, podemos chamá-lo mais amplamente de filosofia da existência. 
De acordo com os conceitos abordados no livro, grandes linhas são evidentes no existencialismo, quais são elas? Assinale a alternativa correta: 
	 
	A
	O existencialismo ateu e o existencialismo cristão.
	
	B
	Apenas o existencialismo judeu.
	
	C
	Apenas o existencialismo ateu.
	
	D
	Apenas o existencialismo cristão.
	
	E
	Apenas o existencialismo budista.
 
Questão 5/5 – Ética Leia o texto abaixo e responda à questão: LIVRO ETICA NA GESTÃO PÚBLICA PAG  98 
Desde os primórdios do pensamento ocidental, o embate filosófico sempre esteve voltado à questão do ser. Para alguns pensadores, o ser é uma essencialidade (essencialismo, racionalismo, idealismo), outros propõem que é apenas existência (existencialismo, materialismo, pragmatismo). Essa questão se desenrola ao longo da história do pensamento humano e, certamente, não é simples resolvê-la. É um problema filosófico de base e, portanto, condicionado às visões de mundo que o sustentam. Dessa forma, pensar o ser consiste em ter posição clara e consistente sobre a questão de o ser se constituir em essência ou em uma existência em concretude.
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública). 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, sabemos que a renovação contemporânea dos princípios éticos clássicos pressupõe alguns questionamentos. Assinale a alternativa correta que corresponde a esses elementos.
 I - princípios religiosos;
II - força afirmativa da vida humana;
III -  realidade;
IV -  responsabilidade, da liberdade, da igualdade e da diferença;
V -  autodeterminação e do respeito à vida;
	
	A
	Somente as asserções I e III estão corretas.
	
	B
	Somente as asserções III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as asserções I, II e III estão corretas.
	
	D
	Somente as asserções I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as asserções estão corretas.
 
Questão 1/5 – Ética/ Leia o texto abaixo e responda à questão:
Os princípios relativos à gestão pública não constavam dos textos constitucionais brasileiros até a promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988 (Brasil, 1988), quando, de forma expressa, os referidos princípios passam a ser definidos e são complementados por outros previstos em textos infraconstitucionais.
De acordo com o art. 37 da CF e seus respectivos incisos, a gestão pública, direta, indireta ou funcional, em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deve vincular-se diretamente a quatro princípios.
Analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa correta referente aos princípios. 
( ) Defesa.
( ) Legalidade.
( ) Impessoalidade.
( ) Moralidade.
( ) Publicidade.
	
	A
	F – V – V – V – V 
	
	B
	V – V – V – V – V 
	
	C
	F – F – V – V – V 
	
	D
	V – V – V – V – F
	
	E
	V – V – F – V – V
Questão 2/5 – Ética/Leia o texto abaixo e responda à questão: 
De acordo com o art. 37 da CF e seus respectivos incisos, a gestão pública, direta, indireta ou funcional, em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deve vincular-se diretamente aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. 
RODRIGUES, Z. A. L. Ética na Gestão Pública. Curitiba: Intersaberes, 2016 (Série Gestão Pública). 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é o princípio que, Fundamentado no art. 5o, inciso II, da CF (Brasil, 1988), determina o conceito “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Princípio da legalidade.
	
	B
	Princípio da defesa.
	
	C
	Princípio da impessoalidade.
	
	D
	Princípio da moralidade.
 
	
	E
	Princípio da publicidade.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial/Leia o texto e responda à questão: 
Em nosso cotidiano, a todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT). 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é a função dos SPTs? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Se atualizar em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
	
	B
	Registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa.
	
	C
	Planejar e prever as necessidades de produção.
	
	D
	Identificar tendências e padrões que podem aprimorar o desempenho das empresas e auxiliar nas tomadas de decisão.
	
	E
	É responsável pela parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial/ Leia o texto e responda à questão:
Existem várias formas de classificar os sistemas de informação, que variam conforme o critério utilizado. As duas formas mais usuais consideram como critérios de classificação a abrangência e o nível decisório. No primeiro caso, são consideradas as áreas funcionais a que o sistema atende, ou seja, sua abrangência departamental. No segundo caso, o critério utilizado é o nível funcional. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas funcionais de uma organização. Em outras palavras, quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
De acordo com esse critério e com os conceitos abordados no livro base da disciplina, os sistemas de informação podem ser classificados em categorias, portanto analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta indicando quais são elas. 
(           ) Sistemas departamentais (funcionais)
(           ) Sistemasintegrados (organizacionais)
(           ) Sistemas interorganizacionais.
(           ) Sistemas de informações sazonais.
	
	A
	V- V- V- F
	
	B
	V- F- V- F
	
	C
	V- V- F- F
	
	D
	F- V- V- F
	
	E
	V- V- V- V
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Um sistema de informação organizacional é um sistema de informação que trata do fluxo e da manutenção das informações que fornecem suporte aos processos de negócios de uma organização. Como Chiavenato (2010, p. 69) define Sistema de Informação Organizacional?  Assinale a alternativa correta:
	
	A
	“É a parte lógica do sistema, representada pelos programas de computador e pelo banco de dados. ”
	
	B
	“Um sistema organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações indispensável para a análise da situação e tomada de decisão”.
	
	C
	“Uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. ”
	
	D
	“É aquele que se baseia em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão. ”
 
	
	E
	“ É toda a parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos.”
Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto, e responda à questão:
Segundo Drucker (1972), gerenciar significa fazer com que as pessoas “façam o que precisa ser feito”. O gestor não é aquele profissional que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam realizadas por sua equipe e de acordo com os objetivos traçados. Portanto, a atividade gerencial pressupõe o planejamento e a coordenação das pessoas e dos processos organizacionais. 
A partir desse contexto, e de acordo com os estudos realizados durante a disciplina, analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta referente as atividades de um gestor, segundo Drucker (1972): 
(     ) estabelecer objetivos.
(     ) organizar atividades.
(     ) motivar e deixar de controlar horário.
(     ) mensurar e desenvolver as pessoas.
	
	A
	V- V- F- V
Estabelecer objetivos – O gestor estabelece os objetivos a serem atingidos por sua equipe e as tarefas a serem realizadas.
Organizar atividades – O gestor decompõe o trabalho em atividades gerenciáveis e seleciona as pessoas que realizarão tais tarefas.
Motivar e comunicar – O gestor integra as pessoas em uma equipe por meio de decisões sobre salários, colocações e promoções e da comunicação com a própria equipe.
Mensurar – O gestor estabelece metas e métricas de desempenho apropriadas, assim como analisa, avalia e interpreta o desempenho dos colaboradores.
Desenvolver as pessoas – O gestor promove o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe por meio de capacitação e de espaços de criação do conhecimento. 
	
	B
	V- V- V- V
	
	C
	V- V- F- F
	
	D
	F- V- F- V
	
	E
	V- F- F- F
Questão 2/5 – Ética Analise as características abaixo: 
registra as preocupações éticas de Sócrates;
estabelece, em sua teoria das ideias, que a presença valorativa do bem é fonte de todos os demais valores éticos, estéticos e intelectuais;
considera que a virtude é ainda o valor máximo necessário ao homem e fundamental àqueles que deveriam governar a pólis, os filósofos. 
À qual filósofo elas se referem? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Sócrates.
	
	B
	Platão.Você acertou!
O pensamento platônico, cujo protagonista é sempre Sócrates, concebe a filosofia como um grande projeto educativo das classes governantes, entendendo-a como condição primeira para o estabelecimento do Estado ideal e do governo ideal voltado à justiça social e política, do qual, no entendimento platônico, a pólis grega tanto necessitava. Para Platão, tal governo deveria ser exercido por reis filósofos, considerados como os únicos aptos a desempenhar esse papel. Segundo Lara (1989), no âmago do pensar platônico, uma contradição dialética se estabelece entre dois princípios antagônicos: por um lado, a racionalidade, o mundo ideal e o demiurgo; por outro, a irracionalidade, cuja representação é a matéria, a necessidade, a imagem e a corrupção, o ser humano concreto e real, como mero reflexo daquela imagem ideal e de perfeita harmonia que se apresentava no primeiro campo de entendimento platônico, o da idealidade. 
	
	C
	Aristóteles.
	
	D
	Friedrich Nietzsche.
	
	E
	René Descartes.
Questão 3/5 – Ética - Leia o texto abaixo e responda à questão:
O pensamento platônico, cujo protagonista é sempre Sócrates, concebe a filosofia como um grande projeto educativo das classes governantes, entendendo-a como condição primeira para o estabelecimento do Estado ideal e do governo ideal voltado à justiça social e política, do qual, no entendimento platônico, a pólis grega tanto necessitava. Para Platão, tal governo deveria ser exercido por reis filósofos, considerados como os únicos aptos a desempenhar esse papel. 
Segundo Lara (1989), no âmago do pensar platônico, uma contradição dialética se estabelece entre dois princípios antagônicos. Quais são eles? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A rivalidade e a racionalidade.
	
	B
	O orgulho e a irracionalidade.
	
	C
	O desprezo e a racionalidade.
	
	D
	A rivalidade e o desprezo.
	
	E
	A racionalidade e a irracionalidade.
Segundo Lara (1989), no âmago do pensar platônico, uma contradição dialética se estabelece entre dois princípios antagônicos: por um lado, a racionalidade, o mundo ideal e o demiurgo; por outro, a irracionalidade, cuja representação é a matéria, a necessidade, a imagem e a corrupção, o ser humano concreto e real, como mero reflexo daquela imagem ideal e de perfeita harmonia que se apresentava no primeiro campo de entendimento platônico, o da idealidade.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto e responda à questão: 
Sobre as etapas do processo decisório, o problema envolvido na realização da melhor escolha tem sido pesquisado há várias décadas nas áreas de psicologia, inteligência artificial e comportamento organizacional. Em meados da década de 1940, o cientista social e matemático norte-americano Herbert Simon abriu caminhos para as pesquisas sobre o processo de decisão em sua obra intitulada Administrative Behavior: a Study of Decision-Making Processes in Administrative Organization (Simon, 1947), posteriormente editada em português com o título Comportamento administrativo: estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas (Simon, 1979). Nessa obra pioneira, Simon define o processo decisório como o “coração” da gestão e relaciona a tomada de decisões com as áreas de lógica, psicologia e ciências sociais. O modelo racional de decisão proposto por Simon pressupõe a utilização de informações objetivas e analíticas para proceder à escolha da melhor alternativa em uma tomada de decisão. 
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados no livro base, Simon (1979) decompõe o processo decisório em etapas, quais são elas? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Relevância, temporalidade e seleção.
	
	B
	Filtragem, críticas e inteligência.
	
	C
	Inteligência, concepção, seleção e revisão.
Etapa 1: inteligência
A etapa de inteligência é o momento em que o gestor e sua equipe caracterizam claramente o problema, analisando-o com profundidade, validando suas premissas e formulando os objetivos a serem atingidos. É também a oportunidade para avaliar a situação por meio de uma visão estratégica, com base em informações relacionadas à organização e ao seu ambiente externo. Como resultado, o gestor “decidirá sobre o que será decidido”, podendo até mesmo concluir que a situação não deve mudar e que, portanto, nenhuma decisão é necessária. 
Etapa 2: concepção
Na etapa de concepção, as possíveis alternativas de solução são levantadas, e seus prós e contras são avaliados. Os estudos de viabilidadetécnica, comportamental e financeira também fazem parte dessa análise. Neste momento, as informações coletadas na etapa de inteligência são analisadas por métodos quantitativos e estatísticos, para prever os resultados de cada alternativa. Para isso, normalmente são utilizadas ferramentas computacionais, como planilhas de cálculo e sistemas de apoio à decisão, como veremos a seguir. 
Etapa 3: seleção
Na etapa de seleção, é identificada a alternativa que contribuirá de maneira mais efetiva para os objetivos estabelecidos. Cada alternativa recebe um valor, que representa a sua “utilidade” para a solução. Assim, a alternativa com maior valor será selecionada. Em situações mais complexas, com múltiplos critérios de seleção, são utilizados métodos de ponderação que classificam os critérios de acordo com sua importância na decisão. O resultado da etapa de seleção é a alternativa a ser implementada. 
Etapa 4: revisão
Na etapa de revisão, a implementação da decisão é monitorada para que seja possível verificar se a alternativa escolhida foi mesmo a melhor decisão. 
	
	D
	Competitividade, salário e revisão.
	
	E
	Precisão, processamento e temporalidade.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto e responda à questão: 
Os softwares e os bancos de dados rapidamente se mostraram úteis para apoiar a atividade gerencial e, em particular, as tomadas de decisão. Davis (1974) definiu os sistemas de informação como sistemas integrados homem/máquina geradores de informações para apoiar as funções operacionais, gerenciais e as tomadas de decisão em uma organização. Foi essa característica de apoio à gestão que fez com que os sistemas de informação fossem conhecidos como sistemas de informações gerenciais (SIGs).A partir dos anos 1990, com o acirramento da competividade e a crescente importância das decisões estratégicas nas organizações, surgiu uma terceira categoria de ferramentas.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, o que significa a siglaSAEs? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Sistemas de apoio ao estado.
	
	B
	Sistemas de apoio aos militares.
	
	C
	Sistemas de apoio ao governo.
	
	D
	Sistemas de apoio aos executivos.
Esses sistemas, destinam-se a apresentar o desempenho geral da organização, de modo a permitir que os executivos identifiquem situações de decisão e oportunidades de negócio (Hemmatfar, 2010). Grandes volumes de dados, frequentemente multidimensionais, são processados por meio de técnicas computacionais avançadas, como o processamento analítico online – Olap (Baptista; Sampaio; Sousa, 2006), algoritmos inteligentes e a mineração de dados, ou data mining (Meira Junior; Zaki, 2014). Os sistemas de BI utilizam painéis gráficos, ou dashboards, para exibir, de maneira resumida e integrada, indicadores financeiros e informações críticas de mercado, o que facilita a compreensão do negócio e a tomada de decisões estratégicas.
	
	E
	Sistemas de apoio aos estudantes.
A todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT).
“Os dados registrados por meio dos SPTs abastecem as bases de dados que serão acessadas por outros sistemas, em particular pelos sistemas gerenciais, o que torna os SPTs verdadeiros “guardiões” dos dados corporativos. ” (O’Brien, 2004) ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba: Intersaberes, 2015.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, em razão de sua importância para os negócios das empresas, os SPTs devem cumprir requisitos mínimos de qualidade, quais são os atributos funcionais? Analise as sentenças abaixo indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso e na sequencia assinale a alternativa correta: 
( V ) Desempenho
( V ) Disponibilidade
( V ) Integridade de dados
( V ) Modularidade
( V ) Facilidade de uso
SISTEMA DE INF. PG 102 
Em nosso cotidiano, a todo o momento utilizamos sistemas de informação. Hoje mesmo, se você fez compras em uma padaria, abasteceu seu veículo em um posto de combustíveis ou retirou dinheiro em um caixa eletrônico, muito provavelmente os dados referentes às suas transações foram registrados em um sistema. A esse tipo de sistema damos o nome de sistema de processamento de transações (SPT). 
ELEUTERIO, M. A. M. Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba: Intersaberes, 2015. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é a função dos SPTs? Assinale a alternativa correta:
A Se atualizar em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
B Registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa.
C Planejar e prever as necessidades de produção.
D Identificar tendências e padrões que podem aprimorar o desempenho das empresas e auxiliar nas tomadas de decisão.
E É responsável pela parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos. SISTEMA DE INF. PG 100
Leia o texto abaixo e responda à questão: 
As questões éticas e de cidadania representam apenas algumas das inúmeras facetas que envolvem e permeiam os comportamentos dos sujeitos nas sociedades e/ou grupos sociais. Nesse sentido, podemos afirmar que, com relação à gestão pública no período contemporâneo, não se podem desconsiderar análises e reflexões acerca de tais comportamentos e ações. Por estarem sujeitas aos controles sociais e legais, as ações da gestão pública requerem a constituição de um sistema de acompanhamento de suas atividades pelos cidadãos que, de algum modo, são usuários dos serviços públicos.
De acordo com o livro base da disciplina, por que o Estado é um ser ético-político?
Assinale a alternativa correta: 
A Porque é uma federação.
B Porque é uma constituição. ÉTICA PG. 131
C Porque é uma empresa organizada.
D Porque é uma Instituição Pública.
E Porque é uma Instituição Privada.
1) Um sistema de informação organizacional é um sistema de informação que trata do fluxo e da manutenção das informações que fornecem suporte aos processos de negócios de uma organização. Como Chiavenato (2010, p. 69) define Sistema de Informação Organizacional? Assinale a alternativa correta:
A“É a parte lógica do sistema, representada pelos programas de computador e pelo banco de dados. ”
B “Um sistema organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações indispensável para a análise da situação e tomada de decisão”.PAG 91 SISTEMA DE INFORMAÇÃO
C “Uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. ”
D “É aquele que se baseia em múltiplos critérios de avaliação sobre deter minada variável de decisão. ”
E “ É toda a parte física do sistema, como os computadores, os discos e os dispositivos periféricos.” 
Etica surge como embasamento das ações humanas em suas dimensões individuais e também coletivas, dado que o exercício profissional no âmbito da administração pública não pode desviar-se da sua condição coletiva e vinculada ao exercício do bem comum, culminando em pressupostos de uma cidadania que se revela também no exercício da função pública, seja pelos governantes, seja pelos funcionários e servidores administrativos do Estado.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, como Rodrigues (2008) define cidadania ativa? Assinale a alternativa correta: 
A Como uma conquista insignificativa e constante de direitos e deveres sociais, qualidade de vida, equidade e participação.
B Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
C Como uma forma de sociabilidadeque penetra em todos os espaços sociais.
D Constituem e se imbricam, envolvendo os diferentes atores políticos e a presença do Estado e da sociedade civil em seus desdobramentos e consequências e apontando para a necessidade de uma gestão mais eficiente na realização e na oferta dos serviços públicos.
E A compreensão do cidadão não só de que é portador de direitos e deveres, mas também de que é criador/construtor corresponsável pelos novos direitos e deveres perante a sociedade, revelando-se como partícipe e avaliador da gestão pública. ÉTICA PG. 132
Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O conceito de sistema pode ser ampliado para analisarmos situações multidisciplinares, que envolvem diversas áreas do conhecimento. Por exemplo, ao estudarmos as tecnologias utilizadas nas empresas, lidamos com três diferentes tipos de sistemas: os sistemas sociais (pessoas e suas relações), os sistemas conceituais (dados, informações e conhecimento) e os sistemas tecnológicos. Cada um desses sistemas pode ser analisado separadamente, para, depois, estudarmos as relações entre eles, como se cada sistema fosse uma caixa-preta na qual as entradas e as saídas se conectam. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é o conceito de Sistemas de Informação? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	É um conjunto de elementos que interagem com a finalidade de produzir um resultado específico, no qual cada elemento afeta o funcionamento do todo e também é afetado por ele.
	
	B
	É aquele que se baseia em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão.
	
	C
	É um sistema não organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento e comunicação de dados e informações indispensável para a análise da situação e tomada de decisão.
	
	D
	É responsável por registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa, como as vendas da padaria, os serviços do posto de combustíveis e o autoatendimento do banco.
	
	E
	Uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Um sistema de informação (SI) tem como finalidade armazenar e processar informações. De acordo com Turban et al. (2010), esse tipo de sistema coleta, processa, analisa e dissemina informações para um propósito específico. Stair (2004, p. 32) define um sistema de informação como “uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback” 
Questão 2/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão:
De acordo com o livro base da disciplina, a teoria e os princípios da ética da justiça proposta por Rawls são considerados como alguns dos mais importantes estudos no campo filosófico e ético contemporâneo. Podemos perceber que o interesse de Rawls é analisar os princípios que propiciam as desvantagens e as diversidades sociais, bem como as atribuições de direitos e liberdade entre os indivíduos. Para isso, sua proposição de uma teoria da justiça visa reorientar os indivíduos que, com a nova ordem mundial – queda das ideologias reducionistas, do marxismo-leninismo e mediante a supremacia da ordem capitalista –, se encontram desorientados, tornando-os aptos a questionar quais princípios deveriam direcionar a ação política.
Quais são os princípios de justiça que caracterizam o pensamento de Rawls? 
Assinale a alternativa correta: 
	
	A
	Diferença e Igualdade.
Dois princípios de justiça caracterizam o pensamento de Rawls – o da diferença e o da igualdade –, os quais não seriam idealmente nem os princípios do liberalismo capitalista nem os do socialismo estatizante, mas os princípios de equidade, com base nos quais há uma conjunção de esforços dos iguais para respeitar os diferentes. Nas palavras de Rawls (1990, p. 91), nesses princípios “seriam colocados também os direitos dos menos favorecidos, corrigindo as distribuições e dissonâncias das sociedades utilitaristas contemporâneas”. Isso implicaria um estabelecimento de direitos e deveres vindos de bases sociais mais justas, exigindo-se que aqueles mais bem posicionados não oprimissem os demais, pois suas vantagens deveriam servir para amenizar e reduzir as desigualdades sociais. 
	
	B
	Celeridade e isonomia.
	
	C
	Indiferença e celeridade.
	
	D
	Respeito e igualdade.
 
	
	E
	Cidadania e respeito.
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Aprofundando a relação entrada-processamento – saída apresentada por Churchman (1972), podemos estabelecer um conjunto de regras que definem um sistema.
Analise a imagem a seguir, e de acordo com os temas abordados no livro base, assinale a alternativa correta que corresponde a definição de Processamento:
	
	A
	É apenas o monitoramento constante dos sistemas para evitar que sejam interrompidos ou sofram invasões.
	
	B
	São sinais ou comandos provenientes do ambiente externo.
	
	C
	São resultado do processamento que retornam para o ambiente.
	
	D
	São elementos externos ao sistema, como os usuários e outros sistemas.
	
	E
	É a conversão das entradas em saídas por meio dos elementos (E1, E2, … En).
Aprofundando a relação entrada-processamento – saída apresentada por Churchman (1972), podemos estabelecer um conjunto de regras que definem um sistema, como as listadas a seguir:
Um sistema recebe uma ou mais entradas, as quais são provenientes do ambiente e influenciam o sistema de alguma forma, como uma força externa, um sinal elétrico ou uma onda sonora.Um sistema tem elementos internos que processam as entradas e as convertem em saídas.Um sistema produz uma ou mais saídas, que retornam ao ambiente.
Portanto, em um sistema, temos os seguintes componentes: 
Entradas – São sinais ou comandos provenientes do ambiente externo.
Processamento – É a conversão das entradas em saídas por meio dos elementos (E1, E2, … En).
Saídas – São resultado do processamento das entradas, que retornam para o ambiente.
Ambiente – São elementos externos ao sistema, como os usuários e outros sistemas. 
Questão 4/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão:
O existencialismo é uma proposição filosófica centrada na existência e no indivíduo em sua concretude e estimula a oposição entre essência e existência dos seres, privilegiando esta última. Propõe que o indivíduo é aquilo que ele faz de si e de sua vida, nos limites das determinações físicas, políticas e histórico-sociais que pesam sobre ele. Essa corrente de pensamento considera que não existe uma natureza humana ideal e a existência real está sempre em desenvolvimento. O existencialismo se firma como uma forte tendência filosófica, na qual surgem postulados comuns e muitas divergências internas. De todo modo, o existencialismo tem se desenvolvido como reflexão sobre a condição humana, sendo, portanto, possível falarmos em uma ética existencialista. Apesar das diversas abordagens do real e da diversidade das posições que o existencialismo abriga, podemos chamá-lo mais amplamente de filosofia da existência. 
De acordo com os conceitos abordados no livro, grandes linhas são evidentes no existencialismo, quais são elas?Assinale a alternativa correta:  
	
	A
	O existencialismo ateu e o existencialismo cristão.
O ponto crucial do existencialismo é a percepção extraordinária do indivíduo contemporâneo perante as crises dramáticas da civilização e a ruptura de seus horizontes pela própria capacidade humana de prover criações e artefatos sociais e industriais destrutivos. Isso o faz relacionar-se com uma nova dimensão: a da liberdade-necessidade-responsabilidade participativa. É com Søren Kierkegaard (1813-1855) que, em uma reação à visão sistemática da realidade do tipo hegeliana (que dissolve a existência contingente e singular do indivíduo em um conjunto e em um processo lógico, reduzindo-o ao absoluto do sistema), o existencialismose firma como uma forte tendência filosófica, na qual surgem postulados comuns e muitas divergências internas. De todo modo, o existencialismo tem se desenvolvido como reflexão sobre a condição humana, sendo, portanto, possível falarmos em uma ética existencialista. Apesar das diversas abordagens do real e da diversidade das posições que o existencialismo abriga, podemos chamá-lo mais amplamente de filosofia da existência. Duas grandes linhas são evidentes no existencialismo:
o existencialismo ateu, com Jean-Paul Sartre (1905-1980) e Martin Heidegger (1889-1976); e 2. o existencialismo cristão, com Gabriel Marcel (1889-1973), Emmanul Mounier (1905-1950) e Martin Buber (1878-1965). .
	
	B
	Apenas o existencialismo judeu.
	
	C
	Apenas o existencialismo ateu.
	
	D
	Apenas o existencialismo cristão.
	
	E
	Apenas o existencialismo budista.
Questão 5/5 - Ética
Leia o texto abaixo e responda à questão: 
Desde os primórdios do pensamento ocidental, o embate filosófico sempre esteve voltado à questão do ser. Para alguns pensadores, o ser é uma essencialidade (essencialismo, racionalismo, idealismo), outros propõem que é apenas existência (existencialismo, materialismo, pragmatismo). Essa questão se desenrola ao longo da história do pensamento humano e, certamente, não é simples resolvê-la. É um problema filosófico de base e, portanto, condicionado às visões de mundo que o sustentam. Dessa forma, pensar o ser consiste em ter posição clara e consistente sobre a questão de o ser se constituir em essência ou em uma existência em concretude.). 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, sabemos que a renovação contemporânea dos princípios éticos clássicos pressupõe alguns questionamentos. Assinale a alternativa correta que corresponde a esses elementos.
I - princípios religiosos;
II - força afirmativa da vida humana;
III -  realidade;
IV -  responsabilidade, da liberdade, da igualdade e da diferença;
V -  autodeterminação e do respeito à vida;
	
	A
	Somente as asserções I e III estão corretas.
	
	B
	Somente as asserções III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as asserções I, II e III estão corretas.
	
	D
	Somente as asserções I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as asserções estão corretas.
Você acertou!
Neste início de milênio, em virtude das crises que se institucionalizam, dos perigos que rondam a civilização, dos problemas da ciência, da técnica e da tecnologia, em meio aos avanços ímpares que se apresentam com a globalização econômica e a tudo aquilo que isso acarreta para os povos, acentuam-se as seletividades e as separatividades, os excluídos do processo social, a fome, a miséria, a crise ecológica, a violência, as migrações constantes e desumanas, os riscos da não subsistência dos recursos naturais, comprometendo a sobrevivência das pessoas e colocando a racionalidade. 
Questão 1/5 – Ética - Leia o texto abaixo e responda à questão:
Com a concomitante elevação do nível de exigências e demandas, há a necessidade do aumento do nível de qualidade dos serviços e das ações dos gestores públicos, de modo a ampliar a satisfação com a eficiência e a eficácia na oferta desses serviços, que, por serem consciente e livremente executados, se relacionam sempre aos preceitos de eticidade que embasam a atuação gestora. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, assinale a alternativa correta referente ao conceito de eficiência (segundo Moreira, 1993, p.65).
	
	A
	A eficiência relaciona-se aos resultados que os processos empreendidos alcançam, sem maiores preocupações com os meios utilizados. Um produto e uma ação administrativa são qualificados como eficazes se atenderem, de alguma forma e com precisão, às demandas sociais e políticas da sociedade atingida pelas ações daquela administração.
	
	B
	A eficiência está ligada aos meios que são utilizados para executar os processos de oferta de serviços, na busca por errar o menos possível e aumentar a qualidade daquilo que se oferece às pessoas e às sociedades. 
	
	C
	A eficiência determina que: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
	
	D
	A eficiência se refere a aspectos relacionados à publicidade e à transparência, os quais são imprescindíveis ao exercício da função pública, uma vez que esta deve ter sempre caráter cidadão e capacidade de publicitação (de tornar público) de tudo aquilo que seja de interesse público, sem destaques pessoais a nomes, simbologias e/ou imagens que ressaltem a pessoalidade de qualquer dos agentes públicos.
	
	E
	Eficiência deve agir com caráter e honestidade pessoal em prol da qualidade nos serviços prestados pela administração pública, assegurando que a integridade dos prestadores de serviços públicos e dos seus usuários não seja preservada, sem preconceitos de qualquer natureza, mas não garantindo, assim, a imparcialidade no atendimento a todos os interessados.
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto e responda à questão: 
Há algum tempo as organizações se deparam com informações cada vez mais volumosas e complexas em suas tomadas de decisão. Tal volume e complexidade das informações impedem que elas sejam interpretadas pelos gestores em tempo hábil e com a profundidade necessária. A visualização e a interpretação em tempo real de grandes volumes de informações complexas e interdependentes tornaram-se, portanto,  elementos essenciais no cotidiano dos gestores estratégicos. Os modernos sistemas de informação, em particular os sistemas de BI, têm ferramentas analíticas específicas para essa finalidade. São as chamadas ferramentas Olap – online analytical processing, ou processamento analítico online –, que possibilitam a análise rápida de grandes volumes de dados sob múltiplos ângulos de observação – o que denominamos de análise multidimensional.De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, quais são as três maneiras de explorar as estruturas multidimensionais de um Olap? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Precisão, processamento e temporalidade.
	
	B
	Filtragem, críticas e apresentação.
	
	C
	Análise SWOT, processamento e temporalidade.
	
	D
	Detalhamento sucessivo, diferentes dimensões, diferentes visualizações.
	
	E
	Data warehouse (DW), Olap e data mining.
Questão 3/5 – Ética - Leia o texto abaixo e responda à questão: 
Com relação ao desenvolvimento e às novas formas de organização social e institucional, desdobram-se os conceitos éticos com base em algumas categorias que nos permitem estabelecer uma taxonomia das mais destacadas teorias que se definem nas relações com os princípios éticos das teorias organizacionais.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, quais são as teorias organizacionais segundo Moreira (1993)? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Teoria contratualista, teoria fundamentalista, teoria utilitarista, teoria kantiana e teoria relativista.
	
	B
	Teoria racional, teoria cognitiva, teoria utilitarista, teoria kantiana e teoria relativista.
	
	C
	Teoria contratualista, teoria fundamentalista, teoria utilitarista, teoria política e teoria humana.
	
	D
	Teoria empresarial, teoria fundamentalista, teoria utilitarista, teoria kantiana e teoria humana. 
	
	E
	Teoria humana, teoria fundamentalista, teoria utilitarista, teoria kantiana e teoria relativista.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto e responda à questão:
Os sistemas integrados de gestão, ou sistemas ERP – Enterprise Resource Planning, representam a evolução dos sistemas de informação nas empresas. Eles diferem dos demais sistemas – ditos departamentais – porque integram todas as atividades e todos os processos de negócio de uma organização em um único sistema, provendo informações de forma simplificada e em tempo real para todas as áreas funcionais da organização.
De acordo com os conceitos abordados nolivro base da disciplina, por que um sistema ERP (Entreprise Resource Planning) é considerado um sistema integrado? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O ERP é considerado um sistema integrado porque reúne, em um mesmo bloco de notas, os orçamentos de todos os setores da organização.
	
	B
	O ERP é considerado um sistema integrado porque reúne na nuvem, os dados que são coletados nas pesquisas.
	
	C
	O ERP é considerado um sistema integrado porque reúne, em um mesmo banco de dados, as informações de todos os setores da empresa.
	
	D
	O ERP é considerado um sistema integrado porque faz backup em todas as máquinas.
	
	E
	O ERP é considerado um sistema integrado porque planeja e prever as necessidades de produção. 
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Suponha que você é um consultor contratado para a analisar a viabilidade da migração dos sistemas para a nuvem de uma empresa de varejo.
A partir desse contexto, e de acordo com os estudos realizados durante a disciplina, analise as asserções e assinale a alternativa correta referente as vantagens da implantação do sistema de computação em nuvem: 
	I - Redução de custo: investimento reduzido em infraestrutura de redes e dados;
II - Flexibilidade: ajustar capacidades contratadas como adaptação a picos de demanda;
III - Segurança: monitoramento constante dos sistemas para evitar que sejam interrompidos ou sofram invasões;
IV - Recuperação de dados: Back-up constante e em locais diferentes dos dados trabalhados;
V - Equipe reduzida de manutenção: manutenção de responsabilidade do fornecedor de toda a estrutura;
VI - Acessibilidade e mobilidade: acesso remoto e autenticação de usuários são permitidos, agilizando processos e reduzindo custo operacional.
	
	A
		Somente as asserções I e II estão corretas.
	
	B
		Somente as asserções I e III estão corretas.
	
	C
		Somente as asserções II, III e IV estão corretas.
	
	D
		Somente as asserções III, IV e V estão corretas.
	
	E
		Todas as asserções estão corretas.
 
Questão 2/5 – Ética - Leia o texto abaixo e responda à questão:
Com a concomitante elevação do nível de exigências e demandas, há a necessidade do aumento do nível de qualidade dos serviços e das ações dos gestores públicos, de modo a ampliar a satisfação com a eficiência e a eficácia na oferta desses serviços, que, por serem consciente e livremente executados, se relacionam sempre aos preceitos de eticidade que embasam a atuação gestora. De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, assinale a alternativa correta referente ao conceito de eficácia (segundo Moreira, 1993, p.65).
	
	A
	Eficácia deve agir com caráter e honestidade pessoal em prol da qualidade nos serviços prestados pela administração pública, assegurando que a integridade dos prestadores de serviços públicos e dos seus usuários não seja preservada, sem preconceitos de qualquer natureza, mas não garantindo, assim, a imparcialidade no atendimento a todos os interessados.
	
	B
	A eficácia está ligada aos meios que são utilizados para executar os processos de oferta de serviços, na busca por errar o menos possível e aumentar a qualidade daquilo que se oferece às pessoas e às sociedades.
	
	C
	A eficácia determina que: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
	
	D
	A eficácia se refere a aspectos relacionados à publicidade e à transparência, os quais são imprescindíveis ao exercício da função pública, uma vez que esta deve ter sempre caráter cidadão e capacidade de publicitação (de tornar público) de tudo aquilo que seja de interesse público, sem destaques pessoais a nomes, simbologias e/ou imagens que ressaltem a pessoalidade de qualquer dos agentes públicos.
	
	E
	A eficácia relaciona-se aos resultados que os processos empreendidos alcançam, sem maiores preocupações com os meios utilizados. Um produto e uma ação administrativa são qualificados como eficazes se atenderem, de alguma forma e com precisão, às demandas sociais e políticas da sociedade atingida pelas ações daquela administração. 
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial - Leia o texto e responda à questão:
Assim como nas outras áreas funcionais, os sistemas de informação são ferramentas valiosas para os gestores de RH no apoio às atividades de planejamento, administração, controle e tomada de decisões. Entre as principais aplicações de um sistema de RH estão o recrutamento e a seleção de colaboradores, a administração da folha de pagamentos e benefícios, a gestão de convênios, o planejamento de capacitação e treinamento, o desenvolvimento de carreiras, o gerenciamento de planos de saúde e da segurança no trabalho e a avaliação de desempenho dos colaboradores.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, quais são os três principais módulos que são constituídos dos sistemas de RH? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Integração, sindicado / negociações coletivas e gestão salarial.
	
	B
	Gestao de cargos e salários, políticas de RH e competitividade.
	
	C
	Administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento e gestão salarial.
	
	D
	Legislação trabalhista, mercado de trabalho, e concorrência.
	
	E
	Tipologia dos cargos, remuneração e desempenho / capacidade financeira.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Suponha que você é um consultor contratado para a analisar a viabilidade da migração dos sistemas para a nuvem de uma empresa de varejo.A partir desse contexto, e de acordo com os estudos realizados durante a disciplina, analise as asserções e assinale a alternativa correta referente as vantagens da implantação do sistema de computação em nuvem: 
	I - Redução de custo: investimento reduzido em infraestrutura de redes e dados;
II - Flexibilidade: ajustar capacidades contratadas como adaptação a picos de demanda;
III - Segurança: monitoramento constante dos sistemas para evitar que sejam interrompidos ou sofram invasões;
IV - Recuperação de dados: Back-up constante e em locais diferentes dos dados trabalhados;
V - Equipe reduzida de manutenção: manutenção de responsabilidade do fornecedor de toda a estrutura;
VI - Acessibilidade e mobilidade: acesso remoto e autenticação de usuários são permitidos, agilizando processos e reduzindo custo operacional.

Continue navegando