Buscar

Resumo de Hipoglicimiantes, Ansiolíticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipoglicemiantes Orais
São farmacos que diminuem os niveis elevados de glicose no sangue, são utilizados principalmente por pessoas diabeticas, niveis elevados causam Glicotoxicidade nas celulas, causando neuropatia diabetica, retinopatia diabetica podendo evoluir para cegueira, nefropatia diabetica causando insuficiencia renal. 
mecanismos de ação:
alguns estimulam as celulas beta do pancreas a liberar a insulina, assim com resultado a liberacao da insulina na corrente sanguinea.
Outros reduzem a produção hepatica de glicose diminuindo a gliconeogenese, inibem a absorção de glicose no intestino, aumenta a captação de glicose nos musculos aumentando a glicose anaerobica que utiliza muito mais glicose para gerar energia.
Farmacos que estimulam a celula a aumentar a sensibilidade a insulina aumentando a captação de insulina pelos transportadores de glicose GLUT4 aumentando a captação de glicose, efeitos lentos. Efeitos; edema, ganho de peso , anemia leve,
Principal efeito colateral dos hipoglicemiantes é a hipoglicemia.
Ansiolíticos 
Ansiolíticos são fármacos utilizados no tratamento da ansiedade reduzindo os sintomas ou intensidades de crise. A ansiedade patológica é uma doença que causa um desagradavel estado de tensão, apreensão ou inquietude causando prejuizo na vida social e profissional gerando transtornos aos que estão em volta da pessoa afetada apresentando síntomas como; Não terminar o que começa, não realizar tarefas comuns, não cumprir atividades de obrigação, a pessoa geralmente tem insonia ficando acordada durante a noite aumentando a ingesta de alimentos fora do horario. 
Possiveis causas são hiperatividade adrenérgica no Locus Cerúleo na ponte que é responsavel pela resposta ao estresse e sono.
Possivel desregulação serotoninergica nos nucleos da rafe responsaveis pela liberação de hormonios, regulação do sono e apetite.
Falta ou inibição de GABA, neurotransmisor responsavel pela inibição de impulsos nervosos erelaxamento muscular e sua falta gera estimulação intensa e convulsoes .
Os principais fármacos utlizados são os benzodiazepínicos o mecanismo de ação deles consiste em se ligar em locais específicos do receptor GABAa no sistema nervoso central, abrindo os canais de cloro em uma frequecia maior potencializando, assim, a entrada de cloro dificultando a repolarização celular e como efeito o impulso nervoso não se propaga e por consequencia a ação da adrenalina e noradrenalina não acontece deixando a pessoa mais calma relaxada e sonolenta. EX; Lorazepan, Diazepan 
DEPRESSÃO
No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si .
São sintomas de depressão:
Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
Desinteresse, falta de motivação e apatia
Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
Falta de vontade e indecisão
Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina -Alegria, noradrenalina – Emoções fortes e em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos 
Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Existem diversas “ ferramentas “ terapêuticas, e a medicamentosa é uma das mais importantes.
A depressão pode ser unipolar ou bi-polar
Antidepressivos TRICÍCLICOS agem impedindo a recaptação de noradrenalina e serotonina aumentando sua concentração na fenda sináptica.
EX; CLOMIPRAMINA.
Mono Amino Oxidase(MAO) agem inibindo uma enzima presente nas mitocondrias responsavel por degradar a noradrenalina, serotonina, dopamina entre outras monominas aumentando a concentração das mesmas. EX; Iproniazida
Não há diagnostico laboratorial e A prevenção da depressão pode ser feita com algumas medidas:
Exercícios físicos diários se possível
Técnicas de relaxamento
Rituais religiosos e religiosidade
Arte-terapia
Lazer
Qualidade de sono

Outros materiais