Buscar

Apol 4 Relações Trabalhistas e Cargos e Salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 4 Relações Trabalhistas e Gestão de Cargos e Salários
Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
O trabalhador, dependendo da situação, às vezes tem que trabalhar em atividades ou operações mais nocivas à sua saúde física e ou mental. Caso o empregado trabalhe em condições insalubres, tem ele direito à percepção de um adicional. Esse acréscimo está previsto no art. 192 da CLT.
No que se refere o art. 192 da CLT, é correto afirmar que:
	
	A
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 100%, 40% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	B
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 60%, 40% e 30% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	C
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 80%, 60% e 40% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	D
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 40%, 20% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
	
	E
	O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de 30%, 20% e 10% do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
Gestão de carreira se refere as estratégias que tanto as organizações como os indivíduos adotam para o gerenciamento da carreira profissional.
Analise os itens abaixo e identifique aqueles que se referem a gestão de carreira por parte das organizações.
I - As organizações precisam proporcionar ferramentas e os meios para o desenvolvimento da carreira.
II - A partir do momento em as organizações passam a requerer profissionais com posturas inovadoras e empreendedoras, a gestão da carreira se torna necessária.
III – O autodesenvolvimento está atrelado à pessoa preparar o futuro profissional. É sábio tomar decisões para se preparar melhor para as oportunidades.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Questão 3/5 - Relações Trabalhistas
É sabido que o salário do empregado tem prazo máximo para ser pago, mas é bem verdade que de várias formas o trabalho poder ser prestado.
Em relação ao período no qual o salário deve ser pago, a CLT dispõe em seu artigo 459 que:
	
	A
	O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período inferior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
	
	B
	O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 15 dias, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
	
	C
	O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
	
	D
	O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 2 mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
	
	E
	O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período inferior a 15 dias, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
Questão 4/5 - Relações Trabalhistas
A jornada de trabalho é o espaço de tempo durante o qual o empregado presta serviços ou permanece à disposição do empregador, com habitualidade, excetuadas as horas extras. 
Sobre a jornada de trabalho, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Pode ser reduzida, conforme previsão constitucional.       
II - Deve ter no máximo duração diária de 6 horas e semanal de 30 horas.           
III - Pode ter duração diária de 8 horas e semanal de 44 horas.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a alternativa II é correta.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
	
	E
	Apenas a alternativa III é correta.
Questão 5/5 - Gestão de Cargos e Salários
Leia o caso:
Você foi selecionado para trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos de uma indústria que fabrica peças para motores de carros e caminhões. Você está trabalhando no Setor de Remuneração, seu cargo é analista de RH. A primeira atividade que lhe é atribuída pelo gerente de RH é avaliar a forma como a empresa vem conduzindo as promoções, pois precisam estruturar uma política de gestão das carreiras.
A empresa tem com 847 colaboradores, por ser uma indústria, possui cerca 68% do quadro de pessoal atuando na área de produção. Nesta área, existem cargos que são da careira operacional, como: operador de produção, auxiliar de logística, controlador de produção, embalador, entre outros. Existem cargos da carreira profissional, como: engenheiro mecânico, mecatrônico, analista de logística, analista de qualidade, entre outros. Há também cargos da carreira gerencial, como: encarregado de turno, supervisor de produção, coordenador e gerente. Na área administrativa, existe a carreira operacional, com cargos de: limpeza e vigilância. A carreira profissional conta com cargos como: analista financeiro,  de RH, de marketing, comprador, auditor, entre outros. A carreira gerencial está composta por: coordenador, gerente e diretor.
Você observa  no histórico das alterações de cargos que os colaboradores entram em um cargo, são promovidos por desempenho e por resultados. As promoções ocorrem entre as carreiras operacional e profissional. Você observa pouca promoção para a carreira gerencial e pouca mudança entre as áreas operacionais e administrativas. Percebe, no histórico de demissões, que aqueles que foram promovidos para a carreira gerencial e não se adaptaram foram demitidos.
Considerando perfil das alterações de carreiras, você pode identificar o tipo adotada por esta indústria.
Analise o quadro abaixo, o qual apresenta duas colunas, a primeira indica os tipos de carreiras e a segunda coluna identifica as características de cada um dos tipos.
Para solucionar esta questão, você deve fazer dois raciocínios:
1) relacionar os tipos de carreiras às suas adequadas características e
2)  com base em sua análise feita sobre o histórico das promoções da empresa,  você deve identificar qual o tipo de carreira que a indústria utiliza.
 
	Tipos de carreiras
	Características
	 
I – Carreira Linear
	 
A – Proporcionar crescimento para os profissionais tanto em carreira técnica como em carreira de gestão. 
	 
II – Carreira em Y
	B - Possibilita três caminhos de crescimento profissional: o administrativo, o técnico e o gerencial. Valoriza o movimento horizontal e define o movimento vertical.
	 
III – Carreira em X
	 
C - Possibilita o crescimento vertical dos colaboradores dentro da organização.
	 
IV – Carreira em W
	 
D- Possibilita que o colaborado cresça em carreiras técnicas e ao migrar para a gerencial não poderá retornar para a carreira anterior.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I - B; II – C; III – D; IV – A. A indústria utiliza a carreira X.
	
	B
	I – C; II – D; III – A; IV – B. A indústria utiliza a carreira Y.
	
	C
	I – D; II – A; III – B; IV – C. A indústria utiliza a carreira Linha.
	
	D
	I – A; II – B; III – C; IV – D. A indústria utiliza a carreira X.
	
	E
	I – D; II – C;III – B; IV – A. A indústria utiliza a carreira Y.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes